EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Claudio Lottenberg, Alan Turnovski, Alberto Klein, Anna Bentes Bloch, Roberto Stryjer, Eduardo Bekin, Darci Piana, Renato Ochman e Embaixador Daniel Zonshine, Didi Wagner, Benjamin Back, Carlos Reiss, Dror Bin, o diplomata Ilan Sztulman, Sofia Debora Levy, Fabio Rabin, Daniel Zukerman, Deborah Raicher, Preta Nascimento, escritora Mikha, o chef israelense Nir Barucha, Cônsul-Geral de Israel, Rafael Erdreich e o vice Aviel Avraham e Gilson Rodrigues, dentre outros.


CLUBE ADOLFO BLOCH COMEMORA 30 ANOS

O Centro Cultural Esportivo Israelita Adolpho Bloch movimentou o Rio de Janeiro no último dia 24 de outubro para comemorar seus 30 anos. Prestigiaram o evento o presidente da Conib Claudio Lottenberg, o secretário de polícia do Rio de Janeiro, Alan Turnovski, o Presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Alberto Klein, além de Anna Bentes Bloch e do presidente do Clube e diretor da Conib, Roberto Stryjer.

Formada por judeus sefaraditas, que vieram da Península Ibérica e do norte da África, em especial do Marrocos, mizrahim, do Oriente Médio, principalmente do Iraque, Iêmen, Irã, Libano e Síria, e ashkenazim, da Europa Central e da Europa Oriental, a comunidade judaica do Rio de Janeiro tem contribuído em vários aspectos para o desenvolvimento da cidade, tanto na área politica, como econômica e cultural.

“A comunidade israelita do Rio é a segunda maior do Brasil, é ativa e expressiva. O evento de comemoração pelos 30 anos do Clube Adolfo Bloch é um momento importante nesse contexto, porque representa um marco de conquistas e realizações não apenas para a comunidade judaica, mas para todo o Rio de Janeiro”, disse Claudio Lottenberg.

Fotos: Ricardo Nigri


BRASIL E ISRAEL ASSINAM MEMORANDO PARA COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE OS DOIS PAÍSES

Eduardo Bekin, Darci Piana, Renato Ochman e Embaixador Daniel Zonshine

A Câmara Brasil – Israel e a Invest Paraná assinaram um Memorando de Entendimento para a cooperação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios entre Brasil e Israel, inclusive com a criação de uma escola para jovens empreendedores em Curitiba, inspirada no país que é considerado a startup nation (nação empreendedora).

O evento aconteceu no Palácio do Governo do Paraná e contou com a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, do cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, do cônsul econômico de Israel, Tsahi Reich, do presidente da Câmara Brasil- Israel, Renato Ochman e do presidente da Investpar e idealizador do projeto, Eduardo Bekin.

“Este foi um momento histórico para a Câmara Brasil – Israel. A assinatura deste memorando promete elevar as relações entre os dois países a um patamar ainda mais elevado”, destacou o presidente da Câmara Brasil – Israel, Renato Ochman.


CONVENÇÃO DA CONIB TERÁ FORMATO INOVADOR

A CONIB quer, em sua Convenção Anual que acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de novembro, debater questões importantes, mantendo a conexão com o passado e pensando na construção de um futuro de forma positiva. A programação diversificada, ganha corpo em um evento pensado de forma inovadora, que pretende alcançar um público espalhado pelo país inteiro.

“Honrando o Passado – Construindo o Futuro”, é o tema deste ano e a CONIB vai contar com uma série de convidados nos dois dias de jornada. Entre eles estão a apresentadora Didi Wagner; o apresentador esportivo Benjamin Back; o coordenador-geral do Museu do Holocausto em Curitiba, Carlos Reiss; o CEO da Agência de Inovação de Israel, Dror Bin, o diplomata Ilan Sztulman, a psicóloga e professora Sofia Debora Levy, e conhecidos humoristas da comunidade, como Fabio Rabin e Daniel Zukerman.


PRETA NASCIMENTO SHOWROOM É INAUGURADO EM SP

Movimentando a sociedade paulistana foi inaugurado em São Paulo, na rua do Consórcio, 76, Itaim Bibi, o novo line-up da Preta Nascimento Showroom, ocasião em que foram apresentadas as marcas de Amir Slama, Adriana Brandi, Hector Stuart, Marcia Munhoz, Eugenia, Leopoldine, News Dress, Marcah Store, Vestida de Si e News Deby, da designer de jóias Deborah Raicher (na foto com Preta Nascimento).


