O processo da doença e suas consequências  emocionais – Cláudia P.S. Nogueira

No processo do adoecer, o paciente passa pela fase da negação da doença, revolta, depressão, para então poder aceitá-la.

Quando uma doença orgânica se instala, ela não vem sozinha, vem sempre acompanhada do impacto emocional.

Os sentimentos e as emoções que acompanham o processo do adoecer estão relacionados às preocupações com as limitações que a própria doença impõem, a mudança de rotina e hábitos, dúvidas em relação ao prognóstico, intervenções medicamentosas, consultas, exames, internações, cirurgias e com a imagem corporal. Todas estas preocupações passam a fazer parte da nova realidade de vida do paciente imposta pela doença.

No processo do adoecer, o paciente passa pela fase da negação da doença, revolta, depressão, para então poder aceitá-la. Não existe uma ordem cronológica destas fases, mas elas acontecem e desencadeiam a diminuição da autoestima, perda de iniciativa, sentimentos de insegurança, inferioridade, incapacidade, vitimização e também contribuem para o desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, stress e fobias, prejudicando sua qualidade de vida.

Assim que esse desequilíbrio se instala, este paciente terá seu sistema imunológico afetado agravando ainda mais sua doença e aumentando as chances para o surgimento de outras, sendo necessário que haja a intervenção psicológica para o diagnóstico e tratamento adequados.

Cláudia P.S. Nogueira

******************************************************************

Psicóloga com Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria – IPq-HCFMUSP e Transtornos Alimentares – AMBULIM-Instituto de Psiquiatria-IPq-HCFMUSP.

Faz parte do núcleo de Psicologia e Psiquiatria do SPA Sorocaba. – CRP 06/32758.

SPA SOROCABA

O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, reeducação alimentar, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade.

Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, clínico geral e cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estada aos visitantes.

Spa Sorocaba – Rod. Raposo Tavares km 104,5 Sorocaba SP 18052-775

0800558878 / 08007018878 15-21026700 www.spasorocaba.com.br

20
20