Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Fernando Rosenthal, Mariza de Aizenstein, Sami Sztokfisz, Liana Gottlieb, Ita Kleiman, Luiza de Sousa, Maria Rosa Silva, Clara Krasilcic, Mirla Goldstein Szyfer, Betty Zaclis Lebenstein, Heloisa Gorenstein, Sarah Yedid Fischer Camargo, Elca Rubinstein, Ruth Hassan, Eliana Grinbaum, Semion Gamburg, Sonia Schechtman Sette, Jáder Tachlitsky, Rosana Rosenbaum, Claudio Lottenberg, Daniel Bialski, Prefeito de SP Ricardo Nunes e Felício Ramuth, o cônsul de Israel, Rafael Erdreich, Gaby Milevsky, Joshua Strull, Miriam Vasserman, Sérgio de Azevedo Redó, Rav Sany, Eli Correa, Edir Sales, Gustavo Binenbojm, Abraham Goldstein, Edgar Lagus, Claudio Silberberg, Maria Luiza Tucci Carneiro, Suzana Chwarts, Emmanuel Kahan e Paulo Kogos, dentre outros.


Mais dois anos à frente da A Hebraica de São Paulo

Conforme reunião do Conselho da Hebraica de São Paulo realizada no final de abril, Fernando Rosenthal (foto), o atual Presidente da Diretoria Executiva, foi ratificado no cargo, merecidamente, diga-se, para dar continuidade por mais dois anos ao belíssimo trabalho que vem fazendo.

Segue com ele sua atual diretoria, com exceção da VP de Relacionamento Mariza de Aizenstein, que será substituída por Sami Sztokfisz, cujo talento para as lides comunitárias dispensa maiores apresentações.

……………….

……………….


Liana Gottlieb comemora aniversário

O restaurante Abruzzi, no Pacaembu, em São Paulo, foi o local escolhido para que Liana Gottlieb comemorasse aniversário com um grupo de amigas, dentre as quais Ita Kleiman, Luiza de Sousa, Maria Rosa Silva, Clara Krasilcic, Mirla Goldstein Szyfer, Betty Zaclis Lebenstein, Heloisa Gorenstein, Sarah Yedid Fischer Camargo, Elca Rubinstein, Ruth Hassan e Eliana Grinbaum,


Adido de Defesa da Embaixada israelense visita a sinagoga Kahal Zur Israel

Foto: FIPE

O adido de Defesa da Embaixada israelense no Brasil, Semion Gamburg, visitou no último dia 4 a Sinagoga Kahal Zur Israel. Ele esteve acompanhado do policial Rodoviário Federal, Duarte Raab Pires. Ambos foram recepcionados pela presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Schechtman Sette, pelo coordenador de comunicação da FIPE, Jáder Tachlitsky e pela gestora da Sinagoga, Rosana Rosenbaum. Semion esteve em rápida passagem por Recife, mas fez questão de conhecer a “Primeira Sinagoga das Américas”.


Presidente e vice da CONIB são homenageados em evento na Câmara de SP pelos 75 anos de Israel

O presidente e o vice-presidente da CONIB, Claudio Lottenberg e Daniel Bialski respectivamente, foram homenageados nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Rav Sany em evento na Câmara Municipal de São Paulo em comemoração pelos 75 anos do Estado de Israel e os 90 anos da Associação Paulista de Imprensa.

Bialski representou Claudio Lottenberg no evento, que reuniu o prefeito e o vice-governador de São Paulo, Ricardo Nunes e Felício Ramuth; o cônsul de Israel, Rafael Erdreich; o sobrevivente do Holocausto Joshua Strull; o secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra, e o chefe de Gabinete de Relações Internacionais, Rodrigo Massi Silva; a vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Miriam Vasserman; o presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó; o presidente do Instituto Rav Sany e diretor do Centro Judaico para Jovens Olami Faria Lima, Rav Sany, Gaby Milevsky e os vereadores Eli Correa e Edir Sales.

Fotos: Ed Pratts


“O Rabino do Mundo: A Sabedoria Judaica Compartilhada” – novo livro de Gustavo Binenbojm será lançado dia 1º de junho em São Paulo

O advogado Gustavo Binenbojm, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), lançou no Rio de Janeiro no último dia 17/05, o seu livro “O Rabino do Mundo: A Sabedoria Judaica Compartilhada”, publicado pelo selo História Real da editora Intrínseca.

A obra tem lançamento marcado em São Paulo no dia 1/06, às 18h, no Museu Judaico.

O livro trata da história do povo judeu e do legado do filósofo e teólogo Jonathan Sacks, que foi rabino-chefe do Reino Unido e, até sua morte em 2020, membro da Câmara dos Lordes.

Binenbojm entrelaça os valores humanistas da obra de Sacks com reflexões filosóficas, preceitos religiosos e experiências pessoais de autores como Friedrich Nietzsche e Primo Levi.


B´nai B´rith esteve presente no lançamento do livro “Os Diabos de Ourém”, da professora da USP e coordenadora do ArqShoá, Maria Luiza Tucci Carneiro

O presidente, vice-presidente e diretor da B´nai B´rith, respectivamente, Abraham Goldstein, Edgar Lagus e Claudio Silberberg estiveram hoje no lançamento do livro “Os Diabos de Ourém”, da professora da USP e coordenadora do ArqShoá, Maria Luiza Tucci Carneiro, ocorrido na Livraria da Vila da alameda Lorena, nos Jardins, em São Paulo.

O romance histórico, publicado pela Ateliê Editorial, explora os efeitos moralizantes das superstições e é baseado em fatos ocorridos no século 19.

Ele aborda a possessão do homem pelo diabo que, por uma tradição moralizadora da civilização ocidental, nos remete à prática do exorcismo como profilaxia espiritual e à organização da morte.

O diabo está entre os personagens principais deste romance – ora invisível, ora manifesto – mas sempre presente como expressão de uma mentalidade supersticiosa modelada por valores cristãos e pela tradição popular, ambos seculares.


Workshop Judaísmo Latino-Americano, com Prof. Dr. Emmanuel Kahan

Profa. Dra. Suzana Chwarts (Diretora do CEJ-USP) e Prof. Dr. Emmanuel Kahan (UNLP).

Entre os dias 25 e 27 de abril, o CEJ-USP recebeu o pesquisador argentino Prof. Dr. Emmanuel Kahan, da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) que ministrou a conferência aberta à sociedade ”A atuação paradoxal da comunidade judaica durante a ditadura argentina” e conduziu duas oficinas acadêmicas dirigidas aos alunos de pós-graduação sobre estudos do Holocausto e judaísmo latino-americano contemporâneo.

Assista às palestras em nosso canal de Youtube:
https://www.youtube.com/@CentrodeEstudosJudaicosdaUSP


Paulo Kogos, lança seu primeiro livro “O Mínimo sobre Anarcocapitalismo”.

Economista, empresário, estudante de filosofia, youtuber, influenciador digital e escritor, Paulo Kogos lançou em São Paulo o livro “O Mínimo sobre Anarcocapitalismo”.

O livro possui 201 interessantes páginas e faz parte da série da editora CEDET – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO.

Com esta sua obra, Paulo pretende informar o leitor sobre as filosofias por trás das ideias e princípios do “Ancapistão”, e esclarece o mínimo que é preciso fazer para manter-se o mais à direita possível no espectro político.