EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE E FAZ ACONTECER

Renato Ochman, Uzi Scheffer, Marcel e Patrick Hollender, Fábio Wajngarten, Governador do RJ Cláudio Castro, Renato Araujo, Agostin Fernandes, Leandro Batista, Natalie Klein, Becky Korich, Miriam Vasserman, Mariana Gottfried, Juiz Criminal do Tribunal de Justiça de SP, Carlos Alberto Oliveira, Nelson Faria de Oliveira, Claudio Lottenberg, Marcia Borger, Denise Antão, Anik Suzuki, Rabino Mendy e Chana Gansburg, Rabino Noach e Pessy Gansburg, Rabbi Zalman e Bassei Marcus, Paula e Daniel Targownik, Eduardo Rabinovitch, Anat Vidor, vereadora Teresa BergherSofia Débora Levy, Gerson HirshManuela Mandelblatt, Gali Segal e Ben Benjamin.


Uzi Scheffer, CEO da SOSA Holdings fala sobre inovação aberta e investimentos em evento da Câmara Brasil-Israel

Renato Ochman e Uzi Scheffer

Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber) sediou um café da manhã na segunda-feira, 6 de maio, com o israelense Uzi SchefferCEO Global da SOSA Holdings, que falou sobre inovação aberta e investimentos.

A SOSA, multinacional da inovação aberta, tem presença global, incluindo Brasil, EUA, Europa, Israel e Singapura. Recentemente, firmou parceria com a brasileira ISG Participações para impulsionar a inovação no país.

Scheffer compartilhou insights sobre projetos de inovação no Brasil e globalmente, enfatizando oportunidades de investimento e parcerias, especialmente em fintechs e no setor financeiro, além de dar   detalhes de como a empresa adota um modelo único, testando tecnologias antes de investir. Ele também abordou o impacto dos eventos recentes em Israel na inovação, particularmente em segurança.

O empreendedor também destacou a importância do pensamento global, especialmente para o Brasil, um mercado vasto que se beneficia do intercâmbio de conhecimento e práticas com ecossistemas tecnológicos ao redor do mundo. Ao final do encontro ele deu uma dica para os empresários e empreendedores brasileiros : “é muito importante estar conectado com os ecossistemas tecnológicos ao redor do mundo, especialmente quando você está em um mercado tão grande como o Brasil”. 

“Os insights de  Uzi Scheffer sobre investimentos e colaborações entre Brasil e Israel abriram novos horizontes para o desenvolvimento empresarial e tecnológico em ambos os países”, concluiu o presidente da BRIL ChamberRenato Ochman.


Um Pessach mais alegre para  Marcel Hollender

O Pessach do jornalista Marcel Hollender ficou ainda mais alegre com a visita do filho Patrick. Ele veio de Israel onde  está na tzava (exército) defendendo seu país com muita garra e determinação, o que enche de orgulho toda a família.


Presenças ilustres no show da Madonna

Dentre os muitos ilustres que estavam na área VIP assistindo o show da Madonna no Rio de Janeiro, destaque para Fábio Wajngarten ao lado do Governador do RJ Cláudio Castro e dos amigos Renato Araujo, Agostin Fernandes, e Leandro Batista, todos na foto.


Grupo ELF reuniu Becky Korich , Mariana Gottfried e Natalie Klein para um encontro especial sobre as mães judias

Natalie Klein, Becky Korich, Miriam Vasserman e Mariana Gottfried

Às vésperas do Dia das Mães, o Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina  (ELF) da FISESP,  realizou no dia 08 de maio, na sede da Federação Israelita,  uma conversa divertida com três mulheres influentes, de  áreas distintas e  com personalidades diferentes, mas com algo em comum: todas são mães judias.

O animado encontro que lotou a plenária da Fisesp contou com a participação de Becky Korich  escritora, advogada, colunista da Folha de SP  e autora do livro Caos e Amor;     Mariana Gottfried educadora, consultora, idealizadora e diretora do canal de Youtube Bekol  e      Natalie Klein  empresária, ativista e uma das criadoras do movimento Pin for Peace.

Becky conduziu a discussão bem humorada  e reflexiva na qual elas exploraram os laços familiares, o humor característico e os desafios únicos que só quem é ou tem uma mãe judia pode entender, explorando a força e a resiliência das mães judias, os estereótipos, a visão humanista e em muitos casos a superproteção.

Mãe de três meninos, ela relatou como faz um esforço diário para não sufocar os filhos, mesmo com um deles morando fora do país. Ela também abordou o estereótipo da mãe judia  e de como  mesmo tentando fugir deles, mas mesmo algumas características permanecem, como o controle e o drama.

Mariana falou sobre como vê a questão do estereótipo da mãe judia como algo a ser analisado para entender o que está por trás da mensagem, ressignificando valores e princípios judaicos. Ela emocionou o público presente ao relatar o turbilhão de emoções  que sentiu quando um de seus três filhos, o único que mora em Israel,  foi chamado para combater contra o Hamas, após os ataques de 07 de outubro. Ela também deu detalhes de como concilia a maternidade com os princípios judaicos.

Já Natallie  contou como faz para estar presente na vida de seus dois filhos, mesmo com sua agenda “caótica” e de como se identificou com as outras mães. “Apesar de sermos muito diferentes, passamos pelas mesmas dores e delícias.  Sou uma mãe absolutamente como qualquer outra mãe,  que ama muito os filhos e é capaz de fazer qualquer loucura para  os proteger e para dar amor”.

Ela também aproveitou a oportunidade para dar detalhes e distribuir os pins do movimento #PinforPeace, pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo e pediu o engajamento de todos na campanha.

