LIVROS

– Laissez – Passer, de Marcio Pitliuk & Luiz Rampazzo

– Artistas & Escritores: Conhecendo as Aldeias e os Legados, de Felipe Daiello

-Triângulo rosa: Um homossexual no campo de concentração nazista, de Rudolf Brazda e Jean-Luc Schwab

– Navalhas Pendentes, de Paulo Rosembaum


Laissez – Passer, de Marcio Pitliuk & Luiz Rampazzo

Laissez Passer, termo em francês que significa “deixar passar”, é um documento expedido por um governo para pessoas que não possuem passaporte, no nosso caso “apátridas”, que foram expulsos de seus países de origem.

Este livro, de autoria de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo, documenta as histórias de imigrantes judeus que tiveram de fugir ou foram expulsos de países do Oriente Médio e norte da África como Líbano, Síria, Irã, Iraque, Marrocos e Egito, e tiveram o Brasil como destino para reconstruírem as suas vidas. Famílias que por motivos de perseguições e guerras, tiveram de abandonar seus parentes, amigos, casas e empresas e buscaram refúgio no nosso país. O Brasil os recebeu de braços abertos e possibilitou que pudessem aqui se estabelecer. Através das histórias pessoais desses imigrantes, fotografias e documentos, essa obra mostra um importante capítulo das imigrações ao Brasil.

Detalhes:

Acabamento              Capa-Dura

Ano                            2023

Autor                         Marcio Pitliuk & Luiz Rampazzo

Editora                       Maayanot

Edição                       1a

Número de páginas  248


Artistas & Escritores: Conhecendo as Aldeias e os Legados, de Felipe Daiello

“Felipe Daiello é viajante dos mais assíduos. A quem o conhece, passa a impressão de que não existe canto no mundo que ele não tenha visitado. No entanto, não é um viajante comum, daqueles que conhecem lugares apenas para poderem dizer que estiveram lá, nem mesmo dos que se contentam em simplesmente visitar as principais atrações turísticas.

Ultrapassando as fronteiras dos viajantes comuns, Daiello anda sempre em busca de novidades, à procura de detalhes de fatos históricos, de relatos de guerras, de heróis e destaques. Sua imaginação anda sempre atrás de personagens que fizeram ou modificaram o curso da história.

Artistas & Escritores: Conhecendo as Aldeias e os Legados reúne essas descobertas do autor, agora em torno dos mais destacados artistas e escritores, cujas aldeias visitou, estudou e esmiuçou em suas inúmeras viagens, descobrindo informações curiosas e muitas vezes surpreendentes, capazes de aguçar a expectativa de quem vai ler e/ou apreciar determinada obra.

Este novo livro de Felipe Daiello tem novo viés, mas segue fiel aos princípios que orientaram sua trilogia: Vida, Fortuna e Herança” – Paulo Flávio Ledur – Editor e professor.

O livro

Em Artistas & Escritores: conhecendo as aldeias e os legados, Felipe Daiello reuniu 54 artistas e escritores a partir dos seus lugares de referência. É uma viagem não só pelo mundo imaginado por estes mestres como também pelos lugares reais onde eles viveram. Ou situaram suas obras. E cada história é mais interessante que a outra.

Número de páginas: 331 páginas – Editora AGE


Triângulo rosa: Um homossexual no campo de concentração nazista,

de Rudolf Brazda e Jean-Luc Schwab

Identificados como “triângulos-rosa”, milhares de homossexuais foram enviadas para campos de concentração pelo regime de Hitler.

Rudolf Brazda, que recebeu a matrícula 7952, ficou preso em Buchenwald – e é seu último sobrevivente gay. Hoje com 97 anos, ele nos traz um relato ímpar, sustentado por um rigoroso trabalho de pesquisa histórica e marcado pela dor e pela esperança de quem sobreviveu aos horrores do nazismo.

Detalhes do livro:

· Editora ‏ : ‎ Mescla Editorial; 2º edição (2 maio 2012)

· Idioma ‏ : ‎ Português

· Número de páginas ‏ : ‎ 202 páginas

.


.

Navalhas Pendentes, de Paulo Rosenbaum

Navalhas Pendentes é o terceiro romance de Paulo Rosenbaum e apresenta a história e os mistérios que envolvem Homero Montefiore e a indústria editorial, história essa atravessada por uma narrativa em vertigem.

“Paulo Rosenbaum apresenta um intrincado jogo de espelhos nas tramas deste Navalhas Pendentes. Complô, ilusão e farsa fazem do enredo um labirinto de realidades instáveis tecidas por personagem inspirador de desconfianças.

O narrador Homero Montefiore, não esquece o alerta de Goya: o sono da razão produz monstros. Daí serem sempre pendentes as ameaças e as certezas. O narrador parece viver em um pesadelo engendrado por escritor kafkiano. O leitor, detetive atento também haverá de enredar-se em história de crimes, facas e segredos.” – LYSLEI NASCIMENTO

Número de páginas: 396 páginas

Editora: Minotauro