Adriana Abuhab Bialski ganha o Prêmio de Pesquisa Edna Aizenberg (2024)
A Latin American Jewish Studies Association (LAJSA) anunciou o vencedor do prêmio de pesquisa Edna Aizenberg de 2024. Desde 2018 a iniciativa visa incentivar e apoiar a pesquisa no campo do estudos judaicos latino-americanos.
O comitê composto por membros da LAJSA, em conjunto com seus copresidentes, decidiu laurear a doutoranda Adriana Abuhab Bialski, vice-presidente da AACEJ, por sua pesquisa “Experiências Museológicas para a Salvaguarda da Memória Sefaradi e Mizrahi na América Latina”. A decisão foi baseada na abordagem única da imigração judaica sefardita e mizrahi (oriental) sob a perspectiva dos museus e da museologia. Além disso, levou-se em consideração a produção acadêmica até hoje reduzida no que diz respeito a essas comunidades judaicas em específico.
Adriana é economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Letras Estrangeiras e Tradução da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (PPG LETRA/FFLCH/USP), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo defendido a dissertação “Museu Judaico de São Paulo: a criação de um diálogo entre comunidade e sociedade” sob a orientação da Profa. Dra. Nancy Rozenchan. Também é especialista em Museologia, Cultura e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Hoje segue no PPG LETRA/FFLCH/USP contando com a orientação da Profa. Dra. Nancy Rozenchan em nível de doutorado, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi voluntária no Museu Judaico de São Paulo (MUJ) e coordenadora do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto. Atualmente, é pesquisadora associada do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (CEJ/USP), atuando voluntariamente na vice-presidência da Associação dos Amigos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (AACEJ/USP). No âmbito do Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA), é diretora de pesquisa e integra o Conselho Acadêmico do Congresso Internacional de Estudos Sefarditas (CIES), que acontece em Lisboa, Portugal, em outubro de 2025. Profissionalmente se ocupa de projetos ligados à memória dos judeus no Brasil.
“Sinto-me honrada com a concessão do prêmio de pesquisa Edna Aizenberg – 2024. Agradeço à LAJSA e aos patrocinadores que, com sua visão de futuro e generosidade, tornam possível o avanço das pesquisas acadêmicas direcionadas aos estudos judaicos no âmbito latino-americano, assim como reconheço o apoio imprescindível de professores e colegas nessa caminhada. Faço aqui um agradecimento especial à minha orientadora Profa. Dra. Nancy Rozenchan, sempre próxima com a sabedoria ímpar de uma vida como docente e pesquisadora. A premiação viabiliza uma viagem de campo a Israel em 2025 para o estudo de experiências museológicas e de memória ligadas ao mundo sefardita e mizrahi (oriental), com vistas ao estabelecimento de práticas similares na diáspora latino-americana, em conexão com o desenvolvimento da tese de doutorado.”