COMO SUPERAR A ANSIEDADE DURANTE ESTE PERÍODO DESAFIADOR – Por Sarah Pachter

Arte de Sefira Lightstone

Com a guerra em Israel e o peso que os judeus estão enfrentando em todo o mundo, sair da cama todas as manhãs e sorrir pode parecer impossível. Nas últimas semanas, tenho coletado ferramentas espirituais, bem como dicas de terapeutas de renome mundial, para ajudar a controlar a ansiedade durante este período tão sensível. Essas ferramentas foram úteis para mim e espero que possam ajudar você também.

1. A Prece Ajuda

Acreditamos que D’us ouve nossas orações e nossos pedidos. D’us – e somente D’us – está no comando do nosso mundo, e nossas preces ajudam a criar mudanças reais. Reserve um tempo todos os dias para abrir seu coração a Ele. Entregue a D’us seus fardos e permita-se o espaço e a paz para continuar durante todo o dia. Do ponto de vista psicológico, o ato de rezar aumenta a serotonina, o neurotransmissor da “felicidade”. Também pode reduzir as taxas de depressão e ansiedade.1

Rezar nos afasta da fuga ou da luta e nos permite pensar racionalmente. Paul Hokemeyer, terapeuta matrimonial, familiar e de vícios, explica: “Quando nos sentamos e rezamos ou meditamos, somos capazes de nos afastar desse modo de sobrevivência estressado para um estado intencional e, por fim , envolve nosso córtex pré-frontal, a parte do cérebro que governa nosso funcionamento executivo e nos permite tomar decisões inteligentes e conscientes.” Como povo judeu, acreditamos que existe um plano pré-determinado. Sem D’us e sem crença em Seu plano, a pessoa sempre lutará por uma sensação de controle.

Ironicamente, desistir (da ilusão de) controle para D’ us nos proporciona uma sensação de controle em nossa vida. 2 A Dra. Lizzy Weisenger explica que uma maneira de entregar as coisas a D’us é através da prece intencional. Parte dessa prática é eliminar a necessidade de controle constante do seu “pacote”. Você pode dizer: “Ei, D’us, você lida com isso”. Ou: “Ei, D’us, não entendo o que está acontecendo, mas sei que o Senhor tem um grande plano”.

2. Controle o Que Está ao Seu Alcance

Muito do nosso medo e ansiedade decorre da sensação de falta de controle. E embora não possamos controlar as questões globais, podemos controlar as nossas atitudes e reações.

  • Manifeste-se e condene restaurantes, escolas e estabelecimentos que apoiam o Hamas. Conheça os seus fatos e esteja pronto para defendê-los diante daqueles que escolhem o ódio.
  •  Escolha uma mitsvá para cumprir e dedique-a à segurança de um soldado israelense.
  • Escreva uma carta de encorajamento a um soldado israelense ou a um membro da família de um soldado israelense.
  • Doe para Israel e causas notáveis. Qualquer valor ajuda.

Um pouco de luz expulsa muita escuridão; um pequeno passo numa direção positiva pode ser essa luz.

3. Mostre Gratidão Regularmente

Linda Stone, visionária da tecnologia e executiva da Microsoft e da Apple, estava fazendo uma apresentação para executivos de alto nível. Durante sua palestra, ela exibiu um dispositivo experimental que media a variação da frequência cardíaca. Ficava vermelho quando a pessoa estava passando por altos níveis de estresse e em verde quando ela se acalmava.

Um pouco de luz expulsa muita escuridão; um pequeno passo numa direção positiva pode ser essa luz.

Ela começou sua palestra e tentou mostrar que suas técnicas de respiração poderiam diminuir o estresse, usando o aparelho como prova. Deveria ter sido uma demonstração simples, mas enquanto ela fazia um exercício respiratório após o outro, o aparelho permanecia teimosamente no vermelho enquanto ela estava no palco. Ela então parou, olhou ao redor da plateia e reservou um momento para expressar seu agradecimento àqueles que a ajudaram.

Enquanto ela agradecia, o público gritou: “Está piscando no verde!”

Expressar gratidão mudou as respostas do seu corpo mais profundamente do que qualquer técnica de respiração teria sido capaz. 3 A prática judaica está repleta de oportunidades de gratidão. Ao acordar pela manhã, as primeiras palavras que pronunciamos são: “Modê Ani”, “Eu agradeço”. Temos centenas de bênçãos à nossa disposição com as quais agradecemos a D’us, e até o nome do povo judeu deriva de Hodaya, a palavra hebraica para gratidão.

