Agenda GC – o que há de melhor

Missão exclusiva de mulheres em Israel, Museu do Holocausto de Curitiba lança exposição virtual sobre os 90 anos da ascensão do nazismo, Ato Solene em comemoração aos 90 anos da B’nai B’rith do Brasil, Câmara Brasil-Israel e FBN Brasil realizam a Missão Agro de imersão no inovador modelo agrícola de Israel, Curso Artes Judaicas na Sinagoga Israelita do Brás e a homenagem na Câmara Municipal de São Paulo para os sobreviventes do Holocausto.


Missão de mulheres em Israel conectadas com inovação e empreendorismo

Assista o vídeo         

 


Museu do Holocausto de Curitiba lança exposição virtual sobre os 90 anos

da ascensão do nazismo

Museu do Holocausto de Curitiba lança exposição virtual sobre os 90 anos da ascensão do nazismo – Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

O Museu do Holocausto de Curitiba está lançando a exposição virtual “O caminho para o Holocausto: 90 anos da ascensão do nazismo”, em que apresenta peças de seu acervo para explicar o processo que possibilitou a chegada do nazismo ao poder e que resultou no Holocausto.

A iniciativa explica que, para compreender como a perseguição sistemática aos judeus foi possível, não basta olhar somente para locais e personagens específicos, como Auschwitz e Adolf Hitler. O nazismo se ancora em ideias e práticas que já circulavam muito antes.

O coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, explica que além de explorar o potencial do acervo, essa exposição consolida a visão de que o Holocausto faz parte de um processo histórico gradual que não se iniciou com os campos de concentração e extermínio. Ao relacionar a ascensão do nazismo ao Holocausto, diz ele, percebemos como só foi possível haver Auschwitz em 1943 porque antes houve Berlim 1933.

Para ver a exposição, acesse o link: https://www.museudoholocausto.org.br/memoria/exposicoes/o-caminho-para-o-holocausto/


Ato Solene, 13 de fevereiro – 90 anos da B’nai B’rith do Brasil e o Diálogo Inter-religioso


Câmara Brasil-Israel e FBN Brasil realizam dois dias de imersão no inovador

modelo agrícola de Israel

Apesar de sua geografia hostil, Israel transformou seu terreno árido em referência mundial pela sua produção de alto nível e por ter driblado a escassez de água, tornando-se referência na tecnologia agrícola.

A Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber) e a FBN Brasil, associação que reúne famílias empresárias de mais de 65 países, realizam nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 9 às 12h o evento online “Missão Agro – uma imersão no inovador modelo agrícola de Israel”.

Durante dois dias, representantes do Ministério da Agricultura de Israel e das principais empresas do setor agrícola deste país, vão apresentar os mais inovadores modelos de empreendedorismo e cases de sucesso em áreas como: inovação para a sustentabilidade no agronegócio, irrigação inteligente, mecanismos de controle da planta, nutrição e adubos, tecnologia e inovação em embalagens, desperdício de alimentos e desafios da agricultura no deserto.

“Devido ao grade sucesso da edição realizada em 2022, a BRIL Chamber renovou a parceria com a FBN para mais uma edição deste evento no qual vamos discutir sobre importantes assuntos relacionados ao agronegócio, e compartilhar da experiência de importantes players do setor Agro de Israel”, destaca o presidente da Câmara Brasil – Israel, Renato Ochman.

Investimento: R$ 1.250,00 por pessoa

Inscrições pelo link: Inscrições: https://lets.events/e/missao-agro-3/


Curso Artes Judaicas na Sinagoga Israelita do Brás


Sobreviventes do Holocausto serão homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Daniel Annenberg (PSB), realizará uma Sessão Solene para homenagear sobreviventes do Holocausto. O evento para entrega do certificado acontecerá no dia 27 de fevereiro de 2023, às 14h, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. O evento acontece em parceria com o Memorial do Holocausto, Federação Israelita do Estado de SP, UNIBES e StandWithUs Brasil.

Após a II Guerra Mundial, cerca de 300 a 500 sobreviventes do Holocausto encontraram refúgio na cidade de São Paulo. Eram judeus alemães, húngaros, poloneses, romenos, holandeses e tantas outras nacionalidades que escaparam do massacre nazista.

Chegaram em São Paulo nas décadas de 1940/1950, sem dinheiro e sozinhos, muitos perderam toda a família na tragédia que aconteceu na Europa. Foram recebidos de braços abertos com carinho e respeito pelos paulistanos.

Na cidade de São Paulo puderam trabalhar, reconstruir suas vidas destruídas, casaram-se, tiveram filhos e netos, todos paulistanos. Os sobreviventes do Holocausto nunca sofreram aqui as ameaças e as restrições que sofreram na Europa apenas por serem judeus.

Tornaram-se empresários, professores, escritores, geraram empregos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade que escolheram para viver.

Esses heróis e mártires se consideram brasileiros e paulistanos, acima de tudo. Não são nascidos em São Paulo, mas são paulistanos de coração. Não são paulistanos de direito, mas são de fato.

Por todos esses motivos, o vereador Daniel Annenberg faz questão de prestar essa simbólica homenagem.

Serviço:

Sessão Solene em Homenagem aos Sobreviventes do Holocausto

Data: 27/02

Horário: 14h

Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo