COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA E PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT
Em maio p.p. foi realizada a Sessão Solene para comemorar o Dia da Comunidade Turca e a Premiação Anual do CCBT-2017 (Centro Cultural Brasil-Turquia), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento foi marcado pelas declarações de apoio e elogio aos trabalhos do CCBT e da comunidade turca. No final da Sessão Solene e Premiação, CCBT organizou, para comemorar a data, exposição fotográfica “O Brasil descoberto pelos turcos”, concerto de música clássica turca e coquetel turco.
SESSÃO SOLENE
O anfitrião da Sessão Solene foi o Deputado Estadual Carlão Pignatari, o autor da lei (Lei Estadual 15.989) que criou o Dia da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Na data da criação da Lei, Fernando Capez era presidente da Assembleia. Ele foi quem deu início aos pronunciamentos, elogiando o trabalho do CCBT que proporciona uma educação de qualidade a crianças da Turquia e no mundo inteiro.
Fernando Capez enfatizou no seu discurso: “Eu, como presidente da Assembleia Legislativa, no primeiro biênio, que se encerrou no mês de março deste ano, recebi um honroso convite do Hizmet e do Centro Cultural Brasil-Turquia para viajar para a Turquia e conhecer o trabalho que é realizado. Conhecemos Istambul, visitamos várias instalações culturais e educacionais do Hizmet.
Quero cumprimentar o meu querido amigo Mustafa – não o Contursi, do Palmeiras -, mas o Mustafa Goktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia. Meu amigo, parabéns pelo trabalho maravilhoso que vocês realizam na Turquia e aqui no Brasil. Que trabalho bonito! O que pode ser mais tocante, mais significativo, do que proporcionar educação de qualidade a quem precisa, às crianças da Turquia e no mundo inteiro? Esse é um trabalho que precisa ser prestigiado.”
Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do CCBT, comentou no seu discurso de abertura: “Como presidente do Conselho Consultivo do CCBT, sou testemunha das ações que foram feitas ao longo desses anos e que foram transformadoras, não só pra comunidade turca que vive no Brasil, mas sobretudo pra nós brasileiros.
Neste momento, nós nos unimos para que possamos defender os direitos que todos temos neste mundo. E, mais do que isso, cabe dizer que uma das melhores ferramentas para se fazer isso é a cultura, ou mesmo a arte. É nisso que acreditamos e é nisso que o Centro Cultural Brasil-Turquia acredita. Os projetos vão continuar e nós não vamos esmorecer. Ao contrário, isso é combustível para que tenhamos cada vez mais uma atuação mútua importante e transformadora. Nós estamos nos transformando juntos.”
Em meio a discursos emocionantes, que ressaltaram a importância do trabalho realizado pelo CCBT e a relevância da cultura turca, também houve espaço para demonstrações de solidariedade dos brasileiros em relação ao cenário de perseguição que a Turquia vive atualmente e de relembrar que os turcos sempre serão bem-vindos no Brasil, e que devem fazer do país a segunda pátria, Mustafa Goktepe, presidente do CCBT agradeceu:
“Estou muito contente e orgulhoso por ter todo esse reconhecimento e apoio de pessoas tão importantes, isso é essencial para nosso trabalho.”
PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT – 2017
O Centro Cultural Brasil-Turquia começou a realizar a entrega de Prêmio Anual do CCBT em 2015, na sessão solene pelo “Dia da Turquia e da Comunidade Turca” na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear as instituições e personalidades que contribuem para promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural, a coesão social e aproximação de países e povos.
Premiação do CCBT – 2017:
Eduardo Saron entrega Prêmio Anual do CCBT à Ana Helena Curti
O primeiro prêmio (um troféu) foi entregue pelo Eduardo Saron, diretor do Itau Cultural a Ana Helena Curti, curadora e professora da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que falou da importância da atuação do Centro Cultural Brasil-Turquia na área da cultura: “Através de projetos propostos e desenvolvidos pelo CCBT, pudemos tomar contato com a cultura turca da melhor forma possível, como o intercâmbio entre profissionais, apoio a ida de artistas à Bienal de Istambul, quando trouxe a comitiva da Bienal de Istambul, quando fez parceria com o Centro Cultural São Paulo, entre muitas outras.
Ao entregar o prêmio, Eduardo Saron disse: “É um prazer estar aqui, meus queridos. É realmente um momento de celebração entregar o prêmio para esta mocinha. É um momento ainda maior de celebração – é uma militante, é uma profissional. Ana Helena é uma gestora de cultura da maior preciosidade, do maior engajamento deste campo, que precisa ser celebrado. E, se tem uma pessoa que, com o seu fazer, com sua profissão, não só está perto dos artistas, mas faz com que os artistas estejam perto de nós, é esta mocinha, que agora recebe o prêmio tão simbolicamente e tão gloriosamente dado pelos nossos irmãos turcos.”
