REVELANDO O OCULTO – DR. TALI LOEWENTHAL

tali


O Talmud também contém muitas estórias e comentários com profundo significado espiritual, expressando os ensinamentos ocultos da Torá, apesar disto não estar sempre aparente.

A Kabbalah, a dimensão oculta do ensinamento judaico, está na moda. Estrelas de cinema dizem que a estão estudando em Hollywood, ‘hippies’ israelenses a exploram nos cafés de Tel Aviv. Existem grupos de estudo ortodoxos que a apresentam. Em uma variedade de formas, a Kabbalah ou o ensinamento chassídico estão disponíveis na Internet. O que é isto?

A Torá não é unidimensional. Existe a Torá Revelada, externa, e também a Oculta, o aspecto interior da Torá. Os Sábios nos dizem que ambas estavam lá no Monte Sinai, onde a Torá foi entregue, como descrito na Parashá [1]. Vejamos como.

O que aconteceu no Sinai? Liderados por nosso grande mestre Moisés, todo o Povo Judeu se reuniu aos pés da bela montanha do Sinai. Tremendos acontecimentos antecederam este evento, incluindo as Pragas e a Abertura do Mar. Então, reunidos no deserto do Sinai, passaram-se vários dias durante os quais o Povo se preparou para uma experiência única.

Então, finalmente, aconteceu: houve fogo sobre a montanha, trovão e relâmpago, o som do Shofar. Era coisa do outro mundo. Foi a mais impressionante reunião visionária de toda uma nação com D’us que alguém poderia imaginar. O Zohar [2] diz que toda a existência, de repente, pareceu diferente: em qualquer direção que uma pessoa olhasse, eles podiam sentir estar ouvindo a energia Divina declarando ‘Eu sou D’us…’. De uma maravilhosa e indescritível forma, eles ouviram os Dez Mandamentos.

Os Sábios nos dizem que os detalhes do texto dos Dez Mandamentos nos dão uma dica sobre todas as 613 Mitzvot [Mandamentos] da Torá [3]. Moisés, depois, explicou estas Mitzvot ao Povo: todas as detalhadas leis da vida judaica. Estas constituem a Torá ‘revelada’, o ‘corpo’ da Torá. No Sinai, estas leis detalhadas não eram óbvias. Somente os Dez Mandamentos foram revelados.

Por outro lado, a experiência espiritual, a consciência da presença de D’us, a tremenda sensação de temor que todos sentiram, tudo está relacionado à dimensão oculta, à ‘alma’ da Torá. Este aspecto cabalístico-chassídico foi revelado abertamente no Sinai [4].

Através dos tempos, ambos aspectos da Torá foram transmitidos. A Torá revelada é a base da educação judaica básica. Estas leis, tais como as de como guardar o Shabat e as Festas, kashrut, leis do casamento e dos negócios, etc., são discutidas e explicadas na MishnáTalmud, Rambam e no ‘Código de Leis’.

Entretanto, o Talmud também contém muitas estórias e comentários com profundo significado espiritual, expressando os ensinamentos ocultos da Torá, apesar disto não estar sempre aparente. Há, também, uma versão mais intensa do misticismo judaico contido em livros como o Zohar. Isto não é para qualquer um. Sem a orientação adequada, pode-se entender mal sua mensagem. Por isso, por vários séculos, este tipo de estudo ficou restrito a somente uma pequena elite.

Entretanto, 250 anos atrás, o Baal Shem Tov, fundador do Chassidismo, declarou que o Povo Judeu precisa da força da dimensão oculta da Torá. Isto nos ajuda a aspirar aos valores centrais do Judaísmo tais como o verdadeiro amor a D’us e o amor ao próximo. Nós também precisamos da dimensão oculta para podermos apreciar a relevância e o significado pessoal e global de todas as leis ‘reveladas’ práticas da vida judaica.

Tanya do Rabbi Shneur Zalman, escrito por volta do ano 1800, traduzido para o inglês e para outros idiomas, e também outros livros disponíveis impressos e na Internet [5], nos ajudam a fazer contato com este importante aspecto do pensamento judaico. A dimensão oculta ajuda a cada um de nós como indivíduos a internalizar a inspiração da entrega da Torá no Monte Sinai.

Referências:

1. Shemot caps. 18-20.

2. Citado no Tanya I cap. 36.

3. Ver Rashi em Shemot 24:12.

4. Ver o Likkutei Sichot do Lubavitcher Rebbe, vol. l pp. 149-50.

5. Visitar o site http://www.chabad.org/library.


Dr. Tali Loewenthal, Diretor do Chabad Research Unit, Londres

Tradutor: Moishe (a.k.a. Maurício) Klajnberg

20
20