AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Eventos dos mais interessantes você encontra aqui. Confira.


O DIA DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO IRÁ HOMENAGEAR AS SEIS MILHÕES DE VÍTIMAS JUDIAS – UM TERÇO DO NOSSO POVO – ASSASSINADAS PELO REGIME NAZISTA

Evento especial, o ato de Yom HaShoá está sendo organizado pelo Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto em conjunto com o Consulado Geral de Israel em São Paulo. A cerimônia em homenagem ao Dia em Memória dos Heróis e Mártires do Holocausto será realizada em 28 de abril, às 9h (horário de Brasília), na Rua da Graça, 160 – Bom Retiro, São Paulo – SP.

O evento contará com a participação de quatro escolas de São Paulo, sendo elas a EMEF CEU Maria Clara Machado, a Scuola Italiana Eugenio Montale, o Colégio Humboldt e o Colégio Renascença. Esta é a primeira vez que o memorial faz essa integração entre as escolas, com o intuito de combater preconceitos e o negacionismo do holocausto, reunindo jovens que não querem assistir de forma apática a discriminação e a intolerância.

O ato inédito terá uma aluna do colégio judaico Renascença, neta de um sobrevivente, que apresentará a história da família e o relato do avô no chamado Projeto de Vida. Já a escola italiana Eugenio Montale traz o tema Futuro da Memória enquanto um grupo de alunos da EMEF Maria Clara Machado irão exibir um documentário realizado por eles sobre o holocausto.

Além disso, o colégio alemão Humboldt, que ganhou um prêmio do Governo da Alemanha sobre o tema intolerância, recebeu um financiamento para a construção do Memorial da Intolerância nas dependências da instituição e também apresentará o projeto no Ato de Yom Hashoá.

A inauguração da exposição do Yad Vashem apresenta a obra Shoá – Como Foi Humanamente Possível?, que exibirá painéis com imagens e textos que explicam, de forma clara e didática, a cronologia do Holocausto (1933 a 1945), além de depoimentos que levam o visitante à reflexão sobre o assassinato em massa de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A mostra também traz o tema para os dias de hoje, a fim de educar jovens e construir uma memória coletiva universal, que transmita e compartilhe valores como tolerância, respeito, diversidade, igualdade, resistência e resiliência.

Sobre o Consulado Geral de Israel em São Paulo

O Consulado Geral de Israel em São Paulo tem como objetivo fomentar as relações entre Israel e São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.


CEJUDAIC – 21º NÚMERO DOS CADERNOS DE LÍNGUA E LITERATURA HEBRAICA – CHAMADA DE ARTIGOS

O Centro de Estudos Judaicos USP está convidando todos os pesquisadores a enviarem seus artigos para os Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, número 21 (2022).

O número 21 será uma edição temática com temas relacionados com a Língua Hebraica, em homenagem aos 120 anos da morte de Eliézer Ben Yehuda, personalidade chave na recuperação do hebraico falado após quase dois mil anos de quase silêncio (com exceção, basicamente, das orações). Também serão aceitas traduções de obras literárias e estudos linguísticos e literários, desde que em domínio público ou autorizados por escrito pelos respectivos autores/editoras. Os artigos deverão ser acompanhados de resumo em português e abstract em inglês, que não ultrapassem 250 palavras, bem como de três a cinco palavras-chave e keywords. Data limite para envio de textos: 31 de maio de 2021.

Endereço para submissões:

https://www.revistas.usp.br/cllh/login

Normas para submissões:

http://www.revistas.usp.br/cllh/about/submissions


A ESPERANÇA NA CAIXA DE CHICLETES PING PONG NO TEATRO SAFRA ATÉ 1º DE MAIO

Clarice Niskier, consagrada por “Alma Imoral”, chega a São Paulo com seu novo espetáculo

Após o sucesso de “Alma Imoral”, sucesso de público há 16 anos, Clarice Niskier estreia o novo espetáculo “A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong um almanaque pop bem-humorado, ritmado, nacionalista-universal, como afirmou o historiador Leandro Karnal, que reúne fragmentos culturais e emocionais do nosso país. O texto e a direção também são assinados por Clarice Niskier, com supervisão de direção de Amir Haddad e direção musical de Zeca Baleiro. A estreia acontece no dia 15 de abril no Teatro J. Safra.

O espetáculo comemora os 40 anos de Clarice Niskier sobre o tablado. A apaixonada pela música popular brasileira, a atriz trançou suas memórias, histórias e reflexões com 45 canções do compositor e cantor Zeca Baleiro.

Serviço

A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong

Monólogo, Quase-Cordel, Almanaque Pop, Comédia Lírica.

Texto, Direção, Interpretação: Clarice Niskier

Duração: 1h30 – a atriz sugere um debate após o espetáculo

Temporada: ATÉ 1º de maio. Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h

Recomendação: Livre

Duração: 100 min

Vendas online: https://www.eventim.com.br/artist/teatro-j-safra/a-esperanca-na-caixa-de-chicletes-ping-pong-3035754/?affiliate=JSA

Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042

Teatro J. Safra

Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP – Telefone: (11) 3611-3042


DRAMATURGAS BRASILEIRAS NO MIDRASH CENTRO CULTURAL

CICLO | LEITURAS TEATRAIS

DRAMATURGAS BRASILEIRAS

Curadoria Renata Mizrahi

27 de abril | CAMILLE EM FUGA
(Rio de Janeiro – RJ)
Gabriela Estevão

quartas | 20h | gratuito

No canal do Midrash no 


REVOADA #3, INSTALAÇÃO DE FLÁVIA JUNQUEIRA, INAUGURA GALERIA SUSPENSA – PROJETO CULTURAL DO PÁTIO HIGIENÓPOLIS

Com acesso gratuito, obras inéditas da artista plástica ocuparão o Vão Central do shopping e a entrada do Paço das Artes até 15 de maio.

Cerca de 150 balões de resina com transparência e brilho semelhante ao cristal fazem parte da instalação Revoada #3, da artista plástica e fotógrafa Flavia Junqueira, que inaugura no sábado 2 de abril, o projeto Galeria Suspensa, resultado da parceria Pátio Higienópolis e Paço das Artes – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. No shopping, a instalação ocupa o vão central, área de cerca de 250 metros quadrados, com cerca de 50 de altura, que torna a obra visível de todos os andares.

Projeto Galeria Suspensa

Instalação e Fotos de Flávia Junqueira

ATÉ 15 de maio

Gratuito

  • Instalação Revoada #3

Shopping Pátio Higienópolis, Vão Central

De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 11h.

(Av. Higienópolis, 618, São Paulo, SP)

20
20