ACAMPAMENTO DA AVANHANDAVA – QUASE 80 ANOS DE SUCESSO
Quando se fala em acampamento de férias dentro da comunidade judaica, um se destaca pelo sucesso que mantém há quase 80 anos: o Acampamento da Avanhandava da CIP – Congregação Israelita Paulista. E não foi diferente nas férias de dezembro, o que levou dezenas de jovens a terem contato direto com a natureza em dias impregnados de muita aventura, brincadeiras mil, jogos, competições e, o que é melhor, dentro do melhor espírito de confraternização com velhas e novas amizades. Veja no final desta página alguns flagrantes colhidos naquela ocasião.
Sobre a Avanhandava
A Avanhandava é um Movimento Juvenil que surgiu em 1938 como uma resposta às proibições impostas pela ditadura Vargas à criação de grupos de reunião de judeus. Assim, desde a nossa criação, somos um grupo escoteiro, algo que era permitido e aprovado na época. Desde então, a Avanhandava sofreu diversas transformações, como a incorporação do Bandeirantismo através de uma mudança proposta pela própria Avanhandava para as Bandeirantes do Brasil, de forma que fosse possível aceitar mulheres judias no Movimento Bandeirante. Muitas outras mudanças aconteceram ao longo do tempo até chegarmos ao ponto em que estamos hoje.
Por definição, é um “Movimento Juvenil Judaico Sionista Comunitário Educativo, Político Apartidário e Bandeirante e Escoteiro”. Tudo isso significa que, através da educação judaica não formal, ou seja, aprendendo através de brincadeiras, vivências e troca de informações entre os membros da Avanhandava, são construídos o conhecimento e a forma de pensar. Além disso, não seguem nenhum partido político, atuam dentro da comunidade judaica e não judaica e são bandeirantes e escoteiros, por acreditar que os caminhos seguidos por estes dois movimentos e principalmente os seus valores, como respeito à natureza, trabalho em grupo e auxílio ao próximo, são muito condizentes com os valores do judaísmo e dos jovens do movimento. A Avanhandava educa os jovens para o pluralismo, ou seja, para a liberdade de pensamentos e escolhas, mas sempre voltados para a atuação na comunidade e para fazer o bem dentro da sociedade em geral. São sionistas culturais, o que significa que acreditam que Israel é o centro cultural para todos os judeus do Mundo, e que, vivendo no Brasil, devem atuar em prol de Israel. Estando dentro da CIP, são judeus liberais, não ortodoxos, seguindo as tradições e os costumes do povo judeu e participando de eventos da comunidade.
A educação e formação dos membros da Avanhandava é o maior objetivo, e para alcançá-lo, acredita no método da educação não-formal do jovem para o jovem, o que significa que nos encontros aos sábados e nos acampamentos são feitas atividades lúdicas e divertidas, mas sempre com o intuito de transmitir e discutir ideias e conteúdos julgados relevantes para os jovens. Através de um Programa Pedagógico criado especialmente para a Avanhandava, são criadas brincadeiras e discussões visando transmitir os valores judaicos e universais de respeito ao próximo, cooperação e trabalho em grupo.
Fonte: CIP