Atos com Israel e contra o terrorismo são realizados em SP e no RJ

Ato “Com Israel contra o Terrorismo” realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo na Praça Centenário de Israel

Mais de três mil pessoas participaram nesta terça-feira, 10 de outubro do ato “Com Israel contra o Terrorismo” realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, que lotou a Praça Centenário de Israel de pessoas vestidas de azul e branco e portando bandeiras de Israel.

O evento teve como objetivo expressar solidariedade a Israel e condenar veementemente o terrorismo, além de promover a paz e a unidade entre as comunidades judaicas e a sociedade em geral.

Foram ouvidas falas do presidente da Federação Israelita de São Paulo, Marcos Knobel, do presidente do Fundo Comunitário, Rafi Nasser e dos jovens Nicolas Levy e Ariel Fogelman, soldados das forças de segurança israelense e de Tiago Bisker representando a juventude paulista. As israelenses Ayelet Vardi e Esthela Schor também deram depoimentos emocionados relatando o sentimento de tristeza, desolação e sofrimento que estão sendo vivenciados pela população israelense por conta desse ato terrorista de proporções inimagináveis perpetrado pelo grupo terrorista Hamas. .

“Queremos prestar apoio ao Estado de Israel. Um Estado que teve sua soberania invadida por terroristas do grupo Hamas. Um ato para mostrar a união da comunidade judaica, não somente da comunidade judaica, mas a união de todos que prezam por Israel e que prezam também pela paz.”, enfatizou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel.

“A principal mensagem da nossa manifestação é a solidariedade a Israel. É um ato de basta ao terrorismo e de solidariedade aos irmãos que estão em Israel, bem como o direito do país se defender. Queremos que Israel viva em paz. Agora, com o Hamas do outro lado é impossível isso acontecer, isso já está demonstrado há muito tempo. O que o Hamas fez agora mostra que ele não tem interesse em dois Estados, não tem interesse em diálogo”, destacou o presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat.

Os brasileiros Ranani Glezer e Bruna Raleanu, que foram mortos pelo Hamas , foram homenageados com um minuto de silencio.

O ato foi finalizado com a comunidade judaica unida e cantando em coro com a cantora Fortuna o Hatikvá, o Hino de Israel.

Crédito fotográfico: Flavio Mello e Glorinha Cohen


Copacabana marcha contra o terrorismo

No domingo (15) a comunidade judaica carioca lotou a orla de Copacabana na caminhada pela paz, organizada pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ).

Entre os postos 4 e 5 na orla, famílias inteiras marcharam em favor da paz e contra o terrorismo, carregando bandeiras e cartazes com mensagens de paz e homenagens às pessoas que ainda se encontram sequestradas pelo Hamas.

O Rabino Sérgio Margulhes recitou o Kadish em memória aos mortos.

Caminhada contra o terrorismo, em apoio a Israel.