EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Sérgio Kulikovsky, Dora Lucia Brenner, Jaime Samuel Benchimol, rabino Michel Schlesinger, tenente Israel Rosenthal, Carlos Reiss, Gustavo Krause, Jayme Blay, Ramiro Becker, Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil, Hermano Wrobel, Maria Luiza Tucci Carneiro, Enio Berwanger, Marcio Pitliuk, Caio Cobra, Avi Kluger e Ilko Minev, dentre outros.


CIP ELEGE NOVA DIRETORIA

242_first_1_1

Sérgio Kulikovsky (na foto com a esposa Tatiana) foi reeleito presidente da Congregação Israelita Paulista para o biênio 2015/2017. Ele tem como seus vices: Dora Lucia Brenner (vice-presidente sênior); Marcos Alberto Lederman (vice-presidente ação social); Flavio Levi Moreira (vice-presidente administrativo financeiro) e Tatiana Heilbut Kulikovsky (vice-presidente institucional). Os demais diretores são: Andrea Steuer Zago Kulikovsky (ensino); Carlos Max Manasse Baruch (administrativo); Laura Feldman (comunicação e marketing); Lorena Quiroga (eventos); Luciana Mautner (Lar das Crianças); Lucio Di Domenico (musical); Reinaldo Goldbach (patrimônio); Renato Sacerdote –Ganso (juventude) e Mário Bohm (culto). O presidente do Conselho Deliberativo (2015 A 2019) é Luiz Eduardo Gross.


JAIME BENCHIMOL RECEBE A MEDALHA DO MÉRITO INDUSTRIAL DA FIEAM

242_first_1_2

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em solenidade no dia 22, às 20 horas, no Clube do Trabalhador, outorgou Medalha do Mérito Industrial a Jaime Samuel Benchimol, diretor presidente do grupo Bemol e Fogás, e membro de nossa Comunidade.

No evento também foram homenageados ChunJae Lee, Industrial do Ano 2015, Jorge Carlos Seco Neves, o Microindustrial do Ano, a Recofarma Indústria do Amazonas, Empresa Exportadora de 2014, e o deputado estadual Serafim Fernandes Corrêa, também pelo Mérito Industrial.


RABINO SCHLESINGER LANÇA PROJETO PARA AJUDAR JOVENS NA ESCOLHA DA CARREIRA

242_first_1_3

O Projeto Profissão Debate tem como objetivo abrir novo espaço para jovens entre 20 a 35 anos aprimorarem seus conhecimentos sobre profissão, mercado de trabalho e atuais desafios de sua área. Os encontros serão mensais e a ideia é trazer profissionais de diferentes áreas para falar sobre suas experiências, trajetória e desafios profissionais. O primeiro deles foi o jornalista, ator e apresentador de TV, Serginho Groisman, no último dia 27.

“O objetivo também é fazer deste espaço uma oportunidade de se estabelecer novas relações profissionais (networking) e que ele se transforme num referencial para jovens judeus”. diz Michel Schlesinger”. Inscrições no site www.cip.org.br


TENENTE ISRAEL ROSENTHAL RECEBE DIPLOMA DE AGRADECIMENTO

242_first_1_4

Em formatura realizada em 27 maio no CML – Comando Militar do Leste, no Palácio Duque de Caxias, veteranos e dirigentes de associações receberam diplomas de agradecimento pela colaboração prestada às comemorações alusivas aos setenta anos da participação da FEB na II Guerra Mundial. Um dos 12 contemplados foi o veterano Tenente Israel Rosenthal, 94 anos (na foto com o Comandante Militar do Leste, General Fernando Azevedo e Silva).


NOVO SITE DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA FOCA VIDA E MEMÓRIA

242_first_1_5

“Por toda a vida vamos lembrar”. Este é o conceito do novo site do Museu do Holocausto de Curitiba. De acordo com o coordenador-geral, Carlos Reiss, o foco é vida do indivíduo, a transmissão de histórias pessoais e suas lições de resistência, respeito e tolerância. “O novo site chega como uma ferramenta poderosa que ajudará a educar as futuras gerações contra o ódio, o racismo e a intolerância”, afirmou.

O endereço continua o mesmo: www.museudoholocausto.org.br. Entre os destaques, a visita virtual e um sistema de agendamento automático para visitas individuais, de grupos ou para estudantes. Familiares de vítimas e pessoas que tenham documentos e desejarem doar ou ceder ao Museu podem acessar no site os procedimentos. A instituição possui também um projeto de registro de histórias pessoais de sobreviventes que chegaram ao Brasil. O museu é o único espaço no país que uniu os eixos de educação, memória e pesquisa com uma proposta museológica para o trabalho sobre o Holocausto. Subordinado à Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, é presidido por Miguel Krigsner e foi inaugurado em novembro de 2011. Semanalmente, recebe cerca de 700 visitantes, a maioria de alunos de escolas públicas e particulares.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL ABRE ESCRITÓRIO NO RECIFE

242_first_1_6Ângelo de Mello, Flavio Kreimer, Gustavo Krause, Jayme Blay, Ramiro Becker, Samy Charifker, Boris Berestein. Foto: Cambici

A Câmara Brasil Israel de Indústria e Comércio (Cambici) abriu no Recife um novo escritório, para ampliar a participação do Nordeste nos negócios entre os dois países. A Cambici atua no País há 50 anos, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. No evento, o presidente nacional da Câmara, Jayme Blay, e o diretor regional, Ramiro Becker, receberam empresários e lideranças políticas, como o ex-ministro e ex-governador de Pernambuco Gustavo Krause, diretor da nova entidade. Também fazem parte da diretoria regional: Ramiro Becker, Samy Charifker, Boris Berestein, Ângelo de Mello, Flavio Kraimer.


