O Que é o Amor? – Por Shais Taub
O Que é o Amor?
Por Que Perguntamos: “O Que é Amor?”
Sempre que perguntamos: “O que é amor?”, geralmente é porque: a) não temos certeza se um certo alguém especial realmente nos ama, ou b) porque um certo alguém especial nos acusou de não amá-los realmente.
Quando estamos sinceramente empenhados em dar e receber amor, não meditamos sobre tais questões filosóficas. É somente quando falta algo que começamos a analisar e contemplar o que realmente é o amor. É só quando falta algo que começamos a analisar e contemplar o que realmente é.
Então, se estamos fazendo a pergunta: “O que é amor?”, provavelmente significa que não nos sentimos completamente amados, ou que alguém não se sente completamente amados por nós.
Mas já que estamos perguntando, vamos tentar responder a pergunta.
“Eu sou amado?” Vs. “Eu amo?”
Os dois cenários que geralmente nos levam a contemplar “O que é amor?” Dão sentido à questão. Ou nos perguntamos: “Eu sou amado?” Ou perguntamos: “Eu amo?”
É mais fácil abordar primeiro a pergunta “O que é amor?” Em termos do amor que sentimos vindo em nossa direção. Se entendemos como reconhecer quando somos amados, também podemos aprender a reconhecer nosso amor por outra pessoa.
Quando somos amados, tendemos a senti-lo intuitivamente em nosso íntimo. Mas como isso funciona? Existe uma percepção extra sensorial no coração que é capaz de ler os sentimentos no coração de outra pessoa?
Na verdade, não é tão etéreo ou sobrenatural. Pelo contrário, é bastante prático e pé no chão. Nossos corações captam pistas em nossos sentidos. Tudo o que vemos, ouvimos, provamos, tocamos ou cheiramos, nos ensina sobre o nosso universo. Não precisamos contemplar ou fazer perguntas. Nossos órgãos sensoriais mandam mensagens ao nosso cérebro, e nosso cérebro interpreta os dados e envia o relatório ao nosso coração. Então, se vemos um sorriso amoroso, ouvimos palavras carinhosas, cérebro processa essa informação e conclui: “Ei, estamos sendo amados agora mesmo!”
Em suma, quando somos amados, há provas tangíveis. Não é um pensamento ou sentimento abstrato, é concreto e evidenciado. Como o Rei Salomão escreveu em seu livro Provérbios (27:19): “Como a água reflete o rosto de um homem de volta para ele, assim é o coração de um homem para outro”. Isso significa que, quando você é tratado com amor, seu coração sente aquele amor.
Amar é Uma Ação
Agora podemos abordar a segunda parte do dilema “O que é amor” – como saber se amamos alguém?
A resposta é direta. Quando nos comportamos amorosamente com alguém, significa que amamos essa pessoa.
Quando fazemos uma pergunta como “O que é o amor?”, assumimos que estamos tentando definir um conceito abstrato semelhante a “o que é a liberdade?” ou “O que é a boa sorte?” Mas com sinceridade, o amor não é um conceito. É uma ação.
A palavra hebraica para o amor, ahavá, revela essa verdadeira definição de amor, pois a palavra ahavá é construída sobre as consoantes da raiz h-v, que significa “dar”. Para que o amor seja um amor verdadeiro, ele deve ser expresso como uma ação. Se você ama seu amado, então você deve demonstrar isso. Do mesmo modo, se você é amado, isso será claramente evidenciado,reconhecido pela maneira como você é tratado.
D’us Nos Ensina Como Amar
D’us nos ordena (Deuteronômios 6: 5), “E você amará o Senhor teu D’us”. Este preceito nos leva a fazer a velha pergunta: “Como podemos ser comandados a sentir um sentimento?” Ou você sente ou não, certo?
Uma resposta oferecida pela nossa tradição explica que não estamos sendo ordenados a interiorizar um sentimento no sentido abstrato. Ao contrário, o comando é para nós interagirmos com amor. Então, “E você deve amar”, na verdade significa: “Vocês devem realizar atos de amor”.
Este é o verdadeiro teste: ação, feitos, desempenho.
Os sentimentos podem ser ilusórios. Às vezes, o que percebemos como amor pode de fato ser outra emoção. Mas as ações não podem ser confundidas. Então, ao invés de perguntar, “O que é o amor?”, Devemos perguntar: “Faço atos de amor pelo meu amado?” E “O meu amado realiza atos de amor por mim?”
Rabino Shais Taub
Rabino Shais Taub é um renomado orador e notável estudioso da filosofia chassídica. Diretor de Criação na Jewish TV, é autor de D’us do Nosso Entendimento, Espiritualidade Judaica e Recuperação de Vícios. Ele e sua família moram em Pittsburgh, PA.
Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3702773/jewish/O-Que-o-Amor.htm