DINÂMICOS E NÃO ESTÁTICOS – RABINO NISSIM KATRI
Na busca da espiritualidade a motivação para melhorar deve vir de um desejo de estar mais próximo de Dús e maximizar seu potencial espiritual.
Nos livros de Ética da Torá é citado sempre que os anjos são estáticos, enquanto seres humanos são dinâmicos.
Anjos são estáticos porque não podem evoluir. Desde o tempo que, foram criados são os mesmos, sem a capacidade de serem anjos “melhores”.
Homens ,no entanto, sempre podem progredir e aperfeiçoar a si mesmos.
Na porção da semana de Nitzavim (que significa, postados, estáticos) Moshe está dizendo aos Israelitas: “Vejam como vocês são negligentes. Vocês estão postados numa posição estacionaria perante Dús, ao invés de buscar evoluir. Cada um de vocês achou uma zona onde se sente confortável e ninguém faz esforço em elevar a si mesmo alem do nível de espiritualidade que já foi alcançado”.
È da natureza humana, idealizar o status quo. Fazer o esforço necessário para mudar requer motivação. A motivação para trabalhar mais duro é em geral pelo desejo de adquirir mais bens ou alcançar uma posição de mais prestígio.
Na busca da espiritualidade a motivação para melhorar deve vir de um desejo de estar mais próximo de Dús e maximizar seu potencial espiritual.
Moshe foi particularmente sensível com este assunto e procurou inspirar os Israelitas a não se contentar com nada menos do que o nível máximo de espiritualidade possível de se atingir.
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.