AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR…

Como a 51ª Convenção Nacional da Conib, as inscrições para o programa “A Window to the Future” do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, o convite da Sociedade Antroposófica no Brasil, o ciclo de exposições e palestras do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, o encontro online da Tykhe – Associação de Psicanálise com o psicanalista Mauro Mendes Dias e a Colônia de Férias Gan Israel.


FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A 51ª CONVENÇÃO NACIONAL DA CONIB

A programação, inteiramente virtual, poderá ser acompanhada pelo público mediante inscrição prévia. Faça aqui a sua inscrição.


INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS OFERECE PROGRAMA VIRTUAL GRATUITO PARA ALUNOS DE TODO O MUNDO APAIXONADOS POR CIÊNCIAS

O Instituto Weizmann de Ciências de Israel, considerado uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo, está com inscrições abertas para o programa “A Window to the Future”(Uma Janela para o Futuro)

Com foco nos jovens de 14 a 18 anos apaixonados pela ciência, o programa é gratuito para alunos do ensino médio, sendo possível a inscrição como parte de um grupo escolar ou ainda como estudante de forma autônoma.

O curso virtual contará com cinco sessões online, aos domingos, a partir de 22 de novembro, sempre às 10h (AM Brasil). Nele, os alunos terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos e obter uma visão sobre a vanguarda da pesquisa científica em vários campos, com direito a grupos de discussão, perguntas e respostas relacionadas à pesquisa científica, bem como à trajetória pessoal e a experiência dos cientistas do Weizmann.

Os alunos que se inscreverem receberão antecipadamente por email vídeos do YouTube, artigos científicos apresentações tutoriais ou outros materiais relevantes.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio. O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade, para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.

Para mais informações e inscrições:

https://davidson.weizmann.ac.il/en/programs/window-future

Siga os Amigos do Weizmann em:

Site: www.amigosdoweizmann.org.br

Facebook: Amigos do Weizmann – Brasil

Instagram: weizmann_brasil

Twitter:@doweizmann


SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA NO BRASIL – CONVITE

A todos que valorizam o Humano,

O mundo está em convulsão. O Brasil também. A pandemia que vivenciamos nos desafia a olhar a situação com atitudes firmes e transformadoras. As demandas sociais exigem de nós cada vez mais coragem para encontrarmos caminhos de ação abrangente.

Abraçando este desafio, a Sociedade Antroposófica lança a iniciativa: Juntos.comCoragem. Queremos criar um movimento com engajamento de vários grupos no Brasil, para enfrentar com mais confiança e vontade o ano 2021.

Como preparação para esse esforço, propomos um encontro ainda este ano – no dia 27/11, às 19h – para criar um cálice artístico que reúna forças micaélicas. Esse encontro será simultâneo, presencial e distribuído em todo o Brasil. Assista ao vídeo convite aqui.

Àqueles que desejarem participar, pedimos que enviem uma mensagem para contato@sab.org.br ou WhatsApp (11) 5523-0537 indicando no assunto “quero participar do Juntos.comCoragem”


CICLO DE EXPOSIÇÕES E PALESTRAS – MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA E DO HOLOCAUSTO


TYKHE REALIZA ENCONTRO COM MAURO MENDES DIAS SOBRE SEU RECENTE LIVRO O DISCURSO DA ESTUPIDEZ

A Tykhe – Associação de Psicanálise promove, no dia 14 de novembro (sábado, às 10h), encontro online com o psicanalista Mauro Mendes Dias, autor do livro O Discurso da Estupidez, lançado recentemente pela Editora Iluminuras.

O evento – que acontece pela plataforma Zoom, tendo Marta Marciano na coordenação de mesa – é grátis e aberto a qualquer pessoa interessada. A inscrição deve ser feita pelo e-mail tykhepsicanalise@gmail.com, informando nome completo e telefone.

O livro O Discurso da Estupidez surgiu como efeito do trabalho de pesquisa que o autor vem realizando, há alguns anos, sobre a voz na psicanálise, levado adiante no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanalise, do qual é diretor. A pesquisa o levou a autores que falam sobre a estupidez, na qual ele reconhece uma nova modalidade de fascismo que se vale de meios antipolíticos para atingir propósitos, tendo o ódio como principal agente de destruição.

A publicação, como extensão do trabalho sobre a voz, desenvolvido pelo psicanalista, avança sobre o que Mauro Mendes Dias nomeou como ‘vociferação’, em um sentido diferente do vocábulo em nossa língua, que designa gritaria, falar colericamente, aos brados. “Forjei esse conceito com o objetivo de mostrar como cada um de nós pode se tornar cativo de discursos, os quais introduzem como efeito a retirada de cena da voz própria”.

Sobre Mauro Mendes Dias – É psicanalista, diretor do Instituto Vox de pesquisa em Psicanálise, SP, onde coordena a Oficina da Voz, atividade aberta ao público e gratuita, e um grupo de pesquisa sobre mulheres, para membros e convidados. Realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus, tendo publicado alguns textos sobre essa experiência, em coletâneas e na Biblioteca do Instituto Vox. Divide com o psicanalista Luiz Eduardo de Vasconcelos, membro do Vox, a coordenação de uma atividade sobre Psicanálise e política, voltada neste ano para o tema: O que querem as identidades? Publicou por essa mesma editora, Por Causa do Pior, em parceria com Dominique Fingermann, e Os Ódios, Clínica e Política do Psicanalista. Tem publicado livros, entre eles A Voz na Experiência Psicanalítica (editora Zagodoni), e artigos em Psicanálise, assim como realizado seminários em diferentes instituições.

Debate: Encontro com Mauro Mendes Dias

Tema: O Discurso da Estupidez

Data: 14 de novembro. Sábado, às 10h

Inscrições grátis: tykhepsicanalise@gmail.com (enviar nome completo e telefone)


COLÔNIA DE FÉRIAS GAN ISRAEL

20
20