TUCCI CARNEIRO LANÇA “DEZ MITOS SOBRE OS JUDEUS” EM BRASÍLIA

242_first_1_7Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil, Hermano Wrobel e Maria Luiza Tucci Carneiro.

Com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro lançou na Livraria Cultura, em Brasília, seu livro “Dez Mitos Sobre os Judeus”, em que analisa os mitos mais populares sobre os judeus e que contribuem para a persistência do antissemitismo. O livro já foi lançado em outras capitais brasileiras e está previsto também para outros países, como Alemanha e Espanha. Para Hermano Wrobel, presidente da Acib – Associação Cultural Israelita de Brasília -, o livro “nos dá subsídio para que possamos eliminar a falta de conhecimento do que é o judaísmo. Muitas vezes o próprio judeu não tem muito esse conhecimento”.

Antes do lançamento do livro, Maria Luíza Tucci Carneiro foi recebida para almoço pela embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann. Estiveram presentes os embaixadores de Israel, Reda Mansour, da Armênia, Ashot Galoyan, e da Hungria, Norbert Konkoly; o presidente da Acib, Hermano Wrobel e a ex-presidente Vivienne Landwehr; Sérgio Napchan, Sérgio Malberguier e Alon Feuerwerker, representando a Conib; Bernardo Pablo Sukiennik, da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil; Iradj Eghrari, pela Sociedade Bahá’í; e membros da comunidade judaica de Brasília.


DOCUMENTÁRIO ”SOBREVIVI AO HOLOCAUSTO” RECEBE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA

242_first_1_8

O documentário “Sobrevivi ao Holocausto” foi premiado pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) com o troféu de melhor direção de fotografia (na categoria documentário). O filme, dirigido por Marcio Pitliuk e Caio Cobra e com fotografia de Enio Berwanger (foto), foi lançado em agosto de 2014 após filmagens em mais de 15 cidades de países como Polônia, Áustria, Itália, França e Brasil. O documentário conta a história de Julio Gartner e sua vida em Cracóvia, cidade onde viveu em companhia dos pais até os 15 anos, quando a Alemanha invadiu a Polônia e expulsou os judeus.


BERLIM SEDIA MACABÍADA EUROPEIA

242_first_1_9

Os “Jogos Macabeus Europeus”, maior competição esportiva judaica no continente, serão realizados pela primeira vez em Berlim. Cerca de 2.000 atletas competirão em 24 modalidades no Olympiapark, de 27 julho a 05 de agosto. No mesmo Estádio Olímpico, em 1936, Hitler viu o norte-americano Jesse Owens, negro, vencer os 100m rasos e deixou o estádio antes de cumprimentá-lo. Alon Meyer, presidente do Macabi Alemanha, considera que “há um simbolismo poderoso em promover o maior evento esportivo judaico no local das atrocidades nazistas”. Os Jogos Macabeus Europeus foram realizados pela primeira vez em Praga, em 1929. Após o Holocausto, retornaram em 1959, em Copenhague. A Macabíada Mundial é realizada a cada quatro anos em Israel. A versão europeia, assim como a pan-americana, ocorre entre os jogos internacionais.


NA BERLINDA

MORÉ VENTURA EM MANAUS – O morê Gilberto Ventura esteve em Manaus no último final de semana (30 de maio) para participar com a comunidade de alguns eventos que focam principalmente no Judaísmo contemporâneo. Rabino formado em Jerusalém na Yeshivá Or Nissim, Gilberto Ventura é professor, ativista social e compositor.


SINAGOGA EDMOND J. SAFRA SERÁ INAUGURADA EM AGOSTO NO RJ – A Sinagoga Edmond J. Safra, que vai ser inaugurada no dia 09 de agosto, em Ipanema/RJ, será dirigida pelo rabino Gabriel Aboutboul. O prédio tem 1800 m² de área construída, 440 lugares, mikve, salão de festas, espaço para crianças e centro de estudo. A fachada foi construída com pedras de Jerusalém.


SHABAT COM POESIA EM SANTOS – Em comemoração ao mês das mães a Sinagoga Beit Jacob, em Santos, promoveu um Shabat especial com a apresentação da poetisa Lenita Damy. Dona de uma simpatia incomparável, Lenita declamou sobre a difícil e importante tarefa de ser mãe. Para o presidente da sinagoga, Jaques Zonis, nada mais justo do que homenagear “aquelas que nos ensinam e nunca nos desamparam, sempre dedicando amor incondicional”, disse.


DIRETOR DA UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM VISITA SÃO PAULO – A convite da Sociedade Amigos Brasileiros da Universidade Hebraica de Jerusalém, o diretor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Avi Kluger esteve em São Paulo entre os dias 18 e 20 de maio para ministrar workshops para líderes comunitários, empresários e universitários. Kluger deu palestras e workshops no Insper, na Faculdade Getúlio Vargas e na FAAP. Um dos pontos altos de sua visita a São Paulo aconteceu durante encontro na Accenture, que contou com uma plateia participativa e identificada com o trabalho do professor, solicitando seu imediato retorno ao Brasil para novo encontro.


ILKO MINEV LANÇOU LIVRO EM MANAUS – Denominado “A filha dos rios” , o livro de Ilko Minev foi lançado no último dia 28 de maio no Bemol do Shopping Manaura, em Manaus/AM, pela Livros de Safra, selo Virgiliae.

20
20