Vídeo animado da SBU para toda família e exposição artística visam conscientizar o homem sobre os cuidados com a saúde
“O que queremos é a detecção precoce, uma vez que o estadiamento está intimamente relacionado ao prognóstico. Menos de 1% dos homens que possuem um tumor localizado ao diagnóstico, ou seja, aquele que se encontra restrito à próstata, morrerão por causa da doença em cinco anos”.
A Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo encontrou uma maneira educativa e criativa para conscientizar a população paulistana sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, a começar pela infância. Para a campanha deste ano, o Novembro Azul trouxe um vídeo animado para jovens, adolescentes e famílias: https://sbu-sp.org.br/publico/novembro-azul-3/
E no Shopping Light, em São Paulo, a SBU apresenta a exposição “Jornada da Saúde do Homem”, com obras assinadas pelo artista Rinaldo Escudeiro e curadoria artística de Mauricio Coutinho. Gratuita e aberta ao público, a mostra estará disponível até o final do mês, localizada no térreo.
Desde o dia 07/11 na Estação Tamanduateí, da CPTM, passageiros têm acesso à exposição e, no dia 22, na Estação Ana Rosa, no Metrô de São Paulo. Retrata, em dez telas artísticas, momentos importantes da jornada de saúde do homem tendo a mulher como inspiração, referência e modelo de cuidado. O objetivo é levar conscientização sobre a saúde global masculina e, de forma visual, mostrar a importância do diagnóstico precoce. Em cada arte, o visitante será impactado com dicas e recomendações médicas de como levar uma vida mais saudável e longeva, a importância de nutrir bons hábitos como uma alimentação regrada e equilibrada, a prática constante de exercícios físicos. A exposição também faz um alerta importante e necessário sobre a saúde mental, dentre outros pontos.
Inspirado no movimento criado nos países de língua inglesa, conhecido como MOVEMBER, que vem de Moustache November (Novembro de Bigode), e em analogia ao Outubro Rosa – campanha internacional de combate ao câncer de mama -, há pouco mais de uma década foi criado, no Brasil, o Novembro Azul, idealizado para conscientizar a população em relação ao câncer de próstata, o tumor maligno que mais acomete os homens (excetuando os cânceres de pele não-melanoma) e o segundo que mais mata.
No Brasil, segundo dados do INCA, foram diagnosticados mais de 65.000 casos em um ano e se estima que a doença tenha provocado quase 16.000 óbitos, no período de 12 meses. “Infelizmente, até o momento, não temos evidência científica sólida que determine como evitar o desenvolvimento desta neoplasia. Entretanto, estudos científicos apontam para uma série de medidas de estilo de vida e alimentação que podem ser adotadas com o intuito de reduzir este risco: uma dieta pouco calórica e com pouca gordura saturada, rica em frutas e vegetais, e com pouco consumo de produtos processados, açúcar, laticínios e carne vermelha, associada à prática de atividade física, já se mostrou importante na prevenção de inúmeros tumores e há indícios de que também pode ser útil no combate ao câncer de próstata. A obesidade, por exemplo, está relacionada com formas mais agressivas desta afecção! Costumo dizer que aquilo que faz bem ao coração, também faz bem à próstata!”, diz o urologista e atual presidente da SBU-SP, Dr. Marcelo Wroclawski.
De acordo com o médico, na maioria das vezes, não se busca a prevenção do câncer de próstata quando se procura o urologista para o exame de rotina. “O que queremos é a detecção precoce, uma vez que o estadiamento está intimamente relacionado ao prognóstico. Menos de 1% dos homens que possuem um tumor localizado ao diagnóstico, ou seja, aquele que se encontra restrito à próstata, morrerão por causa da doença em cinco anos. Por outro lado, quando a doença é encontrada já em estágios mais avançados, com metástase, a sobrevida em cinco anos é em torno de 30%. Felizmente, mais de 70% dos casos são descobertos nas fases mais iniciais. Portanto, o famoso ditado popular “quem procura acha!” está correto, apesar de incompleto. A meu ver, a frase mais adequada seria “quem procura acha, enquanto dá tempo de curar”!”, finaliza o médico.
Drs. Filemon Casafus, Wagner Matheus, Leonardo Seligra Lopes, Wilmar Azal Junior, Marcelo Wroclawski, Fernando Nestor Facio Jr. e Cristiano Gomes
Glorinha Cohen, Dr. Marcelo Langer Wroclawski e Vahan Agopyan, Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia
Subprefeito da Sé, Coronel Álvaro Batista Camilo, jornalista Maurício Coutinho e Dr. Marcelo Langer Wroclawski
Dr. Wagner Matheus, que em janeiro próximo assume a presidência da Sociedade Brasileira de Urologia/SP e Glorinha Cohen
Dr. Filemon Casafus, Adriana Veronez e Dr. Leonardo Seligra Lopes
Dr. Leonardo Seligra e Glorinha Cohen