DOZE MEMES E MEDITAÇÕES PARA A VERDADEIRA FELICIDADE .. PORQUE FELICIDADE É COISA SÉRIA – POR TZVI FREEMAN

A felicidade, escreve Maimônides, é uma ótima forma de servir ao seu Criador. Bem, essa é uma tradução. As palavras em hebraico são “avodah gedolah” — e isso também pode significar “enorme trabalho”.

Isso nos dá uma pista do que é a verdadeira felicidade. Felicidade real é ótima. É uma sensação ótima. Ela conecta você ao Criador Infinito do universo. Mas não é fácil. Se isso acontece fácil, não é real. Porque a verdadeira felicidade é um grande trabalho feito com amor.

Para ajudar você com esse parto, aqui está uma coleção de reflexões curtas, mas profundas, em sua maioria extraídas de conversas sobre o Rebe, sobre o que realmente significa ser realmente feliz.

Se você gosta, tente assinar o The Daily Dose of Wisdom. Você vai ficar feliz por ter feito isso.

1. Medo da felicidade

As pessoas têm medo da alegria. Eles têm medo de sair do controle e perder o controle. Essas pessoas não experimentaram a verdadeira alegria — a alegria que vem de fazer uma mitzvá com todo o coração. Onde há essa alegria, a Presença Divina pode entrar. Onde há essa alegria, não há buracos para cair, e todos os obstáculos evaporam no ar.

O grande cabalista, Rabino Yitzchak Luria, disse que os portões da sabedoria e da inspiração divina lhe foram abertos apenas como recompensa por sua alegria em cumprir uma mitzvá.

2. Apenas feliz

O Baal Shem Tov ensinou que a verdadeira felicidade é o caminho principal para Deus.

“Sirva a Deus com felicidade!” canta o Salmista. E o Baal Shem Tov explicou: “A própria felicidade é seu serviço a Deus.”


3. De repente feliz

Porque você não serviu a Deus seu Deus com alegria e alegria pela abundância de tudo. (Deuteronômio 28:47)

Imagine que você acabou de receber um tesouro contendo a maior parte da riqueza mundial. Imagine a emoção correndo pelas suas veias, a celebração que você faria. Essa é a alegria de uma única mitzvá. —Rabino Isaac Luria, o Ari.

4. Escolha o caminho alto

Dois rios te levam para casa: um flui com lágrimas amargas de remorso,
o outro com doces lágrimas de alegria.

Durante a maior parte do tempo, o principal caminho de viagem era o amargo. Só quando mergulhado nessas águas amargas você poderia se levantar para abraçar seu Deus com alegria.

Mas agora já experimentamos mais do que nossa dor farta. Aquilo que nosso povo sofreu em terras do outro lado do oceano purgou toda mancha, desbotou cada veste de nossas almas, nos refinou e nos elevou em alto.

Já choramos lágrimas amargas o suficiente. Agora é hora de voltar com alegria.

Maamar Margalia B’Fuma D’Rabba 5746. Bênção em Erev Yom Kippur 5750.


5. Trabalhando com o corpo

Antigamente, a alma lutava com o corpo, até que uma conquistava a outra pela força. Então o Baal Shem Tov veio e ensinou um novo caminho: o corpo também poderia passar a apreciar aquilo que a alma deseja.

No lugar da autoaflição e do jejum, o Baal Shem Tov mostrou a seus alunos o caminho da meditação e da alegria. Toda necessidade do corpo, ele ensinava, poderia fornecer um canal para levar a alma ao alto.

Hayom Yom, 28 de Shvat. 16 Tamuz 5716. Igrot Kodesh, vol. 6, página 157. Ibid, vol. 10, pág. 240.

6. A alegria quebra barreiras

Existem muitos tipos de barreiras:barreiras entre as pessoas. Barreiras que impedem você de fazer coisas boas. Barreiras da sua própria mente e suas próprias hesitações. Barreiras de dentro e barreiras de fora. Existem barreiras simplesmente porque você é um ser limitado.

A alegria derruba todas as barreiras.


7. A estratégia da felicidade

Aprenda a ser feliz e você encontrará motivos para comemorar.

Aproxime-se de uma montanha com alegria e você a escalará. Você vai derrubar todas as paredes, vai derreter cada coração de pedra.

Felicidade não é um resultado; É uma estratégia para a vida.


8. A felicidade máxima

A verdadeira felicidade é a maior forma de autossacrificio. Lá, nesse estado, não há senso de eu
— nem mesmo consciência de que você é feliz. A verdadeira felicidade está em algum lugar além do “saber”. Além de si mesmo. Ainda mais quando você traz alegria para os outros.

9. Abra bem

Você é filho do Céu. Qualquer bem que você seja capaz de receber é dado a você. Abra bem a boca.

10. Alegria infantil


Nosso estado natural, do jeito que Deus nos criou, é ser feliz. Observe uma criança e você vai ver.

11. Aperte forte

Carregando um fardo de culpa e inadequação, você não vai ficar muito feliz. E onde você pegou essa carga? De uma ilusão de que você foi feito para ser perfeito.

Se você fosse destinado a ser perfeito, sua alma teria permanecido em seu ventre celestial. Mas não, aqui está você na terra, uma alma divina que se infiltrou através da fronteira dos mundos, comprimida em um corpo de carne e sangue, lutando a cada dia com a bioquímica de um animal ereto, lutando para trazer um pouco de luz a um mundo frio e escuro, para extrair sequer um único momento de pura bondade da besta
— porque até um momento altruísta em toda uma vida faz tudo valer a pena.

De cada pequena vitória sua, o mundo se transforma. Os anjos celestiais brilham em admiração, pois isso é um feito que nem mesmo os mais altos deles conseguiriam alcançar.

O próprio Deus ri e diz: “Veja o que meu filho fez com o mundo que criei! Por isso, eu trouxe o universo à existência!”

Seja lá o que você conseguiu tirar do seu tempo na Terra, deixe suas preocupações de lado e valorize isso. Se Aquele que te fez celebrar, você também deveria.

12. Prazer em estar aqui

Antes do princípio, diz o Talmud, o Criador consultou cada uma de Suas criações. Ele perguntou: “Você gostaria de existir?”

Significado: Deus compartilha Seu deleite com cada uma de Suas criações. Assim como Ele se deleita em trazer cada uma de Suas criações à existência, cada criação também se deleita em ser exatamente o que é.

Acontece que todos na festa estão felizes. Então por que não estamos comemorando?


TZVI FREEMAN

Tzvi Freeman é o autor de Bringing Heaven Down to Earth e, mais recentemente, Wisdom to Heal the Earth . Assine The Daily Dose of Wisdom e Freeman Files para atualizações regulares.

Mais de Tzvi Freeman | RSS