Grupo Ledaber: promovendo boas conversas e novas amizades – Por Glorinha Cohen
Em São Paulo, Liana Gottlieb recebeu em seu apartamento integrantes do Grupo Ledaber para uma rodada de boa conversa e momentos de descontração.
A criação do Ledaber – em hebraico quer dizer conversa – foi de Sérgio Grinberg que há muito cogitava reunir pessoas da faixa etária acima de 60 anos para troca de ideias, convivência, protagonismo e outros assuntos relevantes da atualidade. E isto foi concretizado em agosto de 2021, a partir de conversas no Projeto Ateos120 do Grupo de Envelhecimento da Fisesp.
E quem é que não gosta de uma boa conversa?
Com reuniões quinzenais via Zoom, o que possibilita a presença independentemente do local, nesses encontros o foco é para se expressar, dar voz a todos que quiserem, ou só ouvir. Os temas aparecem normalmente no decorrer do encontro, são muito interessantes e sempre têm a ver com o momento atual.
“A proposta é não termos convidados especiais, como numa palestra. É um momento diferente em que cada um pode se expressar livremente e não precisa fazer perguntas. Neste formato de palestra, de “live”, temos muitas excelentes oportunidades por aí. As reuniões não são gravadas, de modo a deixar cada um mais relaxado quanto a expressar suas opiniões”, explica Sérgio Grinberg.
Desde sua criação o Grupo se reúne quinzenalmente com participação de 28 a 40 pessoas e, além dos
Zooms, tem o Grupo WhatsApp, que está extremamente ativo com muita mensagem interessante, deixando todos up to date.
“Quando temos um assunto muito específico, são promovidos Zooms tipo palestra, fora do horário do Zoom quinzenal. Tivemos alguns sobre as eleições de 2022 e sobre antissemitismo. O incentivo é que o palestrante seja alguém do Grupo ou da Fisesp, apoiadora dos encontros presenciais que fazemos de vez em quando. Também são estimulados encontros como aquele promovido recentemente pela Liana Gottlieb em seu apartamento”, explica Sérgio.
“É uma grande emoção para mim ver toda esta trajetória com a participação de tantas pessoas interessantes, gente mais ou menos da mesma faixa etária e, superimportante, aprender e conviver com a diversidade de formação, de experiência, dentro da Comunidade”, finaliza ele.
Para participar é só entrar em contato com Sérgio Grinberg: (11) 94107-0960.