PROF. DR. JULIO TOPOROVSKI : A COMUNIDADE CIENTÍFICA PERDE UM GRANDE MÉDICO

Considerado um dos maiores especialistas em nefrologia pediátrica do Brasil, o prof. Dr. Julio Toporovscki faleceu no último dia 17 de março, dois dias antes de completar 94 anos. Sobre ele se manifestaram diversas entidades, dentre as quais a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Sociedade de Pediatria de São Paulo, cujos dizeres aqui reproduzimos.


SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento do prof. Júlio Toporovski, aos 93 anos de idade, ocorrido no último domingo (17).

Considerado como um dos maiores especialistas em nefrologia pediátrica do Brasil, esteve em atividade por mais de 60 anos, prestando assistência a milhares de crianças, adolescentes e familiares. Júlio Toporovski também atuou como professor na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde lecionou por cinco décadas, formando gerações de médicos pediatras e especialistas em sua área de atuação, a nefrologia pediátrica.

Conforme destacou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, ao longo de sua extensa carreira, o prof. Júlio Toporovski sempre se manteve atualizado às mais modernas técnicas da medicina, demonstrando vasto conhecimento, “A SBP lamenta essa inestimável perda e expressa a todos os amigos e familiares sinceros sentimentos”, frisou.

Na avaliação da presidente do Departamento Científico (DC) de Nefrologia Pediátrica da SBP, dra. Nilzete Bresolin, a relevância do trabalho deixado pelo prof. Júlio (ele foi o grande precursor da nefrologia pediátrica brasileira) pode ser constatada não só na formação de profissionais, mas também na interação histórica entre a nefrologia clínica de adultos e a nefrologia pediátrica. “Um verdadeiro mestre da área e acima de tudo um amigo querido, que deixará muita saudade”, pontuou.

LEGADO – Membro do DC de Nefrologia Pediátrica da SBP em diferentes gestões, prof. Júlio Toporovski ocupou ainda o cargo de presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) entre 1988 e 1989. Um de seus legados foi a instituição, por lei, do direito para que as mães possam acompanhar o tratamento das crianças enfermas nas unidades hospitalares de todo o País. Levar à frente esse projeto e incluí-lo, de fato, na legislação foi um mérito comemorado por todos da classe pediátrica brasileira.

Por sua excepcional trajetória, em 2016, o pediatra foi reconhecido com o Lifelong Achievement Award, pela International Pediatric Nephrology Association.

Fonte: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/nota-de-pesar-sbp-comunica-o-falecimento-do-prof-julio-toporovski/


FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO (FCMSCSP)

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) vem a público demonstrar seu profundo pesar pela perda do Prof. Dr. Julio Toporovski.

O Prof. Dr. Toporovski atuou no Departamento de Pediatria e Nefrologia da Faculdade por 50 anos, formando e tornando-se referência na vida de inúmeros alunos e residentes da área da Nefrologia Pediátria. O professor foi uma inspiração para tanta gente que foi convidado para ser patrono pela XL Turma de Medicina da FCMSCSP.

Renomado profissional de sua área, o professor Júlio publicou diversos livros e artigos que se tornaram referência bibliográfica nas universidades que atuam no ensino da Pediatria.

O Prof. Dr. Julio Toporovski já foi presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, onde, em sua gestão, tornou obrigatoriedade por lei para que as mães pudessem acompanhar por 24 horas, o tratamento das crianças enfermas nas unidades hospitalares de todo o país.

Apresentamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas do Prof. Dr. Julio Toporovski.

Homenagem do Prof. Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi ao Prof. Dr. Julio Toporovski

Lamentamos informar o falecimento do professor Julio Toporovski.

