COMO SE DAR BEM COM TODOS –RABINO KALMAN PACKOUZ Z”L

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação e gostarmos uns dos outros. Pelo ponto de vista da Torá, nos darmos bem uns com os outros é algo essencial e todo esforço é válido e necessário para atingirmos este nobre objetivo!

Muitas pessoas me perguntam: “Se somos naturalmente gentis e preocupados com os demais, por que precisamos trabalhar tão duro para nos dar bem uns com os outros?”.

Para responder, gostaria de compartilhar com vocês, meus queridos leitores, um artigo que saiu numa edição do Shabbos Menu, um fantástico informativo de 2 páginas publicado semanalmente pela The Chofetz Chaim Heritage Foundation (https://cchf.global/family/shabbos-table/):

Estacionado do lado de fora da loja de brinquedos, esperando que seu passageiro saísse, o taxista não estava muito feliz em ver o policial de trânsito se aproximando com um bloco de multas na mão. Ele sabia que ali era proibido parar, mas esta era uma emergência. Por outro lado, o motorista do táxi também sabia muito bem que o policial não abriria uma exceção para ele.

No momento em que o motorista recebeu a multa de 100 shekels, o passageiro chegou com uma grande caixa de papelão contendo um carro grande para criança e outros brinquedos. O Rabino Efraim Holtzberg, conhecido líder comunitário em Jerusalém, tinha comprado estes brinquedos para um propósito muito especial – trazer conforto a uma criança que ficara órfã, o primeiro e único filho de Kim Levengrond Yechezkel que, juntamente com Ziv Hajbi, havia sido assassinada por um terrorista palestino na zona industrial de Barkan dia 7 de outubro de 2018 (https://hamodia.com/2018/10/09/skies-shattered-us/).

O Rabino Holtzberg observou o policial parado junto ao táxi. Ele pensou consigo mesmo: “Será que ele multaria o taxista se soubesse que ele está apenas tentando facilitar um ato de Hessed (bondade) para um garoto que está passando por um momento muito difícil?” O rabino decidiu conversar com ele.

”Boa tarde, senhor policial!”, o rabino cumprimentou. “Permita-me lhe dizer para quem são esses brinquedos. São para o filho da vítima do terrorista de Barkan”.

Instantaneamente a expressão do rosto do oficial mudou de “Não me interessa” para … pura aflição. E irrompeu em lágrimas.

“Rabino, sinto muito, mas não tenho como cancelar a multa”. Colocando a mão no bolso, ele disse: “Mas eu vou pagá-la”. Pegou uma nota de 100 shekel e entregou-a ao taxista. E então ele voltou-se para a loja de brinquedos e perguntou: “O que mais posso comprar para ele?”

“Fiquei boquiaberto”, comentou o rabino Holtzberg ao relatar a história. “Eu não esperava que minhas palavras tivessem qualquer influência. Vocês tinham que ver o coração de ouro de um policial de trânsito”.

Mais tarde, naquele mesmo dia, o Rabino Holtzberg, acompanhado pelo Rabino Mordehai David Levin, neto do Rabino Arie Levin Z”TL, chegou à casa da família enlutada na cidade de Rosh Haain. Eles traziam consigo um grande sortimento de brinquedos – cada um deles revestido do amor de uma pessoa por outra – mesmo que não se conheciam pessoalmente.

Quando mergulhados na correria do nosso dia a dia, nem sempre gostamos daquilo que vemos nas outras pessoas. Porém, precisamos saber que temos uma perspectiva limitada e uma compreensão restrita do que os outros estão passando naquele momento. Às vezes o que intelectualmente sabemos não se ‘encaixa’ bem com as nossas emoções e expectativas.

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação e gostarmos uns dos outros. Pelo ponto de vista da Torá, nos darmos bem uns com os outros é algo essencial e todo esforço é válido e necessário para atingirmos este nobre objetivo!

Pensamento :“Toda pessoa que encontramos na vida é um teste para nós. E são maravilhosas oportunidades de atingirmos a grandeza!” – Rabino Avigdor Miller (EUA, 1908-2001)


RABINO KALMAN PACKOUZ Z”L – De abençoada memória, ele era do Aish Hatorá e foi o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas.

meor018@gmail.com

20
20