ENVELHECER DESSE JEITO É ASSUSTADOR -RABINO ARIEH RAICHMAN

Recentemente, conversei com alguém que compartilhou seu medo de começar a esquecer coisas — nomes, ideias, até mesmo sua própria linha de pensamento. Isso realmente o abalou, e compreensivelmente. Ele está entrando em um novo território, algo que nunca enfrentou antes. Enquanto outros podem ter passado por desafios semelhantes, é a primeira vez dele, e isso pode ser avassalador. Leva tempo para processar, aceitar e se ajustar a essas mudanças.

Yaakov também sentiu medo quando se mudou para o Egito. Era uma terra que ele não conhecia e certamente não queria ir. No entanto, a Torá nos diz que seus anos mais gratificantes foram passados lá. Sim, ele estudou em Israel com grandes rabinos e professores, mas no Egito, ele tinha algo especial: sua família completa, sem fome e até mesmo uma yeshivá onde estudar.

Frequentemente associamos “a vida boa ” com sucesso material e conforto. Essas coisas atendem às nossas necessidades físicas, mas não nutrem nossas almas espirituais. Nossas almas anseiam por uma conexão mais profunda com Hashem — uma que os prazeres deste mundo nunca podem satisfazer completamente. No entanto, mesmo com o crescimento espiritual, a vida nem sempre parece uma felicidade.

Vemos muitas pessoas excelentes que transformam suas vidas por meio de sua conexão com Hashem e Seus mandamentos, mas ainda enfrentam dificuldades financeiras, dor emocional e doenças físicas.

Por que elas devem suportar tais dificuldades?

Yaakov encontrou serenidade na terra escura e moralmente desafiadora do Egito porque ele a transformou em um lugar para a presença de D’us e um lar para a alma judaica. A alma pode encontrar paz no Céu, mas atinge alturas ainda maiores por meio dos desafios que enfrenta neste mundo. Podemos ignorar nossas emoções por anos, mas, eventualmente, elas nos alcançam — e o mesmo é verdade para nossa alma judaica.

A vida é uma jornada e, embora seja cheia de reviravoltas inesperadas, as lutas que enfrentamos, em última análise, levam ao crescimento e à descoberta. Você pode sentir que está entrando em um território desconhecido ao explorar sua alma judaica, mas lembre-se: este é o propósito da descida de sua alma: tornar este mundo um lugar melhor.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

www.chabadmanaus.com