AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Como a exposição virtual “Quadrinhos em tempos de Corona no Museu Judaico de São Paulo, e as mostras coletivas “Quase Fim” no Anexo Lona e “O que é raiz e não vértice” na Galeria Base.


ARTISTAS ISRAELENSES RETRATAM A VIDA NA QUARENTENA EM QUADRINHOS BEM-HUMORADOS

A exposição virtual pode ser acessada até 30 março no site do Museu Judaico de SP

O Museu Judaico de São Paulo lançou no último dia 9 a exposição virtual “Quadrinhos em tempos de Corona”. A iniciativa em conjunto da Embaixada de Israel em Brasília e do Consulado de Israel em São Paulo apresenta reflexões irreverentes e comoventes da vida de 10 artistas israelenses durante a pandemia.

Os desenhos refletem o impacto causado pelo novo coronavírus na vida dos quadrinistas, e como cada um lida com a situação. Os gatos de Ilana Zeffren. A ternura e o humor de Michel Kichka, diante da perda do pai para o vírus. Ilanit Shamia revisa a moda urbana, em Tel Aviv, durante a quarentena. Roni Nova descreve o sentimento de solidão durante o período e como itens básicos, como papel higiênico geraram controvérsia. Além disso, obras de outros artistas como Ilana Zefren, Sasha Zilberman e Nadav Nachmany poderão ser visitadas.

“Você vai se identificar e perceber que cada um enfrenta como pode o problema e estamos todos conectados. Apesar do contexto de tamanha insegurança, a arte segue demonstrando sua capacidade de trazer renovação”, garante o embaixador de Israel, Yossi Shelley.

“Refletir um humor genuíno no período da quarentena é um desafio, mas os artistas israelenses conseguiram mostrar um ângulo diferente desse momento tão cheio de instabilidades”, aponta o Cônsul de Israel em São Paulo, Alon Davi.

Para o presidente do Museu Judaico de São Paulo, Sergio Simon, mesmo em meio a momentos de dor e angústia, o ser humano é capaz de expressar através de sua criatividade uma pincelada de humor. “Este humor, característico da vida judaica através dos tempos, torna-se vital para levar a mensagem positiva de um futuro melhor”, argumenta.

A embaixada de Israel em Brasília também criou máscaras com a bandeira de Israel e o lema #todoscontraacovid.

A exposição virtual pode ser acessada até 30 março de 2021 no site do Museu: http://novo.museujudaicosp.org.br/

@israelinbrazil – instagram

@israelinbrazil – Twitter


EXPOSIÇÃO “QUASE FIM”

Aprimoradas e retrabalhadas na quarentena, obras ganham luz na virada de um ano repleto de peculiaridades

Anexo LONA, com coordenação artística de Duílio Ferronato, reabre sua agenda expositiva de 2020 com a coletiva “Quase Fim” -virtual e presencial com agendamento prévio – e trabalhos de sete artistas convidados: Clara de Cápua, Daniel Mello, Gabriel Pessoto, Gabriel Torggler, Higo Joseph, Irene Guerriero e Maria Luiza Mazzetto.

“Este foi um ano que parecia não ter fim: projetos cancelados, meses intermináveis, notícias desencontradas e de quebra duas eleições conturbadas: uma local e outra internacional. Agora, com Quase Fim, o Anexo LONA se propõe a dar fim a 2020 com uma mostra dos trabalhos que perderam oportunidade de serem vistos. Os artistas convidados têm em comum além da persistência do trabalho no ateliê, projetos adiados e cancelados”, explica Duilio Ferronato. Desenhos, pinturas, vídeos e esculturas em exposição, exibem um recorte desse período criativo em confinamento.

Link para download: Quase Fim

SERVIÇO

Exposição: “Quase Fim”

Artista: Clara de Cápua, Daniel Mello, Gabriel Pessoto, Gabriel Torggler, Higo Joseph, Irene Guerriero, Maria Luiza Mazzetto.

Coordenação: Duilio Ferronato

Período: ATÉ 30 de janeiro de 2021

Local: Anexo LONA

R. São Bento, 181 – 1º. Andar – Centro, São Paulo

wtsp (11) 99403-0023

Atendimento com horário agendado

Número de obras: 28

Técnicas: desenhos, pinturas, vídeos e esculturas

Preços: sob consulta

Site: http://www.lonagaleria.com

Instagram: https://www.instagram.com/lonagaleria/

Facebook: https://www.facebook.com/lonagaleria


GALERIA BASE COM OBRAS ACROMÁTICAS

A Galeria BASE, cumprindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, encerra sua agenda de exposições de 2020 com a abertura da mostra coletiva “O que é raiz e não vértice” com, aproximadamente 40 obras, entre pinturas e esculturas de Anna Maria Maiolino, Bruno Rios, Frans Krajcberg, José Rufino, Lucas Lander, Luiz Martins, Manoel Veiga, Marco Ribeiro, Mira Schendel e Véio. A curadoria é assinada por Paulo Azeco e a coordenação artística fica a cargo de Daniel Maranhão.

A exposição apresenta uma ampla representatividade de artistas de várias gerações e regiões do país com um ponto comum, alguns representados pela galeria, peças de acervo e outros convidados a participar de mostra que conclui o trabalho de um ano cheio de desafios. “A proposta da galeria é de trazer uma mostra onde a linguagem acromática cria um diálogo entre artistas de diferentes formações e épocas”, define Daniel Maranhão.

Optando pela ousadia de romper paradigmas, a Galeria BASE escolhe comemorar com ausência de cores e mostrar as possibilidades de representações artísticas em preto e branco, pois comunga com o conceito mencionado pelo artista Pierre Soulages de que quanto mais limitados os meios de expressão de que o artista dispõe, melhores são os resultados que ele pode alcançar.

O curador Paulo Azeco seleciona as obras onde sua importância e valor estético transcendem da utilização de cor: “desde as hoje aclamadas monotipias de Mira Schendel, o lirismo do trabalho de Anna Maria Maiolino até o poder expressivo das esculturas de Véio, a força se mostra por outros meios”, define.

Link para download – imagens O que é raiz e não vértice

Exposição: “O que é raiz e não vértice”

Artistas: Anna Maria Maiolino, Bruno Rios, Frans Krajcberg, José Rufino, Lucas Lander, Luiz Martins, Manoel Veiga, Marco Ribeiro, Mira Schendel, Véio.

Curadoria: Paulo Azeco

Coordenação: Daniel Maranhão, Leonardo Servolo, Cássia Malusardi

Abertura: 28 de novembro – sábado – das 12:00 às 18:00

Período: ATÉ 23 de janeiro de 2021

Horário: de terça a sexta-feira, das 11hs às 19hs; sábado, das 11hs às 15hs.

Local: Galeria Base

Endereço: Al Franca 1030, Jardim Paulista || 01422-002 | São Paulo, SP

Telefone: (11) 3062 6230 || WhatsApp (11) 98327 9775 / (11) 98116 6261

E-mail: contato@galeriabase.com.br

Site: www.galeriabase.com

Facebook: https://www.facebook.com/galeriabase

Instagram: https://www.instagram.com/galeriabase/

20
20