RESPEITO AO IDOSO – RABINO NISSIM KATRI

Mostrar respeito ao idoso é tanto uma mitsvá como uma santificação do Nome de D’us, fazendo que todos vejam a maneira apropriada e singular com que um judeu trata o idoso.

É extremamente vexatório ver jovens sentados num ônibus lotado enquanto idosos ficam de pé. A Torá nos obriga a respeitar qualquer pessoa mais velha, mesmo quando eles não são particularmente letrados, e mesmo quando não acreditamos que eles tenham feito qualquer coisa para merecer nosso respeito.

Rabi Yochanan costumava mostrar respeito para qualquer idoso, independente de raça, credo ou cor. Ele costumava dizer: “Pense apenas quantas atribulações na vida esta pessoa passou. Se ele sobreviveu a tudo isto é porque D’us viu que ele era meritório de ser apoiado em todas estas situações. Se D’us pensa que uma pessoa tem valor, como é possível que eu pense de uma maneira diferente?” (Kidushim 33a).

Sociedades modernas valorizam a juventude porque jovens são cidadãos produtivos. A atitude da sociedade perante os idosos deixa muito a desejar. É importante que nós mostremos ao mundo a beleza dos ensinamentos da Torá. Mostrar respeito ao idoso é tanto uma mitsvá como uma santificação do Nome de D’us, fazendo que todos vejam a maneira apropriada e singular com que um judeu trata o idoso.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG.

Foi um dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20