Exaustão mental: quando começar a se preocupar?
Especialista em saúde mental, Alexander Bez fala sobre como ela pode surgir e dá dicas de como lidar
Sentir-se esgotado, após uma rotina intensa e desgastante é comum. São diversos compromissos e nos sentimos como se não houvesse tempo nem para respirar. Além disso, não nos desconectamos do celular quase nunca, enviando constantemente milhões de informações para o nosso cérebro, o que aumenta a sensação de sobrecarga. O problema começa quando a fadiga afeta a saúde mental e física.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, a exaustão mental diz respeito a um cansaço mental, onde a principal sensação é a de drenagem de energia e as causas são psicológicas e emocionais.
“A exaustão mental é um marcador de que a pessoa possa estar em seu limite psicológico, é uma sintomatologia exclusivamente psicológica e se diferencia do stress por ser um sintoma interno-mental, não externo”, declara o especialista em ansiedade e saúde mental.
Ele afirma que alguns sintomas frequentes são irritação constante, raiva desproporcional, temperamento alterado, falta de paciência, assim alterando o humor. “Não é preciso um fator externo como o stress para desenvolver a exaustão mental, ela vem de conflitos, dúvidas, cobranças pessoais, culpa por não ter feito algo que queria ou como devia, cobranças profissionais e também pessoais, Ansiedade e Depressão.”
Como consequência, segundo Bez, a pessoa terá falta de controle, falta de produtividade profissional e falta de criatividade. “A exaustão mental também conduz a pessoa a uma inoportuna insônia, pode levar ao álcool e/ou drogas, como um mecanismo de compensação, além de dificuldades com as finanças e relacionamentos. É tão sério que pode ocasionar acidentes automobilísticos pela falta de atenção que leva a pessoa a ter.”, adiciona ele.
Para lidar com o cansaço mental, o psicólogo dá 7 dicas valiosas:
1. Faça psicoterapia psicanalítica – Já que muitas das causas da exaustão são inconscientes, esse tipo de terapia é bastante eficaz.
2. Tire pequenas pausas – É importante fazer algumas pausas entre uma tarefa e outra para aliviar o cansaço da mente.
3. Esteja engajado socialmente
4. Mantenha-se bem hidratado e alimentado
5. Procure fazer a higiene do sono – Assim, ajudando a melhorar a capacidade de adormecer e permanecer dormindo durante a noite.
6. Faça exercícios físicos
7. Uso de medicamentos – Aos que desenvolveram Ansiedade e Depressão, causados pelo quadro de esgotamento, é necessário o uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.