Agenda GC – o que há de melhor
Missão da Câmara Brasil – Israel para levar empresários a Israel, a campanha de alimentos do Ten Yad, o Encontro de Céu e Terra, exposição das artistas Ana Tamanini e Vitória Basaia e o espetáculo Senhora X, Senhorita Y.
Missão da Câmara Brasil – Israel levará empresários a Israel buscando a geração de negócios entre os dois países
Para fazer um mergulho no ecossistema de Israel, um jovem país de apenas 9 milhões de habitantes, mas que é líder mundial em inovação, a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria (BRIL Chamber) realiza de 26 a 30 de março, a terceira edição da missão “Imersão em Inovação e Tecnologia – Israel 2023, que levará ao país das startups, um grupo de CEOS, presidentes de Conselho e empresários .
O grupo ficará sediado em Tel Aviv e participará mais de 25 encontros neste período. Fazem parte da programação, visitas a startups, fundos de venture capital e de impacto social, centros de P & D e Universidades, além de reuniões com fundadores e CEOs das empresas e fundos e passeios aos principais pontos turísticos.
“Foi um enorme aprendizado ver in loco tantos novos negócios e conceitos transformadores em tantas áreas de negócios. Foi uma viagem para abrir a cabeça e com um grupo de participantes excepcional”, declarou Flavia B. de Almeida da Península Participações S. A, que participou da Missão em 2019.
Renato Ochman || Crédito: Divulgação
“Estamos levando um grupo de empresários brasileiros para conhecer Israel, que possui um dos ecossistemas empreendedores mais maduros do mundo. A intensa programação vai reunir importantes players da iniciativa privada, buscando a geração de negócios entre os dois países” , declarou o presidente da BRIL Chamber, Renato Ochman.
Para mais informações entrar em contato pelo email: missao.empresarial@brilchamber.org.br
Campanha de Alimentos do Ten Yad
Encontro de Céu e Terra, exposição das artistas Ana Tamanini e Vitória Basaia
Senhora X, Senhorita Y parafraseia clássico de August Strindberg para refletir sobre a condição da mulher e os estereótipos de gênero
Montagem subverte a peça ‘A Mais Forte’ com um humor ácido, debochado e ingênuo, uma marca do coletivo Damas Produções; a dramaturgia dá voz a uma personagem que não tem falas no texto original, e coloca em cena o corpo lésbico
“Senhora X, Senhorita Y” questiona o papel domesticado das mulheres. Foto: Maria Fanchin
De que maneira um texto escrito por um sueco no século 19 pode se relacionar aos dias de hoje? Com isso em mente, o coletivo Damas Produções criou o espetáculo Senhora X, Senhorita Y, uma paráfrase do clássico de August Strindberg (1849-1912) “A Mais Forte”, publicado em 1889.
A peça faz uma circulação gratuita pelos teatros municipais Décio de Almeida Prado (CCD), Zanoni Ferrite, Arthur Azevedo, Flávio Império e Cacilda Becker, além da Oficina Cultural Oswald de Andrade, até 30 de abril de 2023. O grupo também oferece debates sobre os temas abordados pela peça e uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo (confira a programação completa abaixo). Esta circulação tem prevista 24 apresentações do espetáculo, atividades formativas e, como encerramento, a exibição da versão audiovisual do espetáculo no dia 4 de maio, quinta, às 19h30. As ações – todas com entrada franca – foram contempladas pela 15ª Edição do Prêmio Zé Renato – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Na trama original, duas mulheres “competem” pelo mesmo homem. Em uma casa de chá, às vésperas do Natal, a esposa encontra a suposta amante do marido em uma mesa e trata de verbalizar todo o seu descontentamento. A outra não pode se expressar. “Para Strindberg, a personagem casada é a mais forte, pois, mesmo traída, ela conseguiu superar isso e sustentar o lar”, conta Camila Couto, performer sonora do espetáculo.
Descontentes com essa construção teatral, a companhia Damas Produções expandiu o texto, questionando os papéis historicamente assumidos pelas mulheres na sociedade contemporânea. Assim, em Senhora X, Senhorita Y, a personagem calada ganha voz.
A oficina é dedicada a artistas, atrizes e atores, artistas da dança e da performance, não-artistas, estudantes e pessoas interessadas em geral. São 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. É possível se inscrever neste link aqui.
Serviço
Espetáculo
Senhora X, Senhorita Y
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE – TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO (CCD)
Até 12 de março de 2023, de quinta a sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h
Endereço: R. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após a apresentação do dia 12 de março, está programado um bate-papo
TEATRO ZANONI FERRITE
23, 24, 25 e 28 de março, de quinta a sábado, às 20h, e, na terça, às 20h
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo*
Após a apresentação do dia 24 de março, está programado um bate-papo
TEATRO ARTHUR AZEVEDO (SALA MULTIUSO)
6 a 9 de abril, de quinta a sábado, às 20h, e, no domingo, às 18h
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após a apresentação do dia 9 de abril, está programado um bate-papo
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
11 a 14 de abril, de terça a sexta, às 20h
Endereço: R. Três Rios, 363 – Bom Retiro
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após a apresentação do dia 14 de abril, está programado um bate-papo
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
20 a 23 de abril, de quinta e sexta, às 21h, no sábado, às 20h, e, no domingo às 19h
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após a apresentação do dia 23 de abril, está programado um bate-papo
TEATRO CACILDA BECKER
27 a 30 de abril, de quinta a sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h
Endereço: R. Tito, 295 – Lapa
Ingresso: gratuito – retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Após a apresentação do dia 30 de abril, está programado um bate-papo
Exibição da versão audiovisual
* CINECLUBE SENHORA X, SENHORITA Y
4 de maio, quinta, às 19h30
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Exibição da adaptação audiovisual + bate-papo + transmissão no YouTube da Damas