Fazer um balanço regular da infinidade de bênçãos em nossas vidas é uma ferramenta fácil e importante para um pensamento saudável. Manter um diário de gratidão ou anotar coisas pelas quais devemos agradecer a cada dia é uma ótima maneira de manter o panorama geral em foco. Não importa quão desafiadora seja a situação, sempre podemos encontrar algo pelo que agradecer, elevando assim o nosso ânimo e o ânimo daqueles ao nosso redor.

4. Agradeça a D’us pelo Mal

Quando agradecemos a D’us pelo mal, nos recolhemos em nossa humildade e admitimos que D’us tem um plano mestre, do qual talvez não tenhamos conhecimento. Embora contra-intuitivo, considero esta ferramenta extremamente eficaz.

Estávamos em Israel quando a guerra estourou. Minha família correu para o abrigo antiaéreo várias vezes em poucas horas. Tentamos distrair e divertir as crianças (de 2 a 16 anos) jogando cartas e trazendo lanches, mas foi difícil disfarçar nosso medo. Depois de correr seis vezes para o abrigo antiaéreo, comecei a sussurrar baixinho graças a D’us. Eu disse: “D’us, eu sei que Tu és o Mestre do universo e sabes o que é melhor, por isso estou Te agradecendo mesmo não entendendo”. O simples fato de dizer essas palavras me confortou e consegui mostrar uma expressão positiva para meus filhos pequenos.

Quando colocamos isso em prática, outra mudança ocorre: começamos a ver mais coisas boas em nossas experiências diárias.

5. Conheça a Sua História (Familiar)

A nação judaica é resiliente. Nossos antepassados enfrentaram atrocidades insondáveis e, ainda assim, tiveram a coragem e a força para reconstruir.

Pesquisadores 4 da Emory University descobriram que as crianças que conheciam mais sobre sua história familiar apresentavam maior bem-estar emocional. Elas se sentiam melhor em relação à sua identidade e, quanto mais ouviam que sua família passou por dificuldades e prosperou, mais bem ajustados eles estavam.

A autonomia vem do sentimento de que você é importante, tem um propósito e um lugar e, sem você, sua família sentiria sua falta. Fazemos isto a nível nacional na maioria das festas judaicas, e sempre falamos sobre a nossa extensa família judaica, desde o Monte Sinai. A maior parte de nossa história resume-se a isto: como nação, passamos por momentos difíceis e, repetidamente, superamos as nossas lutas.

Ao ouvir isso, você percebe que é necessário. Você é uma peça vital do quebra-cabeça que remonta a milhares de anos.

6. Encontre uma Maneira de Doar

As notícias ultimamente estão repletas de histórias que podem paralisar você emocionalmente. Mas também existem centenas de belas histórias de organizações e indivíduos que apoiam o povo judeu e Israel.

Concentrar-se nessas histórias pode trazer luz e esperança. Por exemplo, o Restaurante Novellus em St. Charles, Missouri, transformou a sua cozinha em casher por um dia e doou todos os lucros obtidos naquele dia diretamente para Israel.

Em outros lugares, cidadãos e adolescentes reuniram quantidades impressionantes de mantimentos para os soldados em Israel. Nós também podemos combater as trevas encontrando alguém ou alguma organização para doar. Seja com ajuda financeira, voluntariado ou até mesmo compartilhando potenciais oportunidades.

Weisinger explica que quando estamos ansiosos, ficamos presos em nossas próprias mentes, o que parece muito isolador. Quando saímos de nós mesmos e realizamos algo para os outros, nos sentimos realizados e produtivos. Quando nos encontrarmos afogados nas atuais ondas de caos e estresse, canalizemos essa ansiedade para algo positivo e, com a ajuda de D’us, Israel e o povo judeu colherão essas recompensas.

NOTAS

1.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20391859/

2.

https://www.medicalnewstoday.com

3.

Kaplan, Janice; Diários de Gratidão

4.

Dr. Robyn Fivush e Dr. Marshall Duke, em seu estudo: “Do You Know” (“Você Sabe”).

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/6165257/jewish/Como-Superar-a-Ansiedade-Durante-Este-Perodo-Desafiador.htm

Sarah Pachter

Sarah Pachter é palestrante e autora internacional. Ela apareceu em podcasts, rádio e é colunista regular cujo trabalho foi traduzido para vários idiomas. Ela é autora de Is it Ever Enough? publicado pela Feldheim, e Small Choices Big Changes publicado pela Targum Press. Atualmente ela reside em Los Angeles com o marido e os filhos.