PARE DE PROCRASTINAR E AJA! – HELENA GERENSTADT

HELENA GERENSTADT

Aja ao invés de adiar constantemente. Vença a procrastinação e descubra vantagens de um trabalho mais tranqüilo e organizado, com melhores resultados e menos stress e pressão, e assim se ganha em qualidade de vida.


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Nos anos 40, a tradicional loja de roupas do Rio de Janeiro tinha como slogan: “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, compra já”.

Procrastinar significa: “transferir para outro dia, adiar, delongar”, ou na língua coloquial, “empurrar com a barriga”, ”deixar para depois”.

Existem várias razões para que as pessoas procrastinem suas tarefas, deveres e responsabilidades, tanto no trabalho como na vida pessoal.

Quais são as justificativas? Normalmente são de níveis pessoais:

– Poderei fracassar e não conseguir realizar a tarefa a contento (acontece muito com os perfeccionistas)
– Não gosto de trabalhar sob pressão: vou esperar um momento mais tranqüilo;
– Tenho muitas coisas para fazer e este não é o momento adequado para realizar isso;
– Este trabalho é chato e tenho coisas mais agradáveis para fazer antes. É o mesmo raciocínio das crianças, que comem bifinho antes e deixam o espinafre para depois, na esperança de que as mães relaxem (ou desistam);
– Mas estão exigindo demais, não vou conseguir fazer (alguns estabelecem metas inatingíveis, para que este argumento possa ser usado);
– Vou driblar e tocar de leve até que meu chefe arranje alguém para fazê-lo;
– Realizar esta tarefa implica em mudanças e muitas pessoas poderão ser afetadas (logo, é melhor deixar como está…);

Estas e outras razões são usadas para justificarmos nossas procrastinações diárias. Existe até uma técnica consagrada na área: “Só existem dois tipos de assuntos: os impossíveis de serem resolvidos e aqueles que o tempo se encarrega de resolver”.

Considerando que não é bem isso que queremos, devemos montar uma estratégia para lidar com a procrastinação, que pode ser resumida numa palavra: vencê-la.

Algumas táticas que podem ser usadas:

– Fixe prazos para começar e acabar. Estabeleça dia e hora e persiga resultados.
– Pratique a prevenção. Antecipe-se aos fatos e prazos, estando pronto para alterar rumos e procedimentos se pressentir que algo pode dar errado à frente.
– Crie estímulos e recompense progressos, seus e dos outros. A procrastinação é psicológica, longa a vitória também será, diz Merril Douglas.
– Se suas tarefas são muito grandes, use a técnica do “queijo suíço”, de Alan Lakein: reparta, divida a tarefa grande em pequenas tarefas mais fáceis de serem realizadas e que consumam menos tempo, mas contribuam para o resultado final.
– Crie desafios pessoais e profissionais e meça seu desempenho. Ao invés de dizer “mas isto é muito complicado”, diga: “eu sou capaz de fazê-lo e bem”.
– Evite sobrecarga de trabalho e pilhas de assuntos acumulados para resolver. Realmente pode ser desanimador ver em sua mesa dois palmos de papéis a serem despachados (mas será que eles chegaram todos hoje ou você foi pacientemente deixando a pilha crescer dizendo: um dia eu resolvo tudo?)
– Faça algumas coisas chatas em primeiro lugar, ou seja, livre-se daquelas coisas que só de ouvir falar, você fica irritado. Tire-as da sua frente logo, mesmo que às vezes não sejam tão prioritárias. Elas o deixarão menos tenso e mais descansado para o restante.
– Não veja as coisas piores do que elas são, porque podem se tornar um mal incurável.
– Faça algo hoje. Já! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Todas as vontades que não são realizadas são vazias de resultados, como: amanhã começo, segunda-feira inicio o regime, mês que vem começo a ginástica.

– Aja ao invés de adiar constantemente. Vença a procrastinação e descubra vantagens de um trabalho mais tranqüilo e organizado, com melhores resultados e menos stress e pressão, e assim se ganha em qualidade de vida.


Helena Gerenstadt – É Historiadora, pesquisadora e atua como Terapeuta Holística. Saiba mais.

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