Foto: Liane Zaidler


Café com negócios do CIC

Este novo Café com Negócios do CIC – Centro Internacional de Cultura teve como tema “Responsabilidade Criminal dos Empresários e os seus Executivos na Gestão da Empresa” e foi realizado em São Paulo no Hotel Vila Galé Paulista. O evento contou com as palestras do Juiz Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, Carlos Alberto Oliveira e do Secretário-Geral da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, Nelson Faria de Oliveira (ambos na foto).


Claudio Lottenberg e Marcia Borger dividem suas impressões sobre a Missão a Israel em evento com o Grupo de Embaixadoras da CONIB

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Claudio Lottenberg, e a diretora Marcia Borger, participaram nesta quarta-feira, 01 de maio, de um encontro na A Hebraica com o Grupo de Embaixadoras da CONIB, no qual dividiram suas impressões sobre a Missão da CONIB a Israel, que aconteceu de 13 a 17 de abril.

“Resolvemos realizar  esse encontro para que o Claudio e a Marcia pudessem dividir com o grupo de Embaixadoras da CONIB e  com seus maridos que também foram convidados,  os detalhes da Missão da CONIB a Israel.  É importante que todos  tenham acesso a  essas informações, inclusive para que possamos ter novas ideias  de frentes de ação e que elas sejam adaptadas de acordo com o momento que estamos  vivendo”, declarou Denise Antão, coordenadora do Grupo de Embaixadoras da CONIB na abertura do evento.

“Assim que chegamos a Israel presenciamos um ataque  com 300 misseis, sofisticadamente preparados e atirados em direção a Israel pelo Irã. Vivenciar aquele momente  fez com que eu me sentisse ainda mais  próximo  de uma realidade que é o cotidiano dos nossos irmãos judeus que ali vivem. Essa vivência me deixou ainda mais  próximo dessa identidade e me ajudou  a entender ainda melhor o preço pago pelos nossos antepassados,  que passaram por tantas perseguições, mas mantiveram vivo esse judaísmo que tanto nos alimenta,  e que levou a própria criação do Estado de Israel”, frisou o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.

A jornalista Anik Suzuki que acompanhou o grupo a Israel, emocionou os presentes ao trazer sua perspectiva com relação à viagem e a tudo o que viu em Israel.

“Essa viagem foi sem dúvida nenhuma a mais transformadora da minha vida. Como jornalista, como profissional de comunicação e alguém que gosta de ler e estuda, saí do Brasil acreditando que eu entendia o que estava acontecendo. E hoje que eu voltei dessa missão, eu vejo que não.  Esta é uma guerra do fundamentalismo islâmico, do extremismo, do terrorismo, contra o mundo ocidental e progressista. Para mim ficou muito clara a necessidade de Israel estar 100% em alerta, 24 horas por dia,  a vida inteira, e só é possível sentir isso estando lá. Voltei muito mais crítica para o que eu leio e para o que eu escuto aqui. Acho que existe muita falta de conhecimento, falta de contexto, falta de estudo e falta de informação. A minha emoção tem muito a ver com outros seres humanos, que estão vivendo coisas inimagináveis para nós do ocidente, para nós que vivemos num país livre. Acho tudo isso  inaceitável e não vejo   uma solução fácil nem de curto prazo”, concluiu a jornalista.


Nasce o primogênito do Rabino Mendy e Chana Gansburg

No último dia 26 de abril teve lugar no Centro Novo Horizonte a cerimônia de Bris do primogênito do Rabino Mendy e Chana Gansburg. Ele é neto do Rabino Noach e Pessy Gansburg e do Rabbi Zalman e Bassei Marcus.


IOM HASHOÁ NA ARI

Ontem (5/5), dia de lembrança das vítimas do Holocausto, um importante feriado em Israel e data religiosa marcada anualmente em nosso calendário (Luach), a ARI – Associação Religiosa Israelita sediada no Rio de Janeiro, recebeu centenas de congregantes e amigos em grande evento promovido em parceria com a WIZO e a FIERJ.

Além da cerimônia religiosa e do acendimento de velas por parentes de vítimas da Shoá, foi exibido o filme alemão “Bela”, sobre a imigração de judeus para a China, em fuga do regime nazista, com direito a um bate-papo animado com os diretores Paula e Daniel Targownik.

Várias autoridades participaram, entre elas: o presidente da ARI, Eduardo Rabinovitch, a presidente mundial da WIZO, Anat Vidor, o presidente da FIERJ, Alberto Klein, a vereadora Teresa Bergher e a diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro, Sofia Débora Levy, para citar alguns.

A apresentação ficou a cargo do ativista Gerson Hirsh. A juventude da Chazit Rio, representada por sua Maskirá Manuela Mandelblatt, também ocupou a bimá com forte mensagem contra o antissemitismo crescente no mundo.


Unidos pela guerra e pelo amor

Este ano, Gali Segal e Ben Benjamin, ambos sobreviventes do massacre do 07 de Outubro, irão se casar. Após Ben, de 29 anos, pedir Gali, de 27, em casamento no ano passado, ele a levou ao Festival Nova para celebrar seu aniversário. No entanto, o evento foi alvo do ataque terrorista do Hamas, resultando na morte de centenas de pessoas.

Durante a fuga, Ben e Gali encontraram abrigo em um bunker, mas uma granada explodiu no local, fazendo com que ambos desmaiassem. Ao acordarem no hospital, descobriram que os dois haviam perdido uma das pernas e começaram o tratamento lado a lado, mantendo-se unidos por um forte vínculo de amor e esperança no futuro.