CONSTRUINDO NOSSA CONFIANÇA EM DEUS – Rav Efraim Birbojm

Às vezes, em uma atitude de amor, D’us nos manda testes e dificuldade,

nos empurra para o abismo. Porém, são justamente estas dificuldades que

nos ensinam que temos asas para voar.

“A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões. A águia ficou refletindo sobre o motivo pelo qual a emoção de voar tinha que começar com aquela insegurança e o medo de cair.

As águias costumam montar seus ninhos em locais bem altos, no topo de picos rochosos. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E se justamente agora o processo não funcionar? O que aconteceria se um dos filhotes não conseguisse alçar voo?

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final: o empurrão.

A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrissem o poder de suas asas, não haveria propósito para as suas vidas. Enquanto eles não aprendessem a voar, não compreenderiam o privilégio que era ser uma águia. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer aos seus filhotes. Era seu supremo ato de amor.

Apesar da resistência dos filhotes e de estar com o coração palpitando, ela conseguiu. Então, um a um, ela os empurrou para o abismo. Finalmente, após alguns instantes de queda, que pareceram infinitos, eles voaram”

D’us se comporta conosco como a águia se comporta com os seus filhotes. Às vezes, em uma atitude de amor, D’us nos manda testes e dificuldade, nos empurra para o abismo. Porém, são justamente estas dificuldades que nos ensinam que temos asas para voar.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Atualmente comanda uma comunidade em São Paulo, cuja missão é oferecer a oportunidade de crescimento espiritual para o público já observante da Torá, bem como oferecer a oportunidade de pessoas não observantes se aproximarem um pouco mais do judaísmo. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20