EDUCADORA JUDIA BRASILEIRA RECEBE O COVENANT AWARD 2015

255_especial_2_1Sandra recebe o prêmio das mãos de Jordan Goodman

Três educadoras judaicas reconhecidas pela excelência do seu trabalho receberam em 8 de novembro, na cidade de Washington, o prestigioso prêmio oferecido pela Covenant Foundation. O Covenant Award é uma das mais conceituadas láureas na comunidade judaica e é concedido anualmente a três educadores após um rigoroso processo de seleção. Desde 1991, quando foi instituído, até agora, foram agraciados 75 educadores judaicos. Esta é a primeira vez que o prêmio Covenant Award é concedido a um brasileiro.: Dra. Sandra Ostrowicz Lilienthal, elaboradora de currículo e instrutora na Rose and Jack Orloff Central Agency for Jewish Education (Orloff CAJE), na Florida. As outras duas são Michelle Shapiro Abraham, diretora de desenvolvimento de programas para a Campanha de Engajamento da Juventude na Union for Reform Judaism, e Amy Meltzer, professora principal do jardim de infância na Lander-Grinspoon Academy, em Massachusetts.

A dedicação, inspiração e visão das ganhadoras foram valorizadas por centenas de especialistas da área, colegas, filantropos, alunos, familiares e amigos presentes ao jantar de entrega.

“A cada ano este evento especial nos dá a oportunidade de celebrar e louvar a excelência”, disse Eli Evans, presidente do conselho de administração da Covenant Foundation, em suas palavras introdutórias. “Estimulamos os educadores judaicos a sonharem além de suas salas de aula e utilizarem tais salas como laboratórios nos quais suas melhores ideias podem ser testadas e depois compartilhadas com o mundo exterior.”

A Covenant Foundation é um projeto filantrópico da família Crown, membros da qual — James Crown, Jordan Goodman e Sara Crown Star — entregaram o prêmio às três laureadas de 2015. Além do prestígio e do reconhecimento, elas e as instituições junto às quais exercem seu trabalho receberam um expressivo valor monetário.

Ao aceitar o Covenant Award das mãos de Jordan Goodman, Sandra Ostrowicz Lilienthal descreveu sua dedicação à causa da educação judaica de adultos e o lugar de destaque que a educação de adultos ocupa na escala da continuidade judaica e do crescimento comunitário.

255_especial_2_2Discurso de agradecimento ao receber o Covenant Award

“A educação judaica é um trabalho sagrado”, disse ela. “Tenho o privilégio de trabalhar com pessoas que, já adultas, sentiram que algo estava faltando em sua vida, pessoas que estão em busca de um sentido e de respostas às perguntas difíceis da vida, pessoas que querem se tornar parte integrante e ativa dessa corrente de tradição. Eu me identifico com isto, porque só adquiri educação judaica quando adulta.”

E continuou: “Alunos adultos compreendem que, se conhecem um alef, eles têm a obrigação de ensinar um alef. Eles se tornam modelos de comportamento para seus amigos, cônjuges, filhos e netos. Eles promovem o envolvimento intergeracional e contribuem para a construção do futuro judaico.”

Filiada desde 2006 à Orloff CAJE, Sandra transformou a agência, seu impacto educacional e a face da educação judaica de adultos na região em que atua e muito além. Isto ela realizou não só por meio de sua dedicação ao ensino e aos seus alunos, como também pela criação e utilização de novos currículos e abordagens que alimentam o desenvolvimento pessoal e comunitário através de conhecimento e perspectiva judaicos.

Um instrumento de fundamental importância em sua “caixa de ferramentas” é o currículo Pillars of Judaism que ela projetou e implementou, composto de quatro módulos e com duração de 50 sessões. A profundidade e o sucesso do curso conquistaram reconhecimento em âmbito nacional e despertaram o interesse de outras agências educacionais judaicas, à medida em que as pesquisas indicam que o currículo gera nos alunos uma identidade judaica mais forte e vivências judaicas mais significativas.

Além de seu vínculo com a Orloff CAJE, onde também criou material para os cursos do programa Midrasha Graduate, a Dra. Lilienthal é professora adjunta no Gratz College e instrutora do Florence Melton School of Adult Jewish Learning.

“Sou eternamente grata por esta oportunidade e pelo que resultará dela”, disse Sandra. “Farei tudo ao meu alcance para continuar sendo merecedora deste prêmio e para inspirar as gerações mais jovens a se juntarem às nossas fileiras.”

20
20