Temporada de Concertos Hebraica 2023 é aberta com Ravel – Por Glorinha Cohen
Com o Teatro Rubinstein lotado, a temporada de Concertos Hebraica 2023 foi aberta em São Paulo com músicas do compositor e pianista francês Maurice Ravel através da excelente Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Regida habitualmente por Isaac Karabtchevsky, um dos mais importantes maestros da atualidade, é a primeira orquestra sinfônica do mundo formada em uma favela pelo Instituto Baccarelli, instituição que há mais de 26 anos utiliza a educação musical de excelência como ferramenta de transformação social.
Naquela noite, o comando da Heliópolis esteve a cargo do maestro convidado Ira Levin, conhecido internacionalmente pela sua versatilidade musical. Sob sua batuta estiveram as Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf, do Teatro de Ópera de Kassel, tendo sido ele também diretor artístico e musical do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo e do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasilia.
Vale também destacar as explicações sobre Ravel dadas, entre uma apresentação e outra, por Peter Kaufmann, expert em música clássica e diretor cultural do clube, que enriqueceram ainda mais o espetáculo.
Enfim, uma noite inesquecível que será repetida dia 22 de abril com composições alegres e temática judaica fazendo parte das comemorações dos 70 anos da Hebraica e dos 75 anos da Independência do Estado de Israel.
Fotos: Glorinha Cohen