MOSTRA DE TEATRO ÍDICHE NO MIS

Mostra no MIS reúne memórias do Teatro Ídiche no Brasil

Exposição acontece de 17 de julho a 15 de setembro e traz cartazes do artista Lasar Segall, entre outros.

182_fique_1.1 

Acontece de 17 de julho a 15 de setembro a exposição “Estrelas errantes: Memória do Teatro Ídiche no Brasil”, no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo.

Com curadoria do historiador Nachman Falbel e da professora e pesquisadora Anat Falbel, a mostra é resultado de uma longa pesquisa sobre a cultura ídiche no país e reúne cartazes e fotografias originais, nunca antes apresentados ao público.

A exposição traz aos visitantes uma ampla visão do teatro profissional e amador das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo no século 20. Entre outros elementos iconográficos da mostra destacam-se os cenários e figurinos do artista Lasar Segall e a peça “A Sorte Grande”, escrita por Sholem Aleichem em 1916 e dirigida por Zygmunt Turkow, que também atuava junto ao grupo de teatro “Os Comediantes”, no Rio de Janeiro.

 


 

Sobre o Teatro Ídiche

182_fique_1.2

Trazido para as Américas pelos imigrantes da Europa Oriental, essa cultura sedimentada durante séculos do teatro iídiche foi dizimada em seus países de origem durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, pelo regime stalinista. Depois, sofreu em todo o mundo o acelerado processo de aculturação que tomou conta das comunidades judias.

O moderno teatro ídiche, como o conhecemos, surgiu no século 19 e teve um de seus melhores momentos com Abraham Goldfaden (1840-1908), que encenou suas peças na Romênia a partir de 1876. Inicialmente, o teatro apresentou-se como expressão artística de entretenimento das camadas populares, mas aos poucos passou a atrair a intelectualidade judaica, elevando seu nível literário e dramatúrgico.

Graças a escritores talentosos da época, o teatro ídiche acabou sendo importante meio de reflexão sobre questões sociais, políticas e culturais do mundo judaico, daí o surgimento de um grande número de companhias, que deram notável contribuição à arte da representação teatral.

A presença do teatro ídiche no Brasil pode ser notada nos círculos de teatro amador no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em mais algumas capitais brasileiras. Atores e diretores europeus foram chamados para atuar em instituições culturais locais trazendo seu conhecimento e experiência. Assim como a literatura e a imprensa, o teatro ídiche teve seu momento áureo como parte da cultura do imigrante.

Os grupos teatrais que passaram pelo país, assim como os grupos ou círculos dramáticos locais, deixaram às gerações posteriores um importante lastro cultural. As gerações que os sucederam devem se preocupar em mantê-los.

Estrelas errantes: Memória do Teatro Ídiche no Brasil

MIS – Av. Europa 158.

Terça a sexta-feira, das 12h às 21h.

Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h

Preço: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia)

Gratuito para menores de 5 anos.

Livre.

20
20