EXPOSIÇÃO DOS 90 ANOS DA B’NAI B’RITH NO BRASIL

Para comemorar os 90 anos da B’nai B’rith no Brasil, entidade presidida por Abraham Goldstein, foi inaugurada na Galeria de Arte A Hebraica de São Paulo, em sábado dos mais concorridos, a exposição que conta sua história com textos e fotos.

Desde sua criação em 1933, a B’nai B’rith do Brasil desenvolve diversos programas de acordo com o conceito judaico de Justiça Social, Tzedaká, entende como parte integrante dos Direitos Humanos, todas ações que favoreçam a inclusão social, tais como cuidar da visão de alunos de periferia sem recursos; ao idoso o direito ao lazer e à confraternização e às criança a possibilidade de brincar. Diversas campanhas são promovidas pelos voluntários da B’nai B’rith há mais de trinta anos. Quando necessário contam com o apoio de profissionais e de empresas.

B’nai B’rit Brasil – Pioneirismo na Beneficência

Em meados dos anos 1930 os primeiros membros da B’nai B’rith também colaboraram para o surgimento de outras instituições voltadas ao bem comum. Assim, nasceu a Gota de Leite B’nai B’rith, uma iniciativa para ajudar as crianças carentes, que após a união com outros grupos de trabalho transformou-se no que é hoje a Unibes, uma entidade modelo na área do serviço social.

Em 1933, na B’nai B’rith de São Paulo, Ludwig Lorch cria a Comissão de Assistência aos Refugiados Israelitas da Alemanha (CARIA), da qual em 1936, com a crescente chegada de imigrantes refugiados do nazismo, é fundada a Congregação Israelita Paulista (CIP).

Nos anos seguintes novas entidades são criadas, sempre com o intuito de oferecer cuidado e auxílio à crescente comunidade que se organizava. Entre as quais o Sanatório Ezra para doentes com tuberculose, em 1936, O Asylo dos Velhos, em 1937, atual Residencial Israelita Albert Einstein – Lar Golda Meir, a Organização Feminina de Assistência Social (Ofidas), em 1940, e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), (FISESP) em 1946.”

Confira abaixo quem esteve presente na abertura da exposição.

Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, com Moyses e Célia Gross

Marc Tawil, Livia Eker, Estefania Osowicki e Alberto Danon

Guigui Sur

Mauricio Cunha, que fez parte do Capítulo Juvenil, em Caracas/Venezuela, nos anos 1962/63

Norma Grinberg e Miriam Paim

A artista plástica Sima Woiler, que ilustrou livrinho de rezas para jovens

Isabela Semo e Felipe Politi Hodish

Sophia e Alberto Levy

Olivio Guedes, curador da exposição, com convidados especiais

Hanem Tony Schussel, Sara Hakim, Eliana Schussel e Silvia Perlov