ENXERGANDO O POTENCIAL – RAV EFRAIM BIRBOJM

350_história_1_1Na vida acabamos sendo precipitados ao julgarmos as pessoas apenas através de atos isolados. Precisamos nos esforçar para enxergar o potencial que existe dentro de cada um.


“Rivka acordou cedinho e, ao olhar pela janela, viu que seu vizinho, o rabino da comunidade, estava atravessando a rua carregando um saco de lixo cheio. Ela percebeu que o rabino parou por alguns instantes, olhou para os lados e, ao constatar que não ninguém estava olhando, abriu a lata de lixo do vizinho da casa em frente e rapidamente jogou lá o seu lixo. Rivka achou estranha aquela atitude, mas não fez muito caso.

Porém, na manhã seguinte, a mesma cena se repetiu. Desta vez Rivka começou a ficar incomodada. Não era um absurdo o rabino, que estava sempre pregando na sinagoga a importância de sermos honestos em todos os nossos atos, enfatizando que não devemos roubar e nem nos aproveitarmos dos outros, estar jogando o seu próprio lixo na lata do vizinho da frente? Parecia uma enorme hipocrisia!

Quando Rivka viu pelo terceiro dia consecutivo a mesma cena, ela não aguentou. Saiu de casa e resolveu abordar o rabino, dando um flagrante nele. O rabino, ao ver a vizinha se aproximando justamente no momento em que colocava o seu lixo na lata do vizinho, se mostrou bastante desconcertado. Rivka então falou:

– Rabino, me desculpe, mas eu queria entender como pode o senhor sempre falar nos seus discursos na sinagoga sobre a importância da honestidade e, no final das contas, o senhor estar vindo toda manhã, enquanto todos ainda estão dormindo, para jogar o seu lixo na lata do vizinho? Isto não é ser hipócrita?

O rabino então deu um sorriso e começou a explicar sua atitude:

– Não se preocupe, não estou fazendo nada de errado. Nesta região há muitos ladrões que se aproveitam do momento em que as pessoas viajam para entrar em suas casas e furtar dinheiro, joias e equipamentos eletrônicos. O vizinho da frente viajou há duas semanas e eu estava muito preocupado que pessoas mal intencionadas pudessem perceber a ausência dele. Tive então uma incrível ideia. Todas as manhãs eu saio bem cedinho com duas sacolas de lixo. Uma delas eu jogo na minha lata de lixo, enquanto a outra eu jogo na lata de lixo dele. Sempre faço isso bem cedinho e me certifico que ninguém está vendo que sou eu que estou jogando. Desta maneira, quando as pessoas passam e veem a lata de lixo cheia, acham que nosso vizinho está em casa. Assim, eles vão procurar outra casa vazia para assaltar”.

Na vida acabamos sendo precipitados ao julgarmos as pessoas apenas através de atos isolados. Precisamos nos esforçar para enxergar o potencial que existe dentro de cada um.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20