ESCRITORA MIKHA CELEBRA O LANÇAMENTO DO SEU LIVRO ‘CUSPES & PERDIGOTOS’

Em torno de 120 pessoas prestigiaram a autora paulistana em um encontro informal, em ambiente aberto e cheio de afeto.

Mikha (na foto com Christian Jack-Heymès) estreou na literatura como coautora das obras ‘O livro dos amuletos’ (2004), ‘O livro das ervas, especiarias e pimentas’ (2004) e ‘O livro das crendices’ (2005).

Em 2019, lançou pela Editora Raiz o livro de contos ‘Formigas & rabanetes’, o primeiro da trilogia da qual faz parte ‘Cuspes & perdigotos’. Multitalentosa, é atriz e designer.

‘Cuspes & perdigotos’ é uma escrita atual, feminina, urbana, perturbadora. Uma leitura inevitável. Nesta sequência, a narradora nos apresenta a internação involuntária de uma mulher que, conduzida pela necessidade de vasculhar sua consciência, e a alheia também, acaba por renunciar à “normalidade” para equilibrar-se entre o delírio e a sanidade.


SABORES DE ISRAEL NO DIA DAS CRIANÇAS

Para celebrar o Dia das Crianças, o Consulado de Israel realizou ação com o líder da Comunidade de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, em que convidou as crianças a experimentar a culinária Israelense.

Sob o lema “Sabores de Israel”, o chef israelense Nir Barucha estacionou no Pavilhão da comunidade um Food Truck rodeado de balões onde preparou 500 porções do famoso sanduíche Shawarma, que leva pão pita, frango e temperos típicos israelenses.

O evento marcou a primeira celebração pública do Cônsul-Geral de Israel, Rafael Erdreich, que recém-chegado à São Paulo, notou surpreendido que “A cidade de São Paulo, assim como Israel, é muito diversa e acolhedora. Ver todas essas crianças saboreando a comida de Israel é a oportunidade de aproximá-las deste país que está de braços abertos para o mundo“.

Para Vice-Cônsul de Israel, Aviel Avraham, o evento teve um sentido especial que é o de “[…] ver no sorriso das crianças o impacto positivo que o Estado de Israel busca produzir no mundo”.

Na expectativa de que Israel possa ser o destino de muitos brasileiros e da nova geração, presente em Paraisópolis, Gilson Rodrigues, Presidente do G10 favelas, destacou que “Foi com alegria que recebemos o contato do Consulado de Israel sugerindo a realização da celebração ao Dia das Crianças aqui no Pavilhão da Comunidade. Tenho certeza que este dia não será esquecido pelas crianças que se conectam, ainda tão jovens, com país tão interessante como Israel”.

Gilson ainda relembrou a parceria entre o Consulado de Israel com a Comunidade de Paraisópolis, especialmente em momentos tão difíceis, como o da pandemia, quando o Consulado de Israel e o Consulado dos Emirados Árabes Unidos doaram 150 cestas básicas. Para marcar essa continua amizade, Gilson honrou o Cônsul-Geral de Israel com uma medalha de ouro.


SOFIA DÉBORA LEVY FALA SOBRE COMO PRESERVAR A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Em entrevista à CONIB, a psicóloga e professora Sofia Débora Levy – Diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro, pesquisadora com formação pelo Yad Vashem e com pós-doutoramento em Memória Social (UNIRIO) – falou sobre o seu trabalho como representante do Congresso Judaico Latino-Americano para a Memória do Holocausto e no Memorial às Vítimas do Holocausto no Rio e sobre o relançamento, pela Editora Sextante, do livro A Noite, do jornalista, escritor, sobrevivente do Holocausto e ativista pelos direitos humanos Elie Wiesel, agraciado com o Nobel da Paz em 1986 por sua luta para educar e criar uma memória coletiva sobre a Shoá (Holocausto).

Saiba mais: https://www.conib.org.br/sofia-debora-levy-fala-sobre-como-preservar-a-historia-e-a-memoria-do-holocausto/

20
20