AS EXPOSIÇÕES IMPERDÍVEIS DURANTE O OUTONO-INVERNO NA FRANÇA‏

Cultura e patrimônio são celebrados por toda a parte na França. Anualmente, museus e monumentos colocam sob os holofotes artistas, obras, movimentos artísticos e personagens, através de exposições temporárias excepcionais. Uma oportunidade única para descobrir as diferentes regiões francesas. Segue uma seleção das exposições que você não pode perder neste outono-inverno em sua estadia na França.


NO CARRIÈRES DE LUMIÈRES, EM PROVENCE – ATÉ O DIA 3 DE JANEIRO DE 2016 : “MICHELANGELO, LEONARDO DA VINCI, RAFAEL. OS GIGANTES DO RENASCIMENTO”

251_viver_1

Como a cada ano, o Carrières de Lumières, em Baux-de-Provence, dedica um espetáculo multimídia a um artista ou a um grupo de artistas. Em 2015, fazendo alusão ao 500o aniversário da chegada do rei François I (ou Francisco I), o Renascimento é colocado em foco neste espetáculo.

www.carrieres-lumieres.com


NO PALÁCIO DAS BELAS ARTES DE LILLE – ATÉ O DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2016 : “ALEGRIA DE VIVER”

251_viver_1.2

O evento principal da nova edição do lille3000, a exposição “Joie de vivre” aborda todas as épocas e todas as modalidades de expressão, afim de mostrar como a arte desempenhou um papel importante ao longo da história na representação da felicidade.

www.pba-lille.fr


NO MUCEM, EM MARSEILLE – DO DIA 4 DE NOVEMBRO DE 2015 AO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2016 : “EU GOSTO DOS PANORAMAS”

A exposição propõe uma reflexão sobre a construção do olhar e das imagens através dos panoramas e estuda, de forma ampla, a questão da apropriação da paisagem em suas múltiplas dimensões.

www.mucem.org


NO MUSÉE LAM, EM LILLE – DO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2016 AO DIA 5 DE JUNHO DE 2016: “AMEDEO MODIGLIANI. UMA RETROSPECTIVA”

Em uma colaboração com a Reunião dos museus nacionais, o LaM apresenta, na primavera de 2016, uma retrospectiva excepcional consagrada à obra de Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano, detentor de uma carreira ao mesmo tempo breve e frutífera.
Uma centena de pinturas e desenhos do artista estarão presentes, ao lado de obras de Constantin Brancusi, Pablo Picasso, Jacques Lipchitz, Chaïm Soutine, Moïse Kisling, Henri Laurens, André Derain…

www.musee-lam.fr


EXPOSIÇÕES EM PARIS

NO MUSEU NACIONAL PICASSO-PARIS – DE 20 DE OUTUBRO 2015 A 31 DE JANEIRO 2016: “¡ PICASSO !”

251_viver_1.4

No coração da Paris histórica, no bairro do Marais, o Hotel Salé recebe o Museu Nacional Picasso-Paris, completamente reestruturado e ampliado, em sua exuberante arquitetura do século XVII. O museu celebra seu 30o aniversário com a exposição ¡ Picasso !, que elucida o processo criativo do artista e permite um estudo de Picasso enquanto figura pública, além de desvendar as ligações íntimas do artista com os seus próximos.

www.museepicassoparis.fr


NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE PARIS – ATÉ O DIA 7 DE FEVEREIRO DE 2016 : “WARHOL UNLIMITED”

251_viver_1.3

Na ocasião da primeira apresentação na Europa dos Shadows (1978-79) em sua totalidade, o Museu de Arte Moderna de Paris consagra uma exposição excepcional a Andy Warhol (1928-1987). Com mais de 200 obras, a exposição destaca o caráter serial da obra de Warhol, aspecto central de seu trabalho, e a capacidade do artista de repensar os princípios da exposição.

www.mam.paris.fr/en/expositions/exposition-warhol


NA FILARMÔNICA DE PARIS – ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2016: “MARC CHAGALL, O TRIUMFO DA MÚSICA”

A exposição oferece um panorama da arte do retrato na pintura florentina do século XVI, através de seus temas e mutações estilísticas. Obras-primas de artistas italianos do Século de Ouro como Bronzino, Salviati, PontormoeAllori, serão exibidas graças a uma parceria especial com os museus de Florença.

www.philharmoniedeparis.fr/fr/musee-expositions/expositions


NO INSTITUTO DO MUNDO ÁRABE – ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2016 : “OSÍRIS, MISTÉRIOS SUBMERSOS DO EGITO”

O Institut du Monde Araberecebe a notável exposição “Osiris, mistérios submersos do Egito”, que desvenda 250 objetos que resultam de 7 anos de buscas submarinas comandadas pelo arqueólogo Franck Goddio, além de cerca de 40 obras provenientes de museus de Cairo e Alexandria, sendo que algumas estão saindo do Egito pela primeira vez. Estas descobertas de importância histórica fora do comum permitem a retomada de um dos mitos fundadores da civilização egípcia: “Os mistérios de Osíris”

www.imarabe.org/exposition/osiris-mysteres-engloutis-d-egypte


NO MUSEU DO LOUVRE – ATÉ O DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2015 : “A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA, REDESCOBRINDO UMA OBRA-PRIMA”

A silhueta espetacular da Victoire de Samothrace,uma das obras mais célebres do museu do Louvre, é colocada novamente em exposição desde julho de 2014, após quase um ano de restauração. A exposição revisita o lugar de origem do monumento, a ilha grega de Samotrácia, e busca explicar, através das sucessivas expedições arqueológicas de 1863 aos dias de hoje, a gênese desta obra prima da Antiguidade.

http://www.louvre.fr/expositions/la-victoire-de-samothraceredecouvrir-un-chef-d-oeuvre


 

Fonte : Atout France – Brasil – www.rendezvousenfrance.com