CORONAVIRUS – JUDAÍSMO E ATIVIDADES ONLINE

Em tempos de isolamento, várias entidades trazem à tona sua criatividade para tornar a vida das pessoas a mais amena possível, como os canais diretos que as 14 Federadas à Conib criaram para dar apoio médico, psicológico e logístico, o Projeto Shemá da Fisesp e do Or Avrohom e as palestras online do Rabino David Weitman, da Fierj e do IBI – Instituto Brasil-Israel.


FEDERAÇÕES ISRAELITAS ESTABELECEM HOTLINES PARA AJUDAR A COMUNIDADE

. Apoio psicológico, médico, logístico, onde você estiver

As 14 Federadas à Conib, frente ao momento que o país enfrenta por conta da epidemia do Covid-19, criaram canais diretos para oferecer aos membros de suas comunidades apoio médico, psicológico e logístico. Os números das linhas diretas estão destacados no mapa abaixo.

353_fique_1_1


FISESP E PROJETO SHEMÁ CRIAM CANAL PARA APOIO EMOCIONAL E ACOLHIMENTO

353_fique_1_2

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio de sua comissão de atenção e cuidados aos idosos e o Projeto Shemá do Or Avrohom, acabam de criar um canal para apoio emocional e acolhimento durante a pandemia do Covid-19, com uma equipe de voluntários especialmente treinada e sigilo total, que farão atendimento todos os dias da semana (com exceção do Shabat), pelo telefone: (11) 3660.8818.

Para Ruth Goldberg, idealizadora da iniciativa juntamente com Patrícia Sereno, ambas diretoras da Fisesp, “este movimento mostra a capacidade acolhedora de nossa comunidade, superando diferenças ideológicas, institucionais e de linhas religiosas. Formamos uma aliança com representantes das entidades e em uma semana colocamos o projeto para funcionar. Aspectos tecnológicos, de comunicação e treinamento dos voluntários foram as três frentes criadas e contaram com voluntários que trabalharam arduamente para estarmos com tudo em pleno funcionamento”.

“É preciso acolher as pessoas em sua dor, em seu desespero e sofrimento. Às vezes, uma conversa faz toda a diferença”, diz o rabino Shie Pasternak, criador do Projeto Shemá, serviço de apoio para pessoas com dificuldades emocionais.

“Neste período em que estamos em casa, nada é mais importante do que cuidarmos da nossa saúde mental e bem estar, precisamos manter a calma e nos sentir bem”, afirma o engenheiro Gunter Eberhardt, no vídeo produzido pela entidade e que está sendo divulgado nas redes sociais.

“Durante a quarentena, temos que criar as melhores condições para nos sentirmos cuidados por nós mesmos, estabelecendo uma rotina com ginástica, horários certos para as refeições, preocupação com a higiene pessoal e da casa. Agora podemos contar com um grupo de voluntários especialmente treinados para nos dar animo e estímulo, durante os momentos de tristeza, insegurança e medo”, complementa a ex-presidente da Fisesp, Vera Bobrow.

O canal para apoio emocional e acolhimento da Fisesp e Projeto Shemá durante a pandemia do Covid-19 funciona pelo número (11) 3660.8818, de domingo à quinta-feira, da 8 às 20h e às sextas-feiras, das 8h às 17h.


SÉRIE DE PALESTRAS ONLINE COM O RABINO Y. DAVID WEITMAN

353_fique_1_4


353_fique_1_4.1A FIERJ programou várias palestras para nossa comunidade estar conectada e atualizada em vários assuntos. Clique no link abaixo para se inscrever e participe.

http://bit.ly/SWUeFierj

As palestras serão realizadas utilizando a plataforma Zoom.


IBI E O JUDAÍSMO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

353_fique_1_5Em tempos de coronavírus, os judaísmo precisa se reinventar. Tem gente fazendo shabat por streaming, minian pela janela, famílias se reorganizando e gente tentando se adaptar. Essa semana, em vez de entrevistar uma só pessoa, pegamos diversos relatos de pessoas que estão fazendo o judaísmo acontecer de uma nova forma, que estão lutando pra se reorganizar e seguir em frente.

Apresentação: Anita Efraim e Amanda Hatzyrah

Onde ouvir

AnchorApple PodcastsBreakerCastboxDeezerGoogle PodcastsPocket CastsPodcast Addict

RadioPublicSpotify StitcherYoutube

Fonte: IBI – Instituto Brasil-Israel

20
20