O Prof. Julio, durante mais de 50 anos, dedicou sua vida aos cuidados de milhares de crianças e ao ensino de dezenas de gerações de médicos da Santa Casa de SP. Entre 1990 e 1996, o Departamento de Pediatria foi chefiado pelo Dr. Júlio, que desde sua graduação em 1955, iniciou aqui na Santa Casa sua brilhante carreira docente e assistencial, distinguindo-se por seu entusiasmo pelo ensino e dedicação aos doentes. Neste período, acumulando o cargo de Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, conseguiu aprovar histórica medida humanitária, que obrigava todos os hospitais a permitirem a presença das mães ao lado das crianças internadas. Outra conquista durante sua gestão foi a criação do curso de pós-graduação em Pediatria, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A gratidão dos seus ex-alunos e colegas ficou eternizada ao oficializarmos, em 2017, a tradicional Reunião Científica do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo, que ocorre todas as terças feiras, com o nome “Reunião Prof Julio Toporovski”. Ele é considerado uma referência nacional e internacional na área da nefrologia pediátrica, com inúmeras contribuições científicas, tendo recebido prêmios e homenagens em diversos países. Temos certeza de que seu legado de seriedade, de dedicação aos doentes e ao ensino da Pediatria, e humanidade no cuidado às crianças ficará para sempre como uma referência.

À sua família deixamos nossas condolências e o nosso agradecimento por terem permitido que durante mais de meio século tivéssemos o privilégio de conviver com o nosso querido e já saudoso Prof. Dr. Julio Toporovski.

Fonte:https://fcmsantacasasp.edu.br/vemprasanta/noticia/nota-de-pesar-pelo-falecimento-prof-dr-julio-toporovski/*


SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO (SPSP)

Em 17 de março de 2024, a Pediatria Brasileira perdeu o Prof. Dr. Júlio Toporovski, dois dias antes de completar 94 anos de idade. Uma vida dedicada à Pediatra Brasileira e pioneiro na Nefrologia Pediátrica. Um homem à frente de seu tempo, tendo dado um grande exemplo, quando Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (1988-1989), ao conseguir junto ao Governo do Estado de São Paulo a implantação do Programa da Mãe Participante – da obrigatoriedade de um acompanhante da família permanecer junto à criança enquanto internada.

Como resultado, houve melhora significativa dessas crianças, principalmente com os cuidados maternos. No Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como Chefe do Departamento de Nefrologia Pediátrica fez com que se tornasse um dos serviços de referência em Nefrologia tanto no Brasil como em países da América do Sul, formando médicos nefrologistas em praticamente todos os estados brasileiros e países sul-americanos.

Estimulou a formação de programas de atuação em todas as áreas da Pediatria e foi o idealizador do programa de pós-graduação em Pediatria na Santa Casa, do qual se orgulhava muito.

Prof. Dr. Júlio tinha duas características marcantes em sua vida profissional:

1 – Ensinar – tinha prazer em transmitir seus conhecimentos, sempre baseado no que de mais novo havia na literatura. Estimulava todos a estudarem para que evoluíssem, tanto para aqueles que se tornariam clínicos quanto para aqueles que seguiriam a carreira acadêmica.

2 – Tratar bem os doentes – fazia questão que sempre tratássemos bem e com respeito os pacientes e suas famílias, principalmente os menos favorecidos – fazia disso um ponto de honra.

Recebeu em vida as mais variadas e merecidas homenagens de sociedades científicas nacionais e internacionais. Era uma referência entre seus pares.

Com o tempo tive o privilégio também de conviver com ele fora do ambiente profissional, Prof. Júlio tinha muito orgulho de sua família, de sua esposa Dona Dora com quem falava com carinho e de seus filhos: Mauro, hoje também Professor de Pediatria, Jairo e Rochele.

Recebia sempre alunos e professores em sua casa, todas as vezes com um sorriso e preparava um jantar muitas vezes de última hora. Falava com prazer dos netos e bisnetos e sempre procurou tê-los à sua volta.

Não falava somente de Medicina, foi um ávido leitor e cinéfilo, adorava discutir ou indicar um livro que tinha lido ou um filme que tivesse assistido.

Deixa um legado tanto do ponto de vista científico como humanista que será lembrado para sempre na Pediatria e Nefrologia Pediátrica brasileiras.

Rubens Wolfe Lipinski
Membro do Departamento Científico de Nefrologia da SPSP

Fonte: https://www.spsp.org.br/nota-de-falecimento-professor-julio-toporovski/

20
20