Novembro Azul, a campanha criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida

O Doutor Eric Roger Wroclawski z’l, de saudosa memória, foi a inspiração para se criar um instituto dedicado a levar informação para os homens sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Sobre a campanha

Para levar informação à população, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza desde sua fundação, em 2008, iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, incentivando o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. Em 2011, o Instituto lançou o Novembro Azul no país, mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade avançada ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A Campanha Novembro Azul tem a intenção de conscientizar os homens brasileiros a terem atitude e serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

Juntos e lado a lado podemos mudar a saúde dos homens brasileiros.

Importância da campanha

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011, é um marco no País, pois é o único movimento que se dedica a divulgar informações sobre a saúde integral dos homens, com maior ênfase à conscientização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que anualmente leva mais de 15 mil brasileiros à morte e nos próximos anos deverá atingir um em cada seis brasileiros acima de 60 anos. Sua importância é tamanha que faz parte do calendário nacional, com a adesão do Ministério da Saúde, de hospitais, de empresas de diversos segmentos, artistas, influenciadores, atletas, a imprensa, organizações da sociedade civil e a população em geral.

Foi a partir dessa campanha vitoriosa que os homens brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, tomaram consciência de que precisam assumir a responsabilidade e o protagonismo de cuidar da própria saúde.

A Campanha já impactou mais de 100 milhões de cidadãos e é o resultado de um enorme trabalho que reúne não só o Instituto Lado a Lado pela Vida, mas nosso Comitê Científico, outros profissionais da saúde, parceiros de vários segmentos, voluntários, pacientes, cuidadores e familiares para compartilhar informações valiosas para a saúde dos homens.

Inspiração

É impossível falar da criação do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Campanha Novembro Azul, sem falar do Doutor Eric Roger Wroclawski z’l. Ele foi a nossa inspiração para criarmos um instituto dedicado a levar informação para os homens sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, fundamental para o início do tratamento adequado e aumentar a possibilidade de cura do paciente.
Vítima desse tumor, incentivou a amiga Marlene Oliveira a fundar, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida, para além de oferecer informação qualificada sobre saúde aos brasileiros, dedicar esforços para que a medicina humanizada fosse uma realidade e, também, atuar como um agente de influência para melhorar as políticas públicas em saúde. Acolher e empoderar o paciente era o maior desejo desse dedicado médico.

A Campanha Novembro Azul, logo nos primeiros anos expandiu a sua atuação, passando a abordar a saúde Integral do Homem e o que mais o impacta, como alguns tipos de cânceres, além do de próstata, a saúde mental, entre outros.

Doutor Eric foi um urologista renomado que nos deixou muito cedo, mas sua visão, força e espírito agregador são parte de nosso DNA.

Foi professor adjunto e regente da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, sendo também o Urologista responsável pelo Setor Cirúrgico de Transplante Renal do Hospital Israelita Albert Einstein e Coordenador de Uro-oncologia do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Educador por excelência, escreveu e editou 13 livros, teve participação em 242 publicações e escreveu e/ou editou cerca de 30 fascículos para educação continuada dos urologistas.

Em 2009, esse grande homem nos deixou, mas da semente de sua incessante luta pela vida nasceu um fruto. Entender o que o ser humano precisa, da prevenção à doença, tem como sentido informar, amparar e apoiar o cidadão. Isso promove autoconhecimento e sensação de acolhimento e autonomia sobre o próprio corpo. Essa é a missão do nosso Instituto.

Fonte:

https://ladoaladopelavida.org.br/sobre-campanha/1685458317851×913373486338539500?menu=sobre

20
20