CONIB PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE NO CONGRESSO EM HOMENAGEM À CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

Vista geral da mesa

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (21/05) Sessão Solene em homenagem à Data Nacional da Criação do Estado de Israel. A iniciativa foi dos Deputados Gilberto Abramo, Marcos Pereira, Geovania de Sá e Gustavo Gayer, do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, e da Deputada Cristiane Lopes. O diretor geral da CONIB, Sergio Napchan, participou da mesa, ao lado de Gilberto Abramo, do embaixador de Israel Daniel Zonshine, e dos deputados Gustavo Gayer, Cristiane Lopes, Geovania de Sá e Greyce Elias. O deputado Marcos Pereira, um dos requerentes, não pode comparecer por estar em missão oficial.

Também estiveram presentes embaixadores e representantes da União Europeia, Tanzânia, Timor Leste, Hungria, Áustria, Itamaraty, Vaticano, Alemanha e outros, como Tamara Socolik, presidente da Associação Cultural Israelita de Brasilia (AIC), Isaura Cardoso, Ronaldo Silva, Marcelo Crivela, Milton Vieira, entre outros.

Gilberto Abramo (foto), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, afirmou que “a história de heroísmo e superação de Israel se tornou exemplo para todos que veem na democracia o caminho para a prosperidade”. Disse ainda que, desde a sua criação, Israel desempenha um papel de destaque na promoção da estabilidade e da paz na região do Oriente Médio.

Deputada Geovania de Sá: “Na história moderna não há como esquecer o Holocausto. Enquanto coordenadora do grupo Brasil-Israel, estou aqui para reafirmar meu compromisso com Israel e pelo combate ao antissemitismo. O dia 14 de maio de 1948 é um marco que precisa ser lembrado. Que Deus abençoe Israel e o Brasil!”.

Embaixador Daniel Zonshine: “Israel ainda tem muito potencial para crescer e prosperar. E o que nos define é a palavra luta, para progredir e para enfrentar os inimigos. Nosso país luta contra a falta de recursos naturais, contra inimigos que tentam eliminar nosso Estado mesmo antes de sua criação e também contra mentiras e tentativas de boicote. Mas, aqui, recebemos apoio, amizade, compreensão e solidariedade em nossa luta. E Israel aprecia muito esta amizade (com o Brasil). E queremos agradecer por isso, não só em palavras, mas também em ações, como a cooperação que temos (com o Brasil) em muitas áreas”.

Sergio Napchan: “A criação do Estado de Israel marca um momento histórico da trajetória do povo judeu. Por muitos anos, fomos forçados de um exílio para outro, por circunstâncias do destino, do fluxo das civilizações e do resultado da intolerância de alguns outros povos. Não obstante, não faltou a persistência em realizar esse sonho coletivo de retorno à terra dos nossos antepassados. Este ano celebramos os 76 anos da existência de Israel sob uma guerra que começou com o ataque terrorista de 7 de outubro, quando mais de mil e duzentas pessoas foram brutalmente assassinadas e outras mais de duzentas sequestradas, entre elas um bebê de 1 ano de idade, e muitas das quais continuam em cativeiro pelo Hamas. Talvez este ano, mais do que nunca, devemos celebrar esta data, a despeito das dores, dos receios e dos traumas que o povo judeu está atravessando. Desde a sua criação, Israel nunca esteve tão ameaçado. Nesses últimos 7 meses, especialmente, a CONIB tem se empenhado na defesa da legitimidade e do direto do Estado de Israel existir e de se defender quando é atacado. É importante lembrar, neste momento, que um triunfo do Hamas não representará apenas o fracasso de Israel, mas do mundo livre e dos próprios palestinos”.

Também falaram na tribuna os deputados Marcelo Crivella, Kim Kataguiri, Eduardo Bolsonaro, Cabo Gilberto Silva, General Girão, Rodolfo Nogueira, Osmar Terra e a Delegada Ione.

O deputado Marcelo Crivella (RJ) falou sobre a origem do antagonismo contra o país, que, segundo ele, é milenar e atinge a todos, sobretudo os cristãos. “Em nome do Republicanos e da Igreja Universal do Reino de Deus, quero prestar a minha solene homenagem ao povo de Israel”. Crivella destacou que o fato de 50 deputados terem solicitado a sessão solene reflete um sentimento de admiração da maioria do Parlamento por Israel. “Esse poder independente reconhece e apoia a legítima luta do povo judeu a continuar a existir como povo soberano”, disse.

Assista a transmissão do evento pelo link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/72281