Quando os meninos judeus começam a usar o talit? E por que alguns ashkenazim esperam até depois do casamento? – Por Menachem Posner

A resposta a esta pergunta realmente varia dependendo de sua ascendência e/ou costume de sua comunidade. Permita-me compartilhar algumas informações: homens e meninos judeus tradicionalmente usam um pequeno talit com franjas sob as camisas durante todo o dia. Esta vestimenta é conhecida como tsitsit ou talit catan(um “talit pequeno”). Meninos começam a usar tsitsit a partir dos 3 anos.

O talit usado durante a oração é muito maior e é conhecido como talit gadol (“talit grande”).

Entre os judeus da Europa Ocidental e de terras islâmicas, os meninos começam a usar o talit gadol a partir da idade de bar mitsvá ou até antes.

Tradicionalmente, os homens judeus da Europa Oriental começam a usar um talit gadol para as orações diárias após o casamento. Normalmente, o talit é um presente da noiva ou de sua família.

Há uma série de razões apresentadas para esse costume.

Muitos apontam para o fato de que o versículo da Torá:

“Se um homem tomar uma mulher. . . ” segue imediatamente “você deve fazer franjas para si mesmo”. (Devarim 22)

Essa justaposição serve de base para o costume de que os homens só começam a usar o talit gadol após o casamento.

Em um nível místico, é explicado na literatura chassídica que isso está ligado à noção de que o talit gadol, que envolve a pessoa, está associado a uma luz radiante e abrangente de D’us que só é alcançada após o casamento.

Devo salientar que o uso do tsitsit, talit catan, é usado diariamente sob as roupas e se aplica a todos os meninos a partir de 3 anos de idade.

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/6133340/jewish/Quando-os-Meninos-Judeus-Comeam-a-Usar-o-Talit.htm


Menachem Posner

Rabi Menachem Posner atua como editor no Chabad.org , o maior site informativo judaico do mundo. Ele tem escrito, pesquisado e editado para Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu certificado rabínico da Yeshiva Central Tomchei Temimin Lubavitch. Reside em Chicago, Illinois, com sua família.

O autor agradece Nechama Hendel de Chabad da Grécia por sua ajuda inestimável para encontrar e verificar as informações aqui apresentadas.

20
20