17º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SP

191_hebraica_1.1

Filmes sobre personalidades do mundo judaico e vida de descendentes de nazistas

após 2ª Guerra Mundial destacam 17º Festival de Cinema Judaico de São Paulo

· Na abertura do Festival será exibido “A Sorte em suas Mãos”, do argentino Daniel Burman, que marca a estreia do músico uruguaio Jorge Drexler como ator

· Mais de 30 produções estarão no circuito – destaque para a mostra “Cine Biografias”, com filmes sobre personalidades judaicas de diversas áreas, como “Sem Direção Para Casa”, sobre Bob Dylan, de Martin Scorsese

· O premiado alemão “Lore”, sobre a fuga de filhos de nazistas, mostra, junto com outros sete filmes, um lado pouco abordado da 2ª Guerra Mundial: as gerações pós Holocausto

O Festival de Cinema Judaico de São Paulo chega à sua 17ª edição, reunindo, de 6 a 11 de agosto de 2013, as melhores produções mundiais sobre o universo judaico. Serão exibidos mais de 30 filmes, entre documentários e obras de ficção de países como Alemanha, Argentina, Brasil, França, Holanda, Israel, República Tcheca, Rússia, Servia e Suécia, com destaque para a mostra “Cine Biografias”, que reúne nove filmes sobre personalidades judias de áreas como música, literatura, cinema e filosofia.

Pioneiro no gênero na América Latina, o Festival, organizado pela Hebraica São Paulo, será aberto ao público no dia 6 de agosto – dia 5, será o coquetel de abertura para convidados–, com a exibição da co-produção entre Brasil, Argentina e Espanha, “A Sorte em suas Mãos”, do aclamado diretor Daniel Burman, que conta com o uruguaio Jorge Drexler no elenco. Considerado um dos principais expoentes do cinema argentino, Daniel Burman é judeu, descendente de poloneses. Boa parte de sua obra é conhecida por remeter ao tema “família” de maneira autobiográfica, mostrando tradições e costumes que são um ponto comum nos lares judaicos. Entre os filmes de Burman que se destacam, estão “Abraços Partidos” (vencedor de dois Ursos de Prata de Berlim em 2003), “Ninho Vazio”, “Direito de Família” e “Dois Irmãos”.

Outro destaque do Festival é a mostra especial “Cine Biografias”, que exibirá nove filmes sobre as vidas de personalidades do mundo judaico de diferentes áreas, como música, literatura, cinema e filosofia. Entre os longa-metragens, está o episódio da série American Masters “Bob Dylan: Sem Direção Para Casa”, dirigido por Martin Scorsese. Outras personalidades que serão homenageadas são os atores Mel Brooks e Tony Curtis, o filósofo Yeshayahu Leibowitz, os compositores Doc Pomus e Serge Gainsbourg, o cantor Lou Reed e os escritores Arnošt Lustig e Sholem Aleichem.

191_hebraica_1.2

Tanto na mostra de ficção quanto na de documentários serão exibidos filmes sobre a vida dos filhos de nazistas pós 2ª Guerra Mundial, mostrando questões pouco abordadas sobre as gerações pós-guerra: fuga, preconceito e sentimentos como culpa e vergonha que perseguiram filhos, netos e outros familiares daqueles que eram membros do partido nazista. Destaque para o premiadíssimo “Lore”, sobre a fuga de uma jovem e seus irmãos após a prisão de seu pai, um oficial da polícia nazista, e para o documentário “As Crianças de Hitler”, sobre a vida dos descendentes de alguns dos mais poderosos líderes do regime. Outros filmes narram as gerações seguintes de sobreviventes do Holocausto, bem como o ponto de vista de crianças na época: “Süskind”, baseado na história real de Walter Süskind, judeu alemão que conseguiu salvar centenas de crianças holandesas dos campos de extermínio e “Nascido em Campo de Concentração”, documentário sobre a busca pela história do nascimento de Marika, que nasceu no campo de concentração de Kaufering são dois deles.

Com sete salas de exibição – Hebraica (duas salas), Cinemark Pátio Higienópolis, CineSesc, Centro de Cultura Judaica, Teatro Eva Herz e Museu da Imagem e do Som (MIS), a intensa programação do Festival mostra que o cinema judaico está além das obras de célebres diretores judeus, como Steven Spielberg, Woody Allen e Roman Polanski.


Serviço:

17º Festival de Cinema Judaico de São Paulo

Data: 6 a 11 de agosto

Programação completa no site www.fcjsp.com.br

Salas gratuitas: Teatro Anne Frank (Hebraica), Centro da Cultura Judaica, MIS e Teatro Eva Herz

Demais: Teatro Arthur Rubinstein (Hebraica),CineSesc, e Cinemark Higienópolis : R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia)

20
20