ATO DE YOM HASHOÁ HOMENAGEARÁ SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO E REAFIRMARÁ O COMPROMISSO CONTRA O ANTISSEMITISMO

No próximo dia 23 de abril (quarta-feira), a comunidade judaica paulista se reunirá no Memorial do Holocausto e da Imigração Judaica para o tradicional Ato de Yom Hashoá, uma solenidade em homenagem às vítimas do Holocausto e aos sobreviventes que mantêm viva a memória dessa tragédia.

O evento contará com a presença de sobreviventes do Holocausto, seus filhos e netos, além de jovens dos movimentos juvenis e lideranças comunitárias. A cerimônia tem como objetivo reforçar o compromisso de lembrar e educar sobre os horrores do nazismo, para que nunca se repitam.

“Em um momento tão desafiador para o povo judeu e para todos aqueles que lutam contra o antissemitismo, este ato se torna ainda mais essencial. Manter a chama da memória acesa é um dever coletivo e um compromisso com um futuro sem ódio e intolerância”, destacou Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

O Yom Hashoá, o Dia da Lembrança do Holocausto, foi estabelecido pelo governo de Israel em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em Israel, a data é marcada pelo som das sirenes de alarme e dois minutos de silêncio, um gesto de respeito e reflexão que simboliza o compromisso de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.

A realização do Ato de Yom Hashoá é da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Memorial do Holocausto e Agência Judaica com apoio do Conselho Juvenil Sionista, Instituto Brasil Israel (IBI) e StandWithUs Brasil.

Inscrições: https://fisesp.org.br/atoyomhashoa