AS EXPOSIÇÕES IMPERDÍVEIS DURANTE O OUTONO-INVERNO NA FRANÇA
Cultura e patrimônio são celebrados por toda a parte na França. Anualmente, museus e monumentos colocam sob os holofotes artistas, obras, movimentos artísticos e personagens, através de exposições temporárias excepcionais. Uma oportunidade única para descobrir as diferentes regiões francesas. Segue uma seleção das exposições que você não pode perder neste outono-inverno em sua estadia na França.
NO CARRIÈRES DE LUMIÈRES, EM PROVENCE – ATÉ O DIA 3 DE JANEIRO DE 2016 : “MICHELANGELO, LEONARDO DA VINCI, RAFAEL. OS GIGANTES DO RENASCIMENTO”
Como a cada ano, o Carrières de Lumières, em Baux-de-Provence, dedica um espetáculo multimídia a um artista ou a um grupo de artistas. Em 2015, fazendo alusão ao 500o aniversário da chegada do rei François I (ou Francisco I), o Renascimento é colocado em foco neste espetáculo.
NO PALÁCIO DAS BELAS ARTES DE LILLE – ATÉ O DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2016 : “ALEGRIA DE VIVER”
O evento principal da nova edição do lille3000, a exposição “Joie de vivre” aborda todas as épocas e todas as modalidades de expressão, afim de mostrar como a arte desempenhou um papel importante ao longo da história na representação da felicidade.
NO MUCEM, EM MARSEILLE – DO DIA 4 DE NOVEMBRO DE 2015 AO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2016 : “EU GOSTO DOS PANORAMAS”
A exposição propõe uma reflexão sobre a construção do olhar e das imagens através dos panoramas e estuda, de forma ampla, a questão da apropriação da paisagem em suas múltiplas dimensões.
NO MUSÉE LAM, EM LILLE – DO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2016 AO DIA 5 DE JUNHO DE 2016: “AMEDEO MODIGLIANI. UMA RETROSPECTIVA”
Em uma colaboração com a Reunião dos museus nacionais, o LaM apresenta, na primavera de 2016, uma retrospectiva excepcional consagrada à obra de Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano, detentor de uma carreira ao mesmo tempo breve e frutífera.
Uma centena de pinturas e desenhos do artista estarão presentes, ao lado de obras de Constantin Brancusi, Pablo Picasso, Jacques Lipchitz, Chaïm Soutine, Moïse Kisling, Henri Laurens, André Derain…
EXPOSIÇÕES EM PARIS
NO MUSEU NACIONAL PICASSO-PARIS – DE 20 DE OUTUBRO 2015 A 31 DE JANEIRO 2016: “¡ PICASSO !”
No coração da Paris histórica, no bairro do Marais, o Hotel Salé recebe o Museu Nacional Picasso-Paris, completamente reestruturado e ampliado, em sua exuberante arquitetura do século XVII. O museu celebra seu 30o aniversário com a exposição ¡ Picasso !, que elucida o processo criativo do artista e permite um estudo de Picasso enquanto figura pública, além de desvendar as ligações íntimas do artista com os seus próximos.
NO MUSEU DE ARTE MODERNA DE PARIS – ATÉ O DIA 7 DE FEVEREIRO DE 2016 : “WARHOL UNLIMITED”
Na ocasião da primeira apresentação na Europa dos Shadows (1978-79) em sua totalidade, o Museu de Arte Moderna de Paris consagra uma exposição excepcional a Andy Warhol (1928-1987). Com mais de 200 obras, a exposição destaca o caráter serial da obra de Warhol, aspecto central de seu trabalho, e a capacidade do artista de repensar os princípios da exposição.
www.mam.paris.fr/en/expositions/exposition-warhol
NA FILARMÔNICA DE PARIS – ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2016: “MARC CHAGALL, O TRIUMFO DA MÚSICA”
A exposição oferece um panorama da arte do retrato na pintura florentina do século XVI, através de seus temas e mutações estilísticas. Obras-primas de artistas italianos do Século de Ouro como Bronzino, Salviati, PontormoeAllori, serão exibidas graças a uma parceria especial com os museus de Florença.
www.philharmoniedeparis.fr/fr/musee-expositions/expositions
NO INSTITUTO DO MUNDO ÁRABE – ATÉ O DIA 31 DE JANEIRO DE 2016 : “OSÍRIS, MISTÉRIOS SUBMERSOS DO EGITO”
O Institut du Monde Araberecebe a notável exposição “Osiris, mistérios submersos do Egito”, que desvenda 250 objetos que resultam de 7 anos de buscas submarinas comandadas pelo arqueólogo Franck Goddio, além de cerca de 40 obras provenientes de museus de Cairo e Alexandria, sendo que algumas estão saindo do Egito pela primeira vez. Estas descobertas de importância histórica fora do comum permitem a retomada de um dos mitos fundadores da civilização egípcia: “Os mistérios de Osíris”
www.imarabe.org/exposition/osiris-mysteres-engloutis-d-egypte
NO MUSEU DO LOUVRE – ATÉ O DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2015 : “A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA, REDESCOBRINDO UMA OBRA-PRIMA”
A silhueta espetacular da Victoire de Samothrace,uma das obras mais célebres do museu do Louvre, é colocada novamente em exposição desde julho de 2014, após quase um ano de restauração. A exposição revisita o lugar de origem do monumento, a ilha grega de Samotrácia, e busca explicar, através das sucessivas expedições arqueológicas de 1863 aos dias de hoje, a gênese desta obra prima da Antiguidade.
http://www.louvre.fr/expositions/la-victoire-de-samothraceredecouvrir-un-chef-d-oeuvre
Fonte : Atout France – Brasil – www.rendezvousenfrance.com