Fernando Lottenberg entrega Prêmio Anual do CCBT à Peter Demant
Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), entregou prêmio ao Peter Demant, professor na USP, de história e de relações internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente, que comentou: “Através de suas obras educacionais, culturais, turísticas, científicas e hoje até gastronômicas, vocês do CCBT espalham e expressam uma mensagem de tolerância e coexistência entre povos e culturas. Não poderia ser maior o contraste entre a realidade da atuação do movimento Hizmet que vocês representam e as acusações absurdas que o governo turco levanta hoje contra ele. A mensagem de Hizmet é, hoje em dia, mais atual e urgente do que nunca.”
Fernando Lottenberg, ao entregar o prêmio: “Uma saudação rápida a todos os presentes, nas pessoas do Mustafa e do deputado Carlão Pignatari. Fiz questão, como o Capez, com uma agenda apertada hoje, de estar aqui com vocês, de valorizar o trabalho que o centro faz, e também de passar uma mensagem de que São Paulo é lugar de tolerância. São Paulo é lugar de respeito e, aqui, a perseguição não tem lugar, a diferenciação por origem também não. Assim como vocês, meus avós também vieram para cá perseguidos, de outros lugares. Então, fazemos questão de manter isso muito firme e muito vivo aqui. E nada melhor do que o Peter, que eu aprendi a admirar já há muitos anos, com amigos comuns e nas suas obras, com artigos sobre o mundo mulçumano, com artigo sobre Israel. Professor em Jerusalém e aqui no Instituto de Relações Internacionais. Então, a escolha não podia ser melhor. Muito obrigado pela honra de entregar este troféu para você.”
Carlão Pignatari entrega Prêmio Anual do CCBT à Clarita Costa Maia
Carlão Pignatari, deputado estadual, autor da lei do Dia da Comunidade Turca, entregou o prêmio a Clarita Costa Maia, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF, consultora Legislativa do Senado Federal e membro do conselho consultivo do CCBT em Brasília.
Clairta Costa comentou: “Conheci o movimento Hizmet por meio do Centro Cultural Brasil-Turquia. O trabalho e a relação de amizade que desde então desenvolvemos aprofundaram a minha apreciação e o meu respeito pelas culturas turca e islâmica. E foi um encontro de almas, o diálogo intercivilizacional que o movimento Hizmet se propõe vai ao encontro do nosso espírito agregador e das nossas ambições nacionais, o que faz do Hizmet, em essência, portanto, um autêntico movimento brasileiro. Gratidão ao CCBT, gratidão a todos.”
Sergio Fausto entrega Prêmio Anual do CCBT à Luiz Henrique Pereira da Fonseca
Sergio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) entregou o prêmio ao embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca.
Embaixador Luiz Henrique: “Acho que houve um equívoco, eu que deveria ter entregado um prêmio ao Centro Cultural Brasil-Turquia, ao presidente Mustafa Goktepe e a todos seus colaboradores. Porque no período em que fui cônsul-geral do Brasil em Istambul, com muita honra e privilégio, testemunhei como Centro Cultural Brasil-Turquia favoreceu, estimulou o intercâmbio de relação, as relações bilaterais entre nossas nações em todos os setores. No Consulado-Geral do Brasil em Istambul, recebemos dezenas de missões culturais, educacionais e sociais organizadas pelo CCBT. A cultura é a base de tudo, é pela cultura que se desenvolvem relações nos diversos campos da atividade humana. Então, eu vou levar com muito orgulho para casa este prêmio, mas devo dizer que esse prêmio é do Centro Cultural Brasil-Turquia.”
Sergio Fausto, ao entregar o prêmio: “Eu também, na mesma linha do embaixador, vou dizer que quem deveria aqui agradecer ao centro sou eu. Serei muito breve. Primeiro por me reconectar com as minhas raízes turcas, a família da minha avó paterna é de Izmir, Urla, um pequeno povoado. Judeus turcos saíram da Turquia quando Mustafa Kemal assumiu, e vieram para o Brasil. Então, voltar para a Turquia, sem nunca ter ido, mas sendo de lá, foi uma experiência extraordinária. Pela mão destas figuras maravilhosas aqui, Yusuf e com Mustafa, melhor ainda.Tão importante quanto a reconexão com as minhas raízes e esta amizade que se criou entre nós, foi a possibilidade de conhecer intelectuais e jornalistas turcos de grande qualidade e que, infelizmente hoje, ou estão no exílio ou estão presos. Então, para terminar, eu acho que é o momento de comemorar o trabalho de vocês, mas lembrar que a Turquia hoje se transformou em um país em que cidadãos, por pensarem diferente, são demitidos do serviço público, têm suas finanças estranguladas, são colocados na prisão. É um dos exemplos mais dramáticos de autocracia no mundo de hoje. E acho que isso não pode passar sem registro no Dia da Comunidade Turca. Contem conosco, no limite das nossas possibilidades, para que, ao menos aqui no Brasil, os reflexos dessa situação terrível não cheguem aqui. Infelizmente tem chegado, porque a representação diplomática da Turquia aqui se transformou em uma correia de transmissão do regime repressivo do Erdogan. E isto é absolutamente inaceitável em um país democrático como é o Brasil. Muito obrigado.”
