EINSTEIN COMPLETA 70 ANOS COMO 22º MELHOR HOSPITAL DO MUNDO E O PRIMEIRO COLOCADO NA AMÉRICA LATINA E NO HEMISTÉRIO SUL
First class seria pouco para descrever a recepção que o Hospital Israelita Albert Einstein promoveu em São Paulo para comemorar seus 70 anos – foi fundado em junho de 1955 – reunindo VIPS da comunidade científica, políticos e lideranças judaicas numa noite inesquecível. Aberta com coquetel e jantar impecáveis, foi seguida com a cerimônia oficial na qual várias pessoas foram homenageadas, e encerrada com atração musical.
“Esse é um marco que enaltece a relação tão profunda e benéfica da comunidade judaica com o Brasil, a partir de um feito, de uma construção que começou com um sonho, com um grupo de médicos visionários e que, desde então, tem impactado a vida de milhões de brasileiros. Muito obrigado a cada pessoa que fez e faz do Einstein, simplesmente, o Einstein!”, publicou nas redes sociais Sidney Klajner, presidente do hospital.
Assim também se manifestou Claudio Lottenberg, presidente do Conselho: “Celebramos ontem (01/07) o aniversário de 70 anos do @hosp_einstein ao lado de amigos, colaboradores e lideranças da sociedade e da comunidade judaica. Um momento para relembrar e se orgulhar de que, hoje, somos muito mais que um hospital. Somos um compromisso que atravessa gerações, unindo tradição e o propósito genuíno de servir aos nossos pacientes. Nossa história é feita de coragem, inquietude e paixão por evoluir, sem abrir mão da nossa essência, ética e busca por justiça social. Buscamos fazer sempre mais e melhor”.
Dentre as muitas autoridades que prestigiaram o evento estavam Gilberto Kassab (PSD), Secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, representando o Governador Tarcísio de Freitas, Ricardo Nunes, Prefeito da Cidade de São Paulo, Carla de Figueiredo Soares, Diretora-Presidente Interina da ANS, Romison Mota, Diretor-Presidente substituto da ANVISA, Rafael Erdreich – Cônsul-geral de Israel em SP, James Fellows, Cônsul-geral Adjunto Interino dos Estados Unidos em SP, Rasível dos Reis Santos Junior, Secretário de Estado da Saúde de Goiás, e Luiz Carlos Zamarco, Secretário Municipal da Saúde de SP. Destaque ainda para Marlene e Pedro Mangabeira, Samuel Szwarc, Jacques Cohen, Bruno Laskowsky, Renata e Deyvid Arazi, atual presidente da Hebraica de SP, Daniel Bialsky, Gaby Milevsky, Fernando Korkes, Juliana e Fernando Rosenthal, Moisés Cohen, Claudio Cernea e esposa, Jairo Tabacow Hidal e esposa, Wilson Nogueira Soares Jr., Dan Oizerovici, Claudia Laselva, Celso Lafer, Marcos Knobel, Vanessa e Paulo Rosenbaum.
E não é por acaso que o Einstein se tornou referência internacional em saúde e transformou a medicina no Brasil. Desde sua fundação e com seu espírito inovador inspirado em valores judaicos como refuá (saúde), chinuch (educação), tsedaká (justiça social) e mitzvá (boas ações), dentre outros feitos o Einstein foi o primeiro a realizar no Brasil a cirurgia robótica e o transplante de medula óssea, a adquirir um aparelho de ressonância magnética e a primeira organização privada a criar uma UTI. Toda essa visão de vanguarda lhe rendeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais como o Prêmio Valor Inovação em 2024, sendo, neste ano de 2025, reconhecido pelo ranking da revista Newsweek como o 22º melhor hospital do mundo e o primeiro colocado na América Latina e no Hemisfério Sul.
Atualmente o Einstein engloba um sistema de saúde com 84 unidades espalhadas pelo Brasil — sendo 32 delas no SUS e 14 na educação, administrando cinco hospitais públicos – em São Paulo, Goiás e Bahia –, além de gerenciar unidades básicas, UPAs, AMAs e CAPS.
Merece destaque também o trabalho social por meio do Voluntariado Einstein, que lidera iniciativas como o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) e tem na presidência Telma Sobolh, incansável e brilhante em suas iniciativas.
Se quiser saber mais, acesse : https://www.einstein.br/n/o-einstein/sobre/historia/70-anos
Crédito das fotos: Glorinha Cohen