PERDOE PARA SER PERDOADO – RABINO ILAN STIEFELMANN

ILAN STIEFELMANN

“Guardar rancor de alguém equivale a permitir que esse alguém que você não gosta more dentro da sua cabeça, e ainda por cima sem pagar aluguel. Para que você precisa disso?”. 


196_HR_3O tema do Yom Kipur é o perdão. Todos sabem que nesse dia pedimos a D-us para nos perdoar, mas poucos têm em mente que se queremos que D-us nos desculpe, precisamos saber desculpar os outros.

Nesse dia somos todos agraciados com a capacidade de perdoar, e fazer uso dessa graça traz um beneficio incrível para qualquer um. De todas as Mitzvot, o perdão é uma das mais essenciais.

Uma vez escutei do famoso Rabino Dr. A. Twerski a seguinte frase: “Guardar rancor de alguém equivale a permitir que esse alguém que você não gosta more dentro da sua cabeça, e ainda por cima sem pagar aluguel. Para que você precisa disso?”.

Realmente, às vezes carregamos fardos de lembranças amargas e ressentimentos que não servem para nada. Eles só servem para criar barreiras entre nós e os outros. Imaginem a nossa sensação de alívio quando jogarmos fora todo esse peso morto que entope nossos corações e mente.

Se ao longo do dia de Yom Kipur tivermos sucesso em realizar essa limpeza, então ao final do jejum nos sentiremos muito mais leves do que quando começamos. Não só por termos ficado um dia inteiro sem comer. Sairemos à noite da sinagoga aliviados, pois teremos nos despojado de uma pesada carga de rancores.

Caros amigos, a vida é muito curta para se guardar rancores. Façamos neste dia um esforço genuíno para perdoar a todos com sinceridade! Gmar chatima tová! 


RABINO ILAN STIEFELMANN É DO LUBAVITCH COPACABANA.

 

20
20