Confraternização 60+ reuniu mais de 300 pessoas na A Hebraica

 

Evento contou com apoio da Federação Israelita SP e teve a participação de diversas entidades

No último dia 13 de novembro, no Salão Marc Chagall, no Clube A Hebraica, aconteceu mais uma edição da Confraternização 60+, com o intuito de celebrar a vida e fortalecer os laços da comunidade judaica.

Realizado pelo clube, com apoio da Federação Israelita SP, Unibes, Residencial Israelita Albert Einstein, Wizo, Centro Novo Horizonte e Beit Chabad Central, o evento contou com mais de 300 participantes, apresentações do cantor Shimon Lavie e do Coral da Hebraica cantando “Am Israel Chai”. Uma cabine de fotos foi preparada para a mobilidade dos idosos, adicionando ainda mais interação ao evento.

A Federação atua há muito tempo na área do idoso, considerando essencial refletir sobre a transformação pela qual a sociedade passou nas últimas décadas, que proporcionou uma vida mais longa e com qualidade. A comunidade judaica, em especial, é longeva, e respeitar os idosos é um princípio fundamental. A confraternização entre os grupos 60+ é sempre um momento de alegria e descontração. “É maravilhoso ver as pessoas dançando e se divertindo, sem esquecermos dos nossos irmãos em Israel e de suas dificuldades. É muito bom estarmos todos aqui reunidos, apesar de ser um momento em que ainda enfrentamos a guerra em Israel. Nossos corações e pensamentos estão com nossos irmãos, nossos soldados, os reféns, todos os que estão sofrendo. Vamos nos divertir, mas pensar neles também”, comentou Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita SP.

Berkiensztat também prestou homenagem a Marcel Hollender, z’l, criador do programa Shalom Brasil, falecido na semana anterior. “Tenho certeza de que ele está aqui em algum lugar, se divertindo e dançando conosco.”

“É um orgulho e uma honra ter todas as entidades reunidas no clube. A união é o que mais precisamos hoje, e vocês são um exemplo para as próximas gerações e representam uma parte essencial do nosso clube”, ressaltou Fernando Rosenthal, presidente do Clube A Hebraica, em sua fala para a terceira idade.

“Hoje nos reunimos com pessoas sábias. Estamos muito felizes em recebê-las aqui no clube. Fizemos questão de trazer como tema ‘Am Israel Chai e nós também’. Israel estará sempre conosco, e nós com Israel. Nesta fase da vida, nosso corpo já envelheceu um pouco, mas nossa alma e nossa emoção permanecem jovens e conectadas com Israel”, pontuou Berta El Kalay, diretora social do clube.

“Sabemos que uma das chaves para uma longevidade saudável são os amigos. É uma energia que alimenta nossa alma, e A Hebraica reconhece isso. Ao longo do ano inteiro, oferecemos uma série de atividades para que as pessoas possam socializar através da música, dança e conversas, sempre acompanhadas. Isso promove a longevidade, pois os da nossa faixa etária têm muito a ensinar e compartilhar com os jovens”, acrescentou El Kalay.

“Cada vez mais, vemos pessoas vivendo mais, e envelhecer é viver. Na Federação Israelita SP, com o programa ‘Até os 120’, buscamos que as entidades tragam novidades e boas iniciativas para os idosos da nossa comunidade, para que estejam sempre incluídos nos eventos e nas tradições judaicas. Realizar este evento hoje, em meio à guerra, mostra que nosso povo é forte e resiliente”, afirmou Sueli Schreier, Assessora Executiva da Área Social e Envelhecimento da Federação Israelita SP.

“Este evento é muito esperado, pois une todas as entidades judaicas. Quando nos encontramos, é só festa. Para mim, essa celebração traz grande alegria”, declarou Anita Rapoport, diretora do projeto Lechaim, de A Hebraica.

Fotos: Hebraica SP/ Phós Criação

 

Representantes da Fisesp, Hebraica e entidades

Participantes se divertiram com a cabine de fotos

Participantes dançam com balões azuis e brancos

O salão Marc Chagall se transformou em uma pista de dança

Fernando Rosenthal discursa na abertura do evento

Coral da Hebraica se apresentou cantando Am Israel Chai

Berta Al Kalay e Ricardo Berkiensztat na abertura do evento

A animação deu o tom da confraternização