Valeriano dos Santos Costa entrega Prêmio Anual do CCBT à Fernando Altemeyer Junior
Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, entregou o prêmio ao Fernando Altemeyer Junior, professor na PUC-SP, de filosofia, teologia e de ciências da religião. O Prof. Fernando fez um discurso emocionante.
Luiz Alberto Machado entrega Prêmio Anual do CCBT à Vanessa Braga Matijascic
Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia da FAAP, entregou o prêmio à Vanessa Braga Matijascic, professora na UNIFESP e da FAAP, de história e relações internacionais, especialista em paz, defesa e segurança internacional.
A premiada Profa. Vanessa direcionou o discurso para os jovens:“É na sala de aula que nós temos a oportunidade de conseguir passar esses valores éticos pros nossos estudantes e esse encontro com a comunidade turca aconteceu num espaço que eu considero sagrado, que é a sala de aula. Recebendo alguns estudantes turcos e, principalmente, aprendendo com as experiências deles e ajudando também, facilitando o processo de aprendizagem e conhecendo o Movimento Hizmet. Então, a partir desta homenagem que eu gostaria de dedicar a todos os jovens aqui presentes neste auditório, que vocês continuem olhando no seu entorno os bons exemplos de liderança, sejam as lideranças existentes dentro da família, jovens que vocês conhecem dos grupos de que participam, as lideranças universitárias e até mesmo as lideranças religiosas, como já foi aqui mesmo mencionado.”
Cris Olivieri entrega Prêmio Anual do CCBT à Luis Cortez
Cris Olivieri é diretora da Olivieri e Associados Advocacia, membro do conselho consultivo do CCBT em São Paulo, entregou o prêmio ao Luis Cortez, professor doutor e vice-reitor executivo de relações internacionais da UNICAMP. Ele recebeu o prêmio em nome da UNICAMP e falou: “Eu estou recebendo esta homenagem em nome da Unicamp. Fico muito contente que estejamos fazendo esta cerimônia bonita aqui na Assembleia Legislativa, que é a Casa do povo paulista. Eu sou um apaixonado pela cultura turca e quando conheci o Mustafa e Yusuf – os dirigentes do CCBT – fiquei muito contente de ser através de mim que essa cultura iria entrar na Unicamp, eu fico muito contente de termos o curso de língua e cultura e de receber esse prêmio pela minha universidade.”
http://brasilturquia.com.br/upload/images/mikaela-akeme-DiaComunidadeTurca_299_CapodannoFotografia.jpg
Aurea Viera entrega Prêmio Anual do CCBT à Milkela Akeme
Aurea Viera, gerente de Relações Internacionais do SESC – SP, entregou o prêmio a Milkela Akeme, uma estudante de 13 anos, moradora de Diadema.
Mikaela:“Eu vou falar um pouco da experiência que eu tive, através do CCBT, no IFLC (Festival Internacional de Língua e Cultura) representando o Brasil e levando um pouco da nossa cultura brasileira e um pouco da turca também, para seis países. Eu fui para Austrália, para Romênia, para Alemanha, para Suíça, para Áustria e para Bélgica. E lá no IFLC, para mim, foi a experiência mais importante da minha vida, já tive algumas, mas esta com certeza ficou marcada e não vai dar para esquecer.”
Presidente da Sessão Solene, Deputado Carlão Pignatari, encerrou o evento: “Bom, meus amigos, acho que hoje todos nós tivemos momentos de muita alegria e de muita emoção nesta comemoração do Dia da Turquia em São Paulo. Tivemos muitas falas e considerações sobre o grande trabalho que o CCBT faz na Turquia e fora dela. Eu tive o prazer e a honra de conhecer o trabalho das escolas, dos empresários, as pessoas que ajudam a construir uma Turquia cada vez melhor e agora, passando por inúmeras dificuldades onde a intolerância faz mal, faz muito mais mal aquele que pratica a intolerância. Então o tempo é o senhor da razão.
Convidamos a todos para a abertura da exposição belíssima que eu tive o prazer de ter visto, preparada pelo CCBT no Espaço V Centenário, sob o título “A Descoberta do Brasil pelos Turcos”, e para o coquetel turco e o concerto turco de música clássica.”
Fonte: www.brasilturquia.com.br