EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…
E faz acontecer, como o Governador Geraldo Alckmin, o Secretário Estadual Floriano Pesaro, o Senador José Serra, o cônsul de Israel Yoel Barnea, Eduardo El Kobbi , Celso Lafer, Rabino Michel Schlesinger, Ivo Herzog, Sonia Groisman, João Doria, Jayme Blay, David Rothschild, Chella Safra, Jack Terpins, Claudio Epelman, Dr. Simão Arão Pecher, Leslie Marko e Rony Vainzof, dentre outros.
PRESENÇAS ILUSTRES NA NOITE DE GALA DOS 100 ANOS DA UNIBES
O governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro e o Senador José Serra foram algumas das presenças ilustres na Noite de Gala promovida pela Unibes na Estação Júlio Prestes, em São Paulo, em comemoração aos seus 100 anos.
CÔNSUL DE ISRAEL VISITA O KKL BRASIL E RELATA PRINCIPAIS PROBELMAS QUE ATINGEM O ESTADO JUDEU
O cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, e o vice cônsul, Fares Saeb, visitaram a Sede do KKL Brasil, onde foram recebidos pelo presidente Eduardo El Kobbi e o diretor Marcelo Schapo. Barnea aproveitou a reunião de diretoria para traçar um panorama do cenário atual em Israel, destacando os principais problemas que atingem o país atualmente, entre eles, as relações com o Irã, país que é uma ameaça nuclear e prega a destruição do Estado Judeu, a atual onda de violência que atinge Israel e o problema Palestino, que envolve várias questões, como a divisão de Jerusalém, que é a capital espiritual do Povo Judeu, a delimitação das fronteiras, no caso da solução de dois Estados para dois povos e o problema dos refugiados palestinos. O cônsul também falou sobre o crescimento do antissemitismo, as relações com os Estados Unidos e a campanha internacional BDS, de boicote a Israel.
“Israel é muito mais do que apenas o conflito. É um país que tem se destacado mundialmente por seus avanços na saúde, educação, tecnologia, e agricultura e que compartilha suas realizações com países em situação de menor desenvolvimento. Queremos uma paz genuína, que seja boa para nós e para os nossos vizinhos. Quando uma mãe perde um filho em uma guerra, a dor é a mesma, seja ela judia ou palestina”, finalizou o cônsul.
CELSO LAFER RECEBE O PRÊMIO PROFESSOR EMÉRITO 2015
O professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da FAPESP de 2008 a setembro de 2015, Celso Lafer, recebeu no dia 15 de outubro o prêmio Professor Emérito 2015 – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido anualmente a personalidades de destaque na educação brasileira.O prêmio é promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, e é concedido desde 1997. O homenageado é escolhido a partir de uma lista de nomes sugeridos num processo aberto, do qual participam conselheiros do CIEE, laureados em anos anteriores, pesquisadores e empresários. Lafer foi saudado na cerimônia pelo físico e professor José Goldemberg, premiado no ano passado e que o sucedeu na Presidência da FAPESP. “Educação, no sentido mais geral da palavra, significa preparar as pessoas para o mundo, ou seja, conduzi-las para fora de si mesmas. Isso, a meu ver, é que Celso Lafer fez em toda a sua vida”.
ATO INTER-RELIGIOSO NA CATEDRAL DA SÉ HOMENAGEIA VLADIMIR HERZOG
Rabino Michel Schlesinger e Ivo Herzog. Foto: Luciney Martins
Um ato inter-religioso na Catedral e na Praça da Sé lembrou no domingo, 25 de outubro, em São Paulo, os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog. A Conib foi representada por Fernando Lottenberg, presidente; Eduardo Wurzmann e Sergio Napchan, integrantes da diretoria. Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, rezou o kadish [oração para os mortos]. O chazan [cantor litúrgico] Dani Markus, entoou trecho do Salmo 34, seguido da canção “Al Kol Eleh” [“Por tudo isso’], de Naomi Shemer. A viúva Clarice Herzog disse que seu sentimento é de vitória da sociedade. “A dor, a revolta, o ódio que senti me mobilizaram. Eu tinha que fazer alguma coisa, tinha que provar que o Vlado havia sido assassinado e consegui fazer isso”, declarou à Rede Brasil Atual.
