O direito de estar errado – Rabino Nissim Katri

Abertura para escutar conselhos, para reconsiderar e para alterar nossas opiniões para corrigir caminhos, é sinal de força e não de fraqueza. Honra significa ser honesto e não estar certo o tempo todo.

Algumas pessoas esquecem que têm o direito de estarem erradas. Elas veem estar erradas como um sinal de fraqueza. Elas grosseiramente entendem mal o conceito verdadeiro do que é a força.

No mundo físico, muitas substâncias que são muito rígidas, são também muito frágeis. Vidro, por exemplo, é duro, mas se estilhaça em vários fragmentos e metais que lhes faltam elasticidade são capazes de quebrar sob pressão.

Rigidez nas pessoas frequentemente denota ignorância. Se alguém faz algo sem compreender o porquê, ele será levado a ficar na defensiva quando for desafiado. A razão é óbvia: se eles mesmos não entendem a lógica de suas ações, é claro que eles não sabem se há algum lugar para compromisso. Já que eles reagem apenas duma maneira de ou tudo ou nada, eles sentem que qualquer questionamento de seus princípios ou práticas são uma ameaça ou pior, um ataque hostil. Sempre reagindo na defensiva.

Abertura para escutar conselhos, para reconsiderar e para alterar nossas opiniões para corrigir caminhos, é sinal de força e não de fraqueza. Honra significa ser honesto e não estar certo o tempo todo. A Ética dos pais diz: ”Você não deve dizer: aceitem minha opinião, porque os outros podem estar certos e não você”.


RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20