“Mulheres de Ação 2023: Empoderando Liderança, Saúde e Tecnologia para um Mundo Equilibrado”
O Grupo ELF – Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo, realizou na segunda-feira, 30 de outubro, o aguardado evento “Mulheres de Ação 2023: Liderança, Saúde e Tecnologia – Caminhos para uma Sociedade Equilibrada” que lotou o Teatro Arthur Rubinstein da A Hebraica de São Paulo e promoveu uma jornada de aprendizado trazendo discussões transformadoras, conexões significativas e muitos momentos de inspiração.
Um Ato em memória às vítimas do terrorismo abriu o evento, com uma linda apresentação da cantora Lia Levin e a comovente leitura pelo presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, de uma carta da jornalista brasileira Miriam Sanger que mora em Israel, para sua filha que está no exército, na qual ela fala de como tenta organizar seus pensamentos e se ocupar de tarefas corriqueiras para não se entregar aos maus pensamentos que assolam sua mente durante a guerra que está em curso.
O cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, o presidente da Fisesp, Marcos Knobel, e a vice-presidente, diretora do Grupo ELF e idealizadora dessa grande iniciativa, Miriam Vasserman, discursaram. Emocionados, reforçaram a importância da união da comunidade judaica e de todos os judeus de Israel e da diáspora nessa luta contra o mal e contra o terror para garantir a segurança do nosso povo.
Miriam também reforçou a proposta de realizar o evento, mesmo nos dias difíceis pelos quais estamos passando. “ Começamos a organizar este evento há cerca de cinco meses. Depois do dia 7 de outubro, nos questionamos e fomos questionados se deveríamos manter, ou não, tudo que planejamos. E aqui estamos. Um dos motivos que nos influenciou nessa escolha foi a certeza de que nosso povo é resiliente e não vamos nos render ao terror. Não vamos nos amedrontar, nos apequenar, nos esconder. Encaramos a situação de frente. Estarmos aqui é a melhor resposta”.
A jornada de aprendizado e empoderamento teve como mestre de cerimônias a diretora da Fisesp Elisa Nigri Griner que conduziu brilhantemente o evento. “Foi uma honra conduzir a terceira edição desse evento que busca empoderar mulheres e trazer a consciência de termos as mulheres como protagonistas de ações, nos espaços e promover esse debate tão rico e que nos trouxe tantos ensinamentos.
A jornalista da Rádio CBN, Petria Chaves, moderou com maestria os dois primeiros painéis. “LIDERANÇA – CORPO E MENTE SAUDÁVEIS”, reuniu Cau Saad – Especialista do Movimento Educação Física e Nutrição; Dra. Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro – Profissional de Educação Física do Centro de Reabilitação e Doutora em Ciências da Saúde – HIAE e Sandra Chayo – Sócia e diretora Grupo Hope, que relataram experiências pessoais e a importância do equilíbrio, da saúde, e da construção da liderança de dentro para fora.
Saúde mental e emocional, relacionamentos saudáveis e relações abusivas, bem como a importância do pertencimento e do senso de comunidade foram abordados no segundo painel, “TECNOLOGIA E SAÚDE MENTAL”, que contou com a participação da Dra. Dulce Brito – Gerente Médica Bem-Estar – HIAE; Dra. Ilana Holender – Médica pediatra e psiquiatra da infância e adolescência; da Dra. Valéria Scarance – Promotora de Justiça e Rossandro Klinjey – Psicólogo e Escritor, que participou virtualmente.
Já o terceiro painel, “TECNOLOGIA TRANSFORMANDO A SAÚDE E AS RELAÇÕES SOCIAIS”, foi mediado pelo Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e trouxe insights valiosos da Dra. Flavia Nascimento – Diretora Experiência em Saúde – HIAE e de Celia Leão – Presidente do Cômite Lide Inclusão e Ex- Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência , que enfatizaram como a tecnologia pode revolucionar a saúde, as relações sociais e a vida das pessoas portadoras de deficiência, tudo isso sem deixar de lado o fator humano e a garantia de igualdade.
O ponto alto da celebração foi a entrega do “PRÊMIO ELF MULHERES DE AÇÃO 2023”, reconhecendo líderes inspiradores que têm contribuído para uma sociedade mais justa e equilibrada. Foram contemplados a presidente do voluntariado do Einstein, Thelma Sobolh (Voluntariado) , o jovem presidente do KKL Brasil, Rudy Solon (Meio Ambiente), além do fundador da Hatzalá Brasil, Benjamim Sassoun, o presidente Gabriel Candi e o diretor Celso Calencaitcy (Saúde).
Durante toda a programação, o Grupo As 3 Marias trouxe momentos de descontração e brindou o público com sua arte e talento.
Miriam Vasserman enfatizou que “Mulheres de Ação 2023” foi uma oportunidade para pessoas de todos os gêneros e idades ampliarem conhecimento e se inspirarem a trabalhar pela construção de um futuro mais equilibrado para todos. Marcos Knobel ressaltou a importância do papel da mulher na sociedade e na comunidade judaica, celebrando a realização do evento em sua terceira edição.
“Mulheres de Ação 2023” foi um evento inclusivo, com tradução em libras e demonstrou um compromisso real com a sociedade, com parte da renda dos ingressos destinada a programas de informação e combate à violência doméstica e abusos sexuais contra a mulher. Um verdadeiro ato de solidariedade e contribuição para um mundo mais justo.