CIRURGIÃ-DENTISTA SONIA GROISMAN ELEITA REPRESENTANTE DA AMERICA LATINA NA IADR
Prêmio Tony Volpe Guia da Global Child Dental Foundation
A respeitada International Association for Dental Research (IADR) – Associação Internacional para a Pesquisa Odontológica – elegeu a profa. Dra. Sonia Groisman, do Rio de Janeiro, como sua representante para a América Latina para o Grupo de Pesquisa de Desigualdades de Saúde Bucal. Ela é uma das cirurgiãs-dentistas mais capacitadas e em projeção no cenário internacional . Pesquisadora na área de Saúde Pública, Sonia Groisman é professora doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Periodontia, Radiologia e Saúde Pública e pós-graduação na Lund University – Malmo (Suécia). Também na área internacional, ela é membro do Grupo de Saúde Oral da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública e recebeu, neste ano, duas importantes indicações no setor em que atua, tendo o reconhecimento como Senior Dental Leadership 2015, em Boston (EUA), e vencedora do Tony Volpe, 2015-Winner Prize (Estados Unidos-http://www.gcdfund.org/communications).
JOÃO DORIA DESTACA SEU APRENDIZADO COM ISRAEL EM EVENTO DA CAMBICI
O jornalista e publicitário João Doria (na foto com Jayme Blay) participou da palestra “Como transformar adversidade em oportunidade”, para convidados da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, que ocorreu em 16 de outubro no clube A Hebraica-SP. No evento, além de avaliar o momento atual do país, Doria também destacou sua longa convivência com a comunidade judaica e de como sua viagem para Israel, realizada em parceria com a Câmara, lhe trouxe grande aprendizado.“A comunidade judaica é um exemplo de trabalho, dedicação, perseverança e união, ela sabe fazer cidadania e construir a sua grandeza com a sua história e a sua visão de longo prazo”, afirmou.
DE TUDO UM POUCO
– DIRETOR DO CENTRO DE NANOTECNOLOGIA DA UHJ E AS NOVIDADES QUE VÃO IMPACTAR NO FUTURO DA HUMANIDADE – A nanotecnologia promete ser a grande revolução do século XXI, com soluções para diversos desafios da humanidade através do desenvolvimento de fontes de energia alternativas, novas tecnologias para o meio ambiente e a medicina personalizada, além de materiais inteligentes. Para detalhar os últimos avanços que vem sendo realizados nesta área, o grupo de Amigos da UHJ no Brasil e a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Industria realizaram um encontro do professor Uriel Levy, diretor do Centro de Nanotecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, com um grupo de jovens investidores e empreendedores. Segundo o professor Levy, “o princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos e ela está presente em diversos componentes eletrônicos e itens de alta tecnologia podendo ser utilizada nos campos da energia, meio ambiente, saúde, comunicação e segurança, entre outros”.
– DELEGAÇÃO DO CONGRESSO JUDAICO MUNDIAL FOI RECEBIDA PELO PAPA FRANCISCO – Ao completar 50 anos de Nostra Aetate, a Declaração do Concílio Vaticano II , que em 28 de outubro de 1965 modificou a relação da Igreja com outras religiões não cristãs, o Papa Francisco recebeu a maior delegação de judeus do mundo no Vaticano. Em 28 de outubro, o presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, junto com o presidente de da Junta Diretiva, a tesoureira da Organização, David Rothschild e Chella Safra, respectivamente, mais o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins e seu diretor executivo, Claudio Epelman, foram recebidos em uma audiência privada pelo Papa Francisco na Residência de Santa Marta.
– MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS – Numa iniciativa do Vereador Isaac Tayah, o professor Doutor Simão Arão Pecher será homenageado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus no dia 18 de novembro de 2015, ás 10h, no Plenário Adriano Jorge, Paço Municipal dos Manáos, na Rua Padre Agostinho Caballero Martin, n. 850, Bairro São Raimundo.
– LESLIE MARKO RECEBE PRÊMIO DESTAQUE MIGRANTES LATINO-AMERICANOS – Leslie Marko, pesquisadora do Arqshoah do LEER/USP, recebe dia 21 de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo, o Prêmio Destaque Migrantes Latino-Americanos. O prêmio visa reconhecer as contribuições relevantes dos imigrantes de países da América Latina ao desenvolvimento econômico, cultural, social e humano de São Paulo. As peças teatrais de Leslie têm se destacado como um libelo contra a intolerância e o racismo. O Núcleo de Estudos Arqshoah do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) da USP reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de reconstituir a a trajetória de vida dos sobreviventes do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo radicados no Brasil entre 1933-1960. Surgiu em 2006, com o objetivo de identificar, digitalizar e arquivar a documentação selecionada junto aos arquivos brasileiros e internacionais, avaliados como importantes para a escrita da história e da memória do Holocausto.
– “MINHA LUTA” SERÁ RELANÇADO NA FRANÇA E NA ALEMANHA – O manifesto antissemita de Hitler, Mein Kampf (Minha Luta), que ele escreveu enquanto esteve preso em 1923, será reimpresso na França e na Alemanha a partir do próximo ano, quando se encerrar o período de valia dos direitos autorais. Mein Kampf foi publicado originalmente em 1923, e não houve uma reedição em francês desde 1934; há versões inglesas disponíveis. O Estado da Baviera manteve o direito de autor sobre a obra desde que o autor suicidou há 70 anos.
– O POETA ISRAELENSE RONNY SOMECK E SEU DIÁLOGO COM FERNANDO PESSOA – Traduzido para 41 idiomas, o poeta israelense Ronny Someck esteve no Brasil para participar de diversos eventos em São Paulo, Rio e Porto Alegre, a propósito do lançamento de seus poemas em português, numa edição aumentada e com novo título: “Carta a Fernando Pessoa” (Annablume). Levado pelos pais ainda criança para Israel, nasceu no Iraque, país no qual a vida judaica chegava ao fim após 2.500 anos de intensa atividade religiosa, literária, política etc. Em Israel, o poeta, nascido em 1951, viveria a contracultura dos anos 1970-1980 e absorveria em sua obra tendências da literatura e das artes internacionais (Someck também é artista plástico), do rock, do rockabilly, do cinema norte-americano e europeu, sem esquecer os esportes – Someck é apaixonado por futebol e esse é um de seus temas poéticos. O novo título, “Carta a Fernando Pessoa”, corresponde a um poema recente, no qual Someck percebe a presença do grande poeta português (conhecido em Israel), em plena Tel Aviv.
– CONIB, OAB, HOSPITAL DAS CLÍNICAS E HEBRAICA-SP DEBATEM RISCOS E ABUSOS NO USO DA INTERNET – “Tanto quanto divertida, a vida online pode ser perigosa!” Este foi o tema da terceira edição do HEADtalks, que contou com o apoio da Conib e lotou o Salão Anne Frank de A Hebraica de SP. Rony Vainzof, especialista em direito digital e secretário da Conib; Alessandra Borelli, coordenadora de orientação para o uso seguro da internet da OAB/SP; e Cristiano Nabuco de Abreu, psicólogo e coordenador do Programa de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, abordaram os riscos e abusos no uso da internet, redes sociais e principalmente os cuidados e as boas práticas necessários.
– GALERIA MÔNICA FILGUEIRAS EXIBE A PAIXÃO DE FERNANDO RIBEIRO PELA VELOCIDADE – A abertura da exposição “Meu Hobby na Arte”, de Fernando Ribeiro, acontece dia 12 de novembro, às 19h, na Galeria Mônica Filgueiras – Rua Bela Cintra, 1533 – Jardins – São Paulo – Tel.: (11) 3081-9492. Em sua nova individual, o artista percorre a história do esporte, apresentando uma série inédita de pinturas realistas que reproduzem modelos